Seguimento - Incêndios 2018

mecre90

Cirrus
Registo
26 Fev 2016
Mensagens
58
Local
Tomar


Sem querer ferir sustentabilidades mas muitos dos nossos bombeiros não sabem combater incêndios rurais, este video é uma boa representação disso mesmo... Uma mangueira apontada contra o vento, sendo que o mesmo vento empurra as chamas de 30 metros na horizontal para cima dos bombeiros?

Se querem suicidar-se esta é uma boa forma... :disgust:

Assim meus caros não vamos lá, podem ser 5000 bombeiros que não têm qualquer chance.



Também não quero ferir a tua susceptibilidade, mas o teu raciocinio e critica é para mim ilustrativo da ignorância de muitos users, que aqui vêem criticar, seja pormenores técnicos, seja de coordenação, sem na esmagadora maioria dos casos saber do que fala.

Isso que apontam, o bombeiro a apontar a agulha


Sem querer ferir sustentabilidades mas muitos dos nossos bombeiros não sabem combater incêndios rurais, este video é uma boa representação disso mesmo... Uma mangueira apontada contra o vento, sendo que o mesmo vento empurra as chamas de 30 metros na horizontal para cima dos bombeiros?

Se querem suicidar-se esta é uma boa forma... :disgust:

Assim meus caros não vamos lá, podem ser 5000 bombeiros que não têm qualquer chance.



Bem, se o que criticas é o facto de os bombeiros ali se encontrarem, então isso é subjectivo, porque no video não é possível perceber se eles ali se encontravam a defender algum bem, ou se se encontravam a combater uma frente que entretanto se tornou descontrolada.

Não sabendo isso, o que eles estão a fazer, com a agulha apontada ao ar e aberta, é apenas e só a protegerem as próprias vidas, arrefecendo o ar à sua volta. O ano passado também vi uma imagem parecida, e estranhei que por vezes o bombeiro em vez de apontar à base das chamas, apontava por uns segundos a agulha para o ar. Só quando comentei isso com o meu irmão que é bombeiro é que ele me explicou que fazem isso para arrefecer o ar à volta por uns momentos.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


marcoacmaia

Cirrus
Registo
2 Nov 2017
Mensagens
92
Local
Entroncamento
Situação das comunicações em Monchique, até ao momento
  • "Siresp continua a funcionar, sem falhas relevantes"
  • "Mobilizada unidade estação móvel da Altice/ Meo, que está na zona urbana de Monchique"
  • "Duas estações da VDF inop devido a falta de eletricidade"
  • "Um site móvel da Nos afectado, e serviços fixos também"
--
Ainda: « Para além disso, a Altice “disponibilizou já telefones satélites às autoridades, tendo designadamente instalado um equipamento V-SAT com gerador no quartel de Bombeiros de Monchique”, “vários kits de emergência de transmissão de rádio

Via: https://sol.sapo.pt/artigo/621653/inc-ndio-siresp-esta-operacional-e-sem-falhas-relevantes-
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Também não quero ferir a tua susceptibilidade, mas o teu raciocinio e critica é para mim ilustrativo da ignorância de muitos users, que aqui vêem criticar, seja pormenores técnicos, seja de coordenação, sem na esmagadora maioria dos casos saber do que fala.

Isso que apontam, o bombeiro a apontar a agulha

Bem, se o que criticas é o facto de os bombeiros ali se encontrarem, então isso é subjectivo, porque no video não é possível perceber se eles ali se encontravam a defender algum bem, ou se se encontravam a combater uma frente que entretanto se tornou descontrolada.

Não sabendo isso, o que eles estão a fazer, com a agulha apontada ao ar e aberta, é apenas e só a protegerem as próprias vidas, arrefecendo o ar à sua volta. O ano passado também vi uma imagem parecida, e estranhei que por vezes o bombeiro em vez de apontar à base das chamas, apontava por uns segundos a agulha para o ar. Só quando comentei isso com o meu irmão que é bombeiro é que ele me explicou que fazem isso para arrefecer o ar à volta por uns momentos.

Ignorantes todos somos e a presunção de que sabemos tudo é um erro tremendo, que pessoalmente tento nunca fazer.

Felizmente sei um pouco do que falo, embora nunca tenha combatido incêndios florestais, já estudei sobre eles (fez parte da minha formação académica). Por isso reafirmo que os bombeiros naquela situação não se conseguem proteger a eles mesmos, quanto mais proteger o que quer que seja. Não se combatem frontalmente incêndios com grande intensidade, todos os bombeiros e demais operacionais deviam saber disto! Compreendo a ideia de tentar arrefecer um pouco o ar a à sua volta mas naquela situação teriam que retirar para perto dos repórteres e fugirem todos dali!


De qualquer forma, o video é antigo (2016) e publiquei sem ter o cuidado de ver a data...
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Fumo do incêndio de Castro Marim visto da Praia da Manta Rota. Já teve alturas piores, parece agora estar a acalmar. Até há pouco tempo aqui estava um vento agradável do quadrante sul, mas virou para Norte e ficou um cenário tórrido.

EqytTIW.jpg
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Incêndios: Portugal deve investir mais em agrofloresta - Acréscimo

O presidente da associação Acréscimo afirmou hoje que o país não vai conseguir "atenuar o problema dos incêndios florestais enquanto não houver investimento em agrofloresta", criticando a "epidemia de eucaliptos" existente em Portugal.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Pimenta de Castro explicou que "cada vez mais o território está mais empobrecido", quando poderia ser recuperado "com outro tipo de opções", com uma maior aposta em agricultura, florestas e turismo.

"As pessoas mais ligadas à área do eucalipto vêm sistematicamente dizer que o sobreiro também arde [...]. A questão é saber se isso justifica a opção por outras [espécies] mais combustíveis do que umas menos combustíveis e com elevada carga arbórea, que no caso das explorações agroflorestais não existe porque há alguma compartimentação ou alguma dispersão. Nesse caso, os incêndios terão uma progressão mais lenta", acrescentou.

Neste sentido, Paulo Pimenta de Castro defende que Portugal deve "deixar de uma vez por todas de apostar em monoculturas extensíveis ao longo do país", quando o território português "oferece uma grande possibilidade de diversificar culturas e atividades".

https://www.dn.pt/lusa/interior/inc...ais-em-agrofloresta---acrescimo--9689723.html
 

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Estavam agora a dizer na CMTV, que nas festas de Marinhais, Salvaterra de Magos, foi lançado ontem fogo de artificio, já depois da meia-noite, quando se mete cuidado ás populações, e não mais incúria, cabe a todos nós cidadãos olhar pela nossa floresta.

Agora ao ver o vídeo, por momentos até pensei que estávamos a festejar o ano novo, quase 4 minutos, de fogo de artificio.