Seguimento Incêndios - 2019

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
TOMAR – Houve mais um fogo nesta tarde. Bombeiros em Caramouchel. Suspeitas de mão-criminosa

https://radiohertz.pt/tomar-houve-m...oCePSiVfhRkA6Jq7MSBSl1ub8lmw5KI3Xq4I9RraJyDMI

Já no incendio de ontem, também saiu uma notícia, em que os bombeiros suspeitavam de ter sido fogo posto, se eles o dizem, secalhar é porque devem de ter algumas provas, para mostrar á PJ, resta aguardar pelo desenvlvimento do assunto, para não estar a aqui a divagar, sem algo mais palpável.
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Já está em resolução, não há ainda combustível suficiente para grandes fogos, aquela zona ardeu toda em 2017. E o que não tinha ardido ficou agora este ano.

A zona em questão, tem uma faixa ainda significativa de combustivel a Sul de Ribeira D'eiras que não ardeu. O mato então nem se fala junto da nacional que passa nesses locais. Estive lá o mês passado.
 

Cesar

Nimbostratus
Registo
21 Nov 2016
Mensagens
1,329
Local
Aguiar da Beira
No concelho de Fornos de Algodres tem sido quase todos os dias incêndios, ainda ontem começou mais um mas os bombeiros conseguiram controlar, vamos ver se não vamos ter ainda algum grande incendio como o ano passado, pois provalvelmente querem queimar uma grande mancha de Pinhal que existe naquele concelho.
 

jkmc

Cirrus
Registo
9 Set 2016
Mensagens
57
Local
Paris
Passei a ultima semana de julho em Portugal (perto de braga) e pela primeira vez em muitos anos nao senti fumo de incendios. Que bom !
Mais sé bem que em sorte. Andei de carro e do aeroporto sa carneiro até a fronteira sa galiza, é eucaliptos (e tambem acacias) em todo o lado. Parece uma planta invasiva !
Enfim...

Este ano, tenho a sensaçao que a cada incendio, tem logo um ataque inicial muito forte com meios aeros (na frança tambem prefiram esta estrategia) em vez de ir progressivamente. E parece que os resultados sao melhores que há 2 ou 3 anos atraz.
O que pensam ?
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Incêndio no Cercal do Alentejo já é ocorrência importante!

pgaJZ4u.png

wUi6jVh.png


É de facto notório esse reforço maior a nível de meios aéreos no ataque inicial @jkmc , onde antes tínhamos 7/8 MA´s alocados num grande incêndio , este ano já chegamos a ter 11 num incêndio nascente, como foi por exemplo o incêndio em Oleiros no passado Sábado, contudo isso também se deve à disponibilidade dos mesmos , por felizmente não existir mais incêndios activos, as condições meteo também tem ajudado bastante! Contudo o ataque ampliado ,contínua a ser para mim o nosso tendão de aquiles , e continuamos a cometer os mesmos erros do passado, não aproveitando de forma mais eficaz as janelas de oportunidade que existem nos grandes incêndios! Mas penso que até ao momento o resultado é positivo, atendendo o nosso historial em área queimada, contudo como o @MSantos escreveu à uns dias, ainda a tempo de descambar caso as condições meteo se alterem de forma significativa, o que a partir de dia 13/14 poderá acontecer! :unsure:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Estou na praia de galapinhos e a coluna de fumo já chegou às praias. Muita gente preocupada porque dá a sensação de estar muito perto. Mas aparentemente ja esteve pior..!
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Ouvi sirenes dos bombeiros, fui ver e está algum fumo para os lados da Arrábida. Pelos vistos um IF na zona de Azeitão já com 2 meios aéreos envolvidos. Alguma notícia, Ricardo?
Em resolução dentro de pouco tempo, e felizmente muito longe da Arrábida

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: MSantos