Seguimento - Incêndios 2018



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Sou da mesma opinião! Gostaria de ver uma explicação/justificação técnica para o sucedido. Já se sabia que o vento iria mudar para Norte. Eu para mim pensei...estando os flancos controlados o fogo iria estinguir-se a ele próprio. Para mim só vejo uma explicação...uma tal desordem florestal naquela zona e sem acessos. Não conheço bem a zona Norte mas na zona Oeste a caminho de Aljezur é uma mar de eucaliptos, literalmente o deserto verde!

http://www.cmjornal.pt/portugal/det...ado-dos-incendios-de-monchique-falhou-em-2012

Será, que vai ser desta que o homem desaparece de vez da Protecção Civil. Nem sei, como um engenheiro informático, chega a comandante nacional/distrital da Protecção Civil. Mas, neste país, tudo é possível. :intrigante:

Essa questão é a coisa mais fácil do mundo, de responder, olha para os erros de 2012 em Tavira e olha para Monchique. Se, a Patrícia tivesse ficado logo no 1º/2º dia de incêndio garanto-te que o incêndio não chegava a essas proporções, desde que a Patrícia entrou no comando as coisas melhoraram, certo que ontem tiveram muito complicadas, já durante a noite conseguiram "controlar" o incêndio e isso é de louvar, para quem é bombeiro foi uma lufada de ar fresco para o combate..

Nem vou falar do 1º ministro, podem alguns membros ficarem chocados, porque vir para a televisão dizer o que disse. Enfim...
 

weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria


Pedro, mas essa fotografia também tem um grande simbolismo irónico, tiraram à árvore o escudo que ela desenvolveu geneticamente ao longo de milhões de ano para se proteger dos fogos que fazem parte da nossa geografia e clima e nós homens é que os combatemos acumulando depois combustivel que alimenta os mega incêndios.
Como tem dito o @AJB enquanto não gerirmos o combustivel usando o fogo como aliado bem podem esperar décadas que nada mudará, com ou sem eucaliptos.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
O mesmo se aplicava a Monchique, e quando o Sr.António Costa proferiu aquele comentário menos feliz em Junho , lá por casa comentou.se! Que os deuses estejam contigo, ou melhor! A meteorologia, e teve! Até ao passado dia 1! No meio disto tudo quero enaltecer todo o esforço do DECIR2018 , porque com a condições extremas que tivémos na semana passada, apenas Monchique ter tomado proporções tão grandes! Agora é um facto que algo correu mal no Algarve @criz0r , ele é os bombeiros parados durante horas! Agora uma associação de voluntários que dizem a ANPC não deixou ajudarem animais, a Policia Marítima que diz que não foi informada que os canadair iam abaster na praia da Rocha , enfim! Seria bom para todos nós que todas estas situações fossem esclarecidas, é normal e legítimo que as pessoas ainda não confiarem a 100% na ANPC depois de tudo o que se passou o ano passado!

Já muito se disse e não disse do que realmente se passou ou está a passar no TO. Como referi, a comunicação social, nomeadamente CMTV'S, TVI's e tretas desse género aproveitam estes descalabros para injectarem a sua dose de veneno nas populações. Correu mal no Algarve, em Pedrógão, no Mação etc simplesmente porque a Floresta e o Interior foram esquecidos durante mais de 30 anos, os Comandos/Estratégias das entidades oficiais recolocados em cada executivo e as pessoas que teimam em ser negligentes e não respeitam as indicações das autoridades. Há coisas que deviam vir a público mas que por alguma razão teimam em omitir.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
Cerca de 50 casas destruídas (totalmente ou parcialmente) pelo fogo em Monchique. Número de casas de 1ª habitação totalmente destruídas deverá ser inferior a 25. Diz o presidente da Câmara. Pobre gente...