Seguimento - Incêndios 2018



Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Incêndios: Portugal deve investir mais em agrofloresta - Acréscimo

O presidente da associação Acréscimo afirmou hoje que o país não vai conseguir "atenuar o problema dos incêndios florestais enquanto não houver investimento em agrofloresta", criticando a "epidemia de eucaliptos" existente em Portugal.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Pimenta de Castro explicou que "cada vez mais o território está mais empobrecido", quando poderia ser recuperado "com outro tipo de opções", com uma maior aposta em agricultura, florestas e turismo.

"As pessoas mais ligadas à área do eucalipto vêm sistematicamente dizer que o sobreiro também arde [...]. A questão é saber se isso justifica a opção por outras [espécies] mais combustíveis do que umas menos combustíveis e com elevada carga arbórea, que no caso das explorações agroflorestais não existe porque há alguma compartimentação ou alguma dispersão. Nesse caso, os incêndios terão uma progressão mais lenta", acrescentou.

Neste sentido, Paulo Pimenta de Castro defende que Portugal deve "deixar de uma vez por todas de apostar em monoculturas extensíveis ao longo do país", quando o território português "oferece uma grande possibilidade de diversificar culturas e atividades".

https://www.dn.pt/lusa/interior/inc...ais-em-agrofloresta---acrescimo--9689723.html
Tudo isso é verdade, mas há que perceber como as coisas são na vida real.. Vivemos numa economia global, e se de repente apostamos tudo em 2 ou 3 culturas e na pecuária, em vez de floresta, então muito rapidamente inundam os mercados ao ponto de não ser rentável produzir. Depois há o problema da água, um recurso fundamental para produzir o quer que seja! Mas claro que alguma coisa deve ser feita.. Custa ver milhões em fundos não implementados, não só por causa das burocracias mas também pelo minifúndio predominante. Tem de haver outras soluções, mão pesada na corrupção e uma aposta no marketing de produtos portugueses aqui e pelo mundo fora. Governar não é ficar a ver e apagar fogos, há que ter visão estratégica e saber executar/controlar medidas concretas. Isto é uma crítica a todos os partidos atenção..
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
A nuvem do fogo do incêndio de Monchique, já chega a Olhão, o sol já aparece amarelado e a coluna de fumo para W é bastante densa. :facepalm:

Incêndio no Azinhal (Castro Marim) dominado.
 

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
Tantos meios, a floresta não estava seca, vários relatos de cooperações de bombeiros como os da amadora que disseram que não tiveram ainda autorização de sequer usar um litro de água ... Este incêndio estará a ser combatido da maneira correta ??? Cheira que há muita burocracia aqui envolvida e o povinho é que paga ... Dói ver uma data de terriolas e vilas a serem evacuadas as pessoas preocupadas e não ver imagens nenhumas de bombeiros a combater as chamas, ou a televisão não está a demonstrar nenhumas imagens do combate ao incendio ou então ele não é muito visível ...
Sei que este comentário pode causar discórdia, mas eu ontem tive a acompanhar na tvi 24 e deu-me náuseas ... há muita população em perigo e a ser evacuada mas nessas povoações não se via nenhum bombeiro preparado para agir quando o incendio chegasse perto ....
Portugal não merece isto, o sistema de combate aos incêndios precisa ser revisto, ou quem dá as ordens precisa ser substituído ...