Seguimento - Incêndios 2018



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Esse vídeo não é deste ano.
Mas sim.
Uma manobra suicida

Só reparei depois de publicar! :o

De qualquer das formas este tipo de situações são muito recorrentes no combate aos incêndios em Portugal, o que reflecte que deveria haver uma aposta forte na formação dos operacionais, porque se eles não se conseguem proteger a si próprios como hão-de conseguir controlar os incêndios?
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
IF Monchique em conclusão. Fonte: Site oficial da Prociv.

não sei porquê.. mas não me parece!
38643200_1879350298770910_8501276588585779200_o.jpg


Está às portas de Silves neste momento e a arder bem... bem como a Norte do Falacho e noutros locais...
 

weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria
Por isso ontem o Prof Xavier Viegas dizia que é preferível usar água com retardante. Ele não compreende esta quantidade de reacendimentos.
Sabes porventura aonde e a que horas ele disse isso para ver?


Talvez a única coisa que eu tenha mudado seja o número de ignições. Este ano ainda não passamos as 200 num só dia. Mesmo nestes dias de calor extremo. É possível que finalmente haja uma maior sensibilização da população e por conseguinte uma redução dos comportamentos de risco. Se nestes últimos dias tevessem acontecido 400 ou mais ignições como em anos anteriores está situação podia ser bem pior.

Seria bom que fosse verdade mas penso que a principal razão tem a ver com os níveis de humidade na biomassa. Se nas próximas semanas tivermos outra situação anormal de calor poderemos ajuizar melhor pois esta onda de calor foi o primeiro grande stress hídrico a que a vegetação foi submetida, o mês de Julho foi atípico.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Eu só estou a dizer o que apareceu no site da Prociv há instantes. Entretanto já está em curso. Mas é um bug insignificante e é uma parvoíce eu estar a apontar isto. Aproveitamento político da minha parte.
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Eu só estou a dizer o que apareceu no site da Prociv há instantes. Entretanto já está em curso. Mas é um bug insignificante e é uma parvoíce eu estar a apontar isto. Aproveitamento político da minha parte.

i-LcKXTsD-M.gif


Não sei que sentido faz estares sempre a lançar estas "bocas", não ajuda em nada, antes pelo contrário, só cria mau ambiente...:(
 

weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria
Esse valor de humidade só pode ter relação directa com a proximidade do incêndio, certo?
Não
Sim, porque as previsões apontavam para valores acima dos 90% nessa zona.
Não
Sem dúvida que sim, ontem na altura de maior descontrole do incêndio a estação amadora WU situada um pouco abaixo do alto da foia apresentava uma temperatura de 35°c graus à 1.00H da manhã e humidade na ordem dos 10%, hoje já ia pelo mesmo caminho, mas ficou sem sinal! Provavelmente pela falta de internet ou energia! Situação caótica novamente
Não
O incêndio em si conforme vinha de sábado estava terminado.
Não


Meteorologia bê-á-bá, estudar downslope winds.
Esta tarde e noite o efeito permanece mas já não será tão significativo

Arome ontem à noite enquanto diziam isso

revGvkJ.png


Ler:
http://www.bushfirecrc.com/sites/default/files/managed/resource/downslope_winds.pdf

Mito perigoso, incêndio que desce encosta é mais fácil de combater. Nem sempre... Monchique ou Caldeirão com nortada, serras do Minho e Galiza com vento leste-nordeste, Madeira com ventos norte, são exemplos

E não é só isto, num incêndio até ondas de montanha podem ter uma influência surpreendente
https://www.bnhcrc.com.au/file/7000/download?token=ncSEh8AE
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
agora que o comando é de lisboa... uma palavra de agradecimento ao Vitor Vaz Pinto que por acaso é meu vizinho aqui do prédio.

Olho para isto e gostava de saber o que aconteceu no sábado ou o que não se conseguiu fazer no sábado.
Daí eu ter dito que algo se passou... o que antes parecia estar a ser bem gerido passou a ser uma confusão!
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sabes porventura aonde e a que horas ele disse isso para ver?




Seria bom que fosse verdade mas penso que a principal razão tem a ver com os níveis de humidade na biomassa. Se nas próximas semanas tivermos outra situação anormal de calor poderemos ajuizar melhor pois esta onda de calor foi o primeiro grande stress hídrico a que a vegetação foi submetida, o mês de Julho foi atípico.
Sim posso dizer. Foi na RTP3 anteontem na emissão especial por volta das 23h penso eu.