Seguimento - Incêndios 2018

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Fiz à pouco a viagem Lisboa-Fátima, e a partir de Santarém está uma camada de fumo proveniente de queimadas que é impressionante... :facepalm:

Passei esta tarde por um terreno, de encosta, que confrontava com uma estrada de alcatrão, e reparei que estava o triangulo, a sinalizar na berma da estrada, ao aproximar-me de mais perto, vejo 2 homens, e um terreno com uns bons m2 todo queimado.
Parece-me que as pessoas deviam de ser mais civiladas e cuidadosas, mas se isto continuar assim, sem chover, e agora que estamos em plena época das podas das oliveiras, com a consequente queima dos restos das lenhas, esperemo que não haja problemas de maior.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Penso que não estão proibidas as queimadas neste período, não se tratarão de práticas ilegais (e provavelmente até poderão ser benéficas).

Sim eu sei que não estão proibidas, e sei que até podem ser benéficas, como dizes, pois reduzem a carga de biomassa, mas por vezes é preciso cuidado, ainda para mais quando se localiza junto a uma via pública. Eu falo por mim, decidi abolir de vez as queimadas, pois fazia muitas queimadas principalmente de lenha, das podas das oliveiras, e agora simplesmente trituro tudo, e ainda me dá menos trabalho do que se tivesse a queimar no local.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Nuno_Gomes

Cirrus
Registo
18 Set 2017
Mensagens
53
Local
Braga
Sim eu sei que não estão proibidas, e sei que até podem ser benéficas, como dizes, pois reduzem a carga de biomassa, mas por vezes é preciso cuidado, ainda para mais quando se localiza junto a uma via pública. Eu falo por mim, decidi abolir de vez as queimadas, pois fazia muitas queimadas principalmente de lenha, das podas das oliveiras, e agora simplesmente trituro tudo, e ainda me dá menos trabalho do que se tivesse a queimar no local.

As queimadas não estão proibidas, no entanto carecem de licenciamento e tem de estar presente um técnico credenciado em fogo controlado ou na sua ausência equipa de bombeiros/sapadores florestais.
Não confundir queimadas com queimas, a queimada é o uso do fogo em restolho, pastagem entre outros resíduos florestais ou resíduos provenientes da actividade agrícola, sem os mesmos se encontrarem amontoados.
A queima é vulgarmente chamada de fogueira, ou seja, cortar e amontoar e posteriormente queimar, este tipo de actividade não carece de licenciamento.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Incêndios: Altice diz que rede de comunicações está reconstruída e mais de 99% reposta
1 fev 2018 22:03

A Altice Portugal disse hoje que 100% da rede de comunicações está reconstruída e a totalidade dos concelhos afetados pelos incêndios tem mais de 99,2% das suas comunicações repostas, rejeitando aumento das mensalidades na migração de cobre para fibra.
...
https://24.sapo.pt/atualidade/artig...cacoes-esta-reconstruida-e-mais-de-99-reposta
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Incêndio com 1 meio aéreo em Tavira.

BEw4y4r.png
 

KarluZ

Cirrus
Registo
25 Jan 2018
Mensagens
49
Local
oeste/ec/benelux
Incêndios: Altice diz que rede de comunicações está reconstruída e mais de 99% reposta
1 fev 2018 22:03

A Altice Portugal disse hoje que 100% da rede de comunicações está reconstruída e a totalidade dos concelhos afetados pelos incêndios tem mais de 99,2% das suas comunicações repostas, rejeitando aumento das mensalidades na migração de cobre para fibra.
...
https://24.sapo.pt/atualidade/artig...cacoes-esta-reconstruida-e-mais-de-99-reposta

Que interessa isso, agora apareceu uma pessoa que acha que se deve estudar a inibição de comunicações móveis nas estradas para prevenir sinistralidade rodoviária. Depois de tudo o que aconteceu nos incêndios por falta de comunicações.
Podia ser uma ideia de alguém que nada percebesse do assunto, talvez o maestro do coro de Santo Amaro de Oeiras ou um secretário de Estado do Desporto, da Cultura, sei lá, seria compreensível.
Mas foi mesmo o Secretário de Estado da Protecção Civil, repito, da Protecção Civil, que achou que a ideia de inibir o sinal móvel nas estradas pode ser estudada por causa da sinistralidade rodoviária.
Estamos rodeados de incompetentes.


Governo quer controlar a velocidade com helicópteros e inibir sinal dos telemóveis
A tutela estuda também “aplicações com as operadoras para diminuir o uso de telemóvel”, incluindo “inibições de sinais” com respostas automáticas para chamadas recebidas que indicam que “o condutor está ao volante e não pode atender a chamada”. Assim se pretende evitar “um dos principais fatores de acidentes, as colisões e despistes que resultam, não da estrada, mas do uso do telemóvel.
https://www.dn.pt/motor-24/interior...os-e-inibir-sinal-dos-telemoveis-9069473.html
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Que interessa isso, agora apareceu uma pessoa que acha que se deve estudar a inibição de comunicações móveis nas estradas para prevenir sinistralidade rodoviária. Depois de tudo o que aconteceu nos incêndios por falta de comunicações.
Podia ser uma ideia de alguém que nada percebesse do assunto, talvez o maestro do coro de Santo Amaro de Oeiras ou um secretário de Estado do Desporto, da Cultura, sei lá, seria compreensível.
Mas foi mesmo o Secretário de Estado da Protecção Civil, repito, da Protecção Civil, que achou que a ideia de inibir o sinal móvel nas estradas pode ser estudada por causa da sinistralidade rodoviária.
Estamos rodeados de incompetentes.


Governo quer controlar a velocidade com helicópteros e inibir sinal dos telemóveis
A tutela estuda também “aplicações com as operadoras para diminuir o uso de telemóvel”, incluindo “inibições de sinais” com respostas automáticas para chamadas recebidas que indicam que “o condutor está ao volante e não pode atender a chamada”. Assim se pretende evitar “um dos principais fatores de acidentes, as colisões e despistes que resultam, não da estrada, mas do uso do telemóvel.
https://www.dn.pt/motor-24/interior...os-e-inibir-sinal-dos-telemoveis-9069473.html
Isso é um disparate tão grande que dava direito a demissão directo! Não acredito que vá para a frente...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Incêndio com 1 meio aéreo em Tavira.

BEw4y4r.png

Hoje, também, no distrito de Faro, em São Marcos da Serra na zona de Monte das Pitas, também houve um incêndio com 1 MA.

Desde, de 1 de Fevereiro, já existiu 5 incêndios, com recurso a meio aéreo, no Algarve.

Todos no interior do Algarve, concelho de Silves, Loulé, Tavira e Alcoutim.

Este Verão, poderá ser problemático, no Algarve, na Arrábida e São Mamede.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)

KarluZ

Cirrus
Registo
25 Jan 2018
Mensagens
49
Local
oeste/ec/benelux
Isso é um disparate tão grande que dava direito a demissão directo! Não acredito que vá para a frente...


Sabia que existe tecnologia push one-to-many em que dá para enviar uma mensagem a todos os telemóveis ligados a uma torre sem sobrecarregar comunicações durante uma emergência? E que essa tecnologia existe também em Portugal desde o GSM há 20 anos?

Quando os incêndios de 15 Outubro lavravam descontroladamente devido ao vento custava muito em certas zonas para onde se dirigiam as frentes difundir uma mensagem para as pessoas terem cuidado?
Não custava, o problema é que não existe um sistema nem protocolo para essas acções, nunca ninguém o construiu.

Era com esse tipo de coisas que deviam estar preocupados, Portugal em certos aspectos é uma caricatura de país.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sabia que existe tecnologia push one-to-many em que dá para enviar uma mensagem a todos os telemóveis ligados a uma torre sem sobrecarregar comunicações durante uma emergência? E que essa tecnologia existe também em Portugal desde o GSM há 20 anos?

Quando os incêndios de 15 Outubro lavravam descontroladamente devido ao vento custava muito em certas zonas para onde se dirigiam as frentes difundir uma mensagem para as pessoas terem cuidado?
Não custava, o problema é que não existe um sistema nem protocolo para essas acções, nunca ninguém o construiu.

Era com esse tipo de coisas que deviam estar preocupados, Portugal em certos aspectos é uma caricatura de país.
Concordo completamente! Quando vejo por exemplo a reacção dos Estados unidos a emergências nacionais, como os incêndios na California, furacões e tempestade de neve ou o desaparecimento de criança, imediatamente todos os cidadãos recebem informação relevante nos telemóveis com instrução específica quase rua a rua! Será que era tão difícil fazer nem que fosse um pouco do que eles fazem?
 

KarluZ

Cirrus
Registo
25 Jan 2018
Mensagens
49
Local
oeste/ec/benelux
E não é só EUA há em muitos outros países.
Como é possivel escolher celula a celula (torre) dá grande versatilidade-granularidade. Quando circula alguém em contra-mão na autoestrada é possivel enviar um aviso para as torres proximas dessa AE. Se há uma inundação repentina é possivel enviar um aviso para a zona. Se há uma fuga de gás, um louco aos tiros ou uma perseguição policial perigosa numas ruas é possivel enviar aviso emergência para esse bairro.

Em Portugal a penetração dos telemóveis é enorme, já na década passada eramos o 8º país com mais telemoveis per capita no mundo, há mais dispositivos móveis que habitantes em Portugal no entanto nunca se explorou esse potencial e mesmo agora fala-se de forma tímida, não vejo discussão publica ou técnica ou noticias sobre isso. Ora isto devia ser prioritário depois do que aconteceu o ano passado e todos deveriamos ser exigentes com as autoridades, tem que se fazer barulho para certas coisas mudarem em Portugal.


HkJ7atY.png
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3