Seguimento - Incêndios 2018

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima


Sem querer ferir sustentabilidades mas muitos dos nossos bombeiros não sabem combater incêndios rurais, este video é uma boa representação disso mesmo... Uma mangueira apontada contra o vento, sendo que o mesmo vento empurra as chamas de 30 metros na horizontal para cima dos bombeiros?

Se querem suicidar-se esta é uma boa forma... :disgust:

Assim meus caros não vamos lá, podem ser 5000 bombeiros que não têm qualquer chance.
 
Última edição:


JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
Uma foto que até assusta só de olhar...
Todos esperemos que este incendio não se prolongue por muitos mais dias.


Vejam o que tem acontecido no Rio Tejo e em Vila Velha de Ródão.
O papel à frente sempre do ambiente.
Quando estiver tudo morto (ambiente, rio) e sem pessoas, ficam satisfeitos.
E preparam-se para aumentar a produção!!!
 

AndréGM22

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
154
Local
Alhandra
Pois claro, fazias melhor! Bitaites é o que tu dás!

E tu dás o quê? :lol::lol:

Mas deixa arder o quê? Quem é que deixou arder. Eu entendo a tua raiva mas a culpa não é da operação no terreno. Foi bem planeada mas a natureza é brutal e imprevisível.

No domingo estava tudo ótimo agora já falas em descoordenação. Enfim, ao menos se queres defender os operacionais sê coerente
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
(... )Espero que não... Mas deixa lá vir uma semana de lestada com 40ºC em quase todo o pais e vais ver que "quem está a dar tudo" vai ser novamente incapaz de lidar com o problema.

Deixo aqui um excerto de um post que escrevi há menos de um mês (dia 19 de Julho)... Parecia que estava a adivinhar...
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)


Sem querer ferir sustentabilidades mas muitos dos nossos bombeiros não sabem combater incêndios rurais, este video é uma boa representação disso mesmo... Uma mangueira apontada contra o vento, sendo que o mesmo vento empurra as chamas de 30 metros na horizontal para cima dos bombeiros?

Se querem suicidar-se esta é uma boa forma... :disgust:

Assim meus caros não vamos lá, podem ser 5000 bombeiros que não têm qualquer chance.


Esse video é de Monchique mas de 2016. Acredito que nos dias de hoje o valor da vida dos operacionais e da população é mais valioso e tido como prioridade máxima.

Edit: Aliás hoje ouvi um jornalista a dizer que uma das criticas á operação da ANPC é darem demasiada prioridade ás evacuações e deixarem arder. E é isto..........
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores


A CMTV... :rolleyes:

Paralelamente...

Incendiário ateia sete fogos num dia

O incendiário, de 42 anos, atuou num quadro depressivo, dizimou cerca de 6 mil metros quadrados de floresta e pôs em risco um posto de abastecimento de combustíveis junto a um hipermercado, em Cristelos.

A PJ do Porto, entretanto, deteve também um outro incendiário, um desempregado de 35 anos. Depois de um acidente, o condutor levou o carro até uma zona de mato e arvoredo, com diversas casas nas imediações, em Duas Igrejas, Paredes, às 20h15 de sexta-feira. Com fósforos e um líquido acelerante, ateou fogo à viatura. O incêndio propagou-se à área florestal e foi combatido pelos bombeiros. O homem acabou detido, foi presente a juiz e ficou em liberdade, sujeito a apresentações semanais e a tratamento psiquiátrico.

Já na semana passada, uma mulher de 73 anos que ateou dois fogos em queimadas, em Leiria, e foi detida pelos inspetores da Polícia Judiciária, ficou em liberdade. A septuagenária já tinha sido condenada, há três anos, pelo mesmo crime de incêndio florestal.

Relembro que não existe uma definição universal do que constitui terrorismo e em nada é útil tornar este termo sinónimo de fogo posto.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Ai ANPC Volto a não perceber como se cometem erros graves destes novamente , já ocorridos no passado! Coordenar uma ocorrência desta envergadura a 300klm da mesma, parece.ce não fazer sentido nenhum! Teremos incêndios até as condições meteorológicas assim permitam, ou quando o combustível for menor! Lembrar que este IF é filho de um pai só

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@Orion Mais uma vez, lamentável essa tua postura neste Fórum. Outros já foram punidos por muito menos.

@weatherbox amigo, se realmente achas que eu é que estou a levar isto para a orientação política, tens a resposta acima.

Continuem insistentemente a culpar o dispositivo e não tirem as pálas dos olhos relativamente ao que vem de cima em anos anteriores.

Quando se muda tudo em cada executivo, tem que se voltar a fazer tudo novamente. Pensem nisso e talvez vejam a luz.

Cumprimentos.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
agora que o comando é de lisboa... uma palavra de agradecimento ao Vitor Vaz Pinto que por acaso é meu vizinho aqui do prédio.

Olho para isto e gostava de saber o que aconteceu no sábado ou o que não se conseguiu fazer no sábado.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,914
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
e gostava de saber o que aconteceu no sábado ou o que não se conseguiu fazer no sábado

Eu gostava era de saber o que aconteceu, ou melhor, o que não aconteceu no ataque inicial ( tão importante e decisivo) e que evitaria que o fogo não tomasse estas proporções...
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
662
Local
Barcelos


Sem querer ferir sustentabilidades mas muitos dos nossos bombeiros não sabem combater incêndios rurais, este video é uma boa representação disso mesmo... Uma mangueira apontada contra o vento, sendo que o mesmo vento empurra as chamas de 30 metros na horizontal para cima dos bombeiros?

Se querem suicidar-se esta é uma boa forma... :disgust:

Assim meus caros não vamos lá, podem ser 5000 bombeiros que não têm qualquer chance.


Esse vídeo não é deste ano.
Mas sim.
Uma manobra suicida
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Eu gostava era de saber o que aconteceu, ou melhor, o que não aconteceu no ataque inicial ( tão importante e decisivo) e que evitaria que o fogo não tomasse estas proporções...

Não sou nenhum perito em relação a este tema, apenas tento avaliar com bom senso.
Se, desde o início, têm havido pontos a arder sem acesso terrestre e, em certas alturas, os meios aéreos não conseguem actuar por causa do vento e do fumo, as proporções vão sempre aumentar!
Continuo a achar que ter prevenido com a abertura de acessos antes da época, teria sido uma solução.

Edição: Além de que, à noite, também não há meios aéreos a actuar...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3