Seguimento - Incêndios 2018



João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Triste imagem de satélite com o fumo de Monchique em destaque:

i-CpLRwBJ-M.gif
Este é outro que para mim é incompreensível depois do que aconteceu o ano passado. Como é possível este incêndio estar ativo há 3 dias ao ponto de estar às portas de Monchique??? Fico parvo...
 

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
Eu quero saber o que o governo vai fazer perante o que se esta a passar em monchique , é verdade que as condiçoes meteorologicas nao ajudam mas isto é incrivel , tanta conversa a dizer que estavam preparados e acontece isto , força a todos os operacionais no terreno que fazem de tudo para apagar as chamas e proteger as pessoas .
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Portugal pediu a ajuda da União Europeia devido às dimensões do incêndio de Monchique, no Algarve, segundo anunciou o comissário europeu Christos Stylianides, no Twitter. O comissário, que esteve envolvido na ajuda europeia a Portugal nos incêndios do ano passado, garantiu que a UE está pronta a voltar a fazê-lo.

“#Portugal solicitou a produção de mapas de satélite do @CopernicusEMS para os incêndios florestais que afetam o distrito de #MonchiqueFaro. Estamos a acompanhar de perto a situação e a UE está pronta a ajudar #solidariedade #EUCivPro #ERCC”, escreveu o comissário no Twitter.

O sistema de emergência da UE de navegação por satélite “Copernicus” poderá assim ser ativado para ajudar no combate às chamas em Monchique, tal como já aconteceu em outros países europeus.

A frente de fogo do incêndio que deflagrou na sexta feira no concelho de Monchique, distrito de Faro, e que está mais próxima desta vila, já é visível da localidade algarvia, segundo noticiou este domingo a agência Lusa.

O fogo, que conta com duas frentes, galgou a Estrada Naciobal 266 e ameaça a vila de Monchique, sendo que o relevo acidentado do terreno está a dificultar o trabalho dos bombeiros. A Proteção Civil retirou 110 pessoas, das quais 79 em dez sítios no concelho de Monchique e outras 31 de cinco locais no concelho de Odemira

O incêndio que lavra há mais de dois dias no concelho de Monchique, era combatido, pelas 20h deste domingo, por 810 operacionais, apoiados por 226 veículos, oito máquinas de rasto e nove meios aéreos, segundo dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), divulgados pela agência Lusa.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Eu quero saber o que o governo vai fazer perante o que se esta a passar em monchique , é verdade que as condiçoes meteorologicas nao ajudam mas isto é incrivel , tanta conversa a dizer que estavam preparados e acontece isto , força a todos os operacionais no terreno que fazem de tudo para apagar as chamas e proteger as pessoas .
Mas alguém disse que não iam haver grandes fogos? No ano passado existiu uma brutal descoordenação, mas este ano isso não está a acontecer. Claro que irá ser analisado o que pode ser melhorado.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Porque tem havido condições extremas de vento e temperatura.
Acreditas mesmo que a razão é só essa? Tenho as minhas dúvidas...

E Marvão, que quer ser Património da Humanidade e deixa queimar a escarpa que é uma das imagens mais fortes para essa classificação. Nem sei se chore ou se ria... :palmas: Deviam estar com vigilância a 500% pelo menos nestes dias! Negligência e incompetência é o que é, para mim pelo menos...
 
  • Gosto
Reactions: Davidmpb