Seguimento Incêndios - 2020

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Infelizmente um dos ocupantes do Canadair faleceu :(
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial


Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Infelizmente.... :(




Sociedade

Queda de Canadair no Gerês. Um dos pilotos morreu e o outro continua em ''estado grave"
12h00

Amadeu Araújo, Joana Beleza e João Salvador

Em desenvolvimento

O avião Canadair tinha acabado de fazer uma manobra de 'scooping' e caiu durante a operação, causando um incêndio na cabine. Fonte do comando dos bombeiros diz que "um dos tripulantes morreu e o outro está em estado crítico" e explica ao Expresso que "o acidente deu-se numa zona muito escarpada" em Lindoso, Ponte da Barca. No local estão dois helicópteros do INEM e dois da Força Aérea, além dos meios já existentes no local
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Infelizmente.... :(




Sociedade

Queda de Canadair no Gerês. Um dos pilotos morreu e o outro continua em ''estado grave"
12h00

Amadeu Araújo, Joana Beleza e João Salvador

Em desenvolvimento

O avião Canadair tinha acabado de fazer uma manobra de 'scooping' e caiu durante a operação, causando um incêndio na cabine. Fonte do comando dos bombeiros diz que "um dos tripulantes morreu e o outro está em estado crítico" e explica ao Expresso que "o acidente deu-se numa zona muito escarpada" em Lindoso, Ponte da Barca. No local estão dois helicópteros do INEM e dois da Força Aérea, além dos meios já existentes no local
A morte confirmada é do piloto português Condolências à sua família, e paz à sua alma, que o seu colega espanhol tenha melhor sorte

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

algumas fotos de ontem do incêndio no PNPG - Lindoso onde infelizmente faleceu um piloto Português, pelo que desde já apresento as condolências à Família e amigos, não é nada fácil manobrar estas máquinas em condições tão difíceis como as de ontem, seja de terreno, montanhas ou más condições de visibilidade com imenso fumo.

Combate feito maioritariamente com meios aéreos:

0UxT0qI.jpg


eQJZJDm.jpg


1gwaexl.jpg


ys3Hq2i.jpg


9pZ3qfk.jpg


hFT7cdx.jpg


Pi2oYY8.jpg


Y32xhpL.jpg


UwkozyX.jpg


ZSfSB5j.jpg


uLiKRsj.jpg


s84TuZp.jpg



DK4rHlF.jpg


kPXMoO9.jpg


n0fOefj.jpg


EhFoD7V.jpg


55WScFY.jpg


hhSbrWh.jpg
 
Última edição:

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

algumas fotos de ontem do incêndio no PNPG - Lindoso onde infelizmente faleceu um piloto Portugês, pelo que desde já apresento as condolências à Família e amigos, não é nada fácil manobrar estas máquinas em condições tão difíceis como as de ontem, seja de terreno, montanhas ou más condições de visibilidade com imenso fumo.

:thumbsup: :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
IF em Pampilhosa da Serra :angry:

Ataque inicial bastante musculado... mobilizados 184 op 41 MT e 9 ma em menos de uma hora

Está mto vento na zona

Infelizmente aos poucos tem vindo a ser dizimado o que os incêndios de 2017 pouparam naquela zona maravilhosa da beira-baixa

Edit: Incêndio em resolução

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Cheira neste momento a queimado lá fora. :facepalm: De facto, estava com a janela aberta e, de repente, o quarto começou a cheirar a queimado. Segundo o fogos.pt existe um incêndio de grandes dimensões em Montelavar, e sabendo que o vento vem de norte/noroeste neste momento, suponho que o cheiro venha de lá. :disgust:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Mais uma dia triste na nossa quinta...:( Depois de na semana passada termos perdido o nosso Manolo, grande e gentil mastim-dos-Períneos, hoje o drama do incêndios tocou-nos de perto. Durante a tarde, o que presumivelmente terá sido uma negligência no terreno do vizinho provocou um incêndio que atingiu em cheio o pequeno pinhal da nossa quinta. As 14 árvores maiores plantadas pelo meu avó, desrramadas desde a base do tronco e com cerca de 18 anos possivelmente devem sobreviver. Dos 100 pequenos pinheiros plantados em 2017 e 2018, cerca de 80 estão perdidos. Há ainda a lamentar outras árvores, alguns sobreiros, medronheiros e pinheiros bravos dispersos que despontavam no terreno, árvores maiores devem sobreviver as pequenas não devem ter tido hipótese.
O fogo foi de baixa intensidade, a carga de combustível era baixa, não havia mato, apenas erva, que obviamente estava seca devido à estação do ano em que estamos. Os pequenos pinheiros alguns ainda pouco se destacavam da erva não tiveram hipótese. Este fogo não será notícia em lado nenhum, a área ardida não deve ter chegado aos 5 hectares (felizmente), graças à pronta ação dos 73 Bombeiros de Benavente, Coruche, Salvaterra de Magos, Samora Correia, aos elementos da GNR, da AFOCELCA, Sapadores Florestais da APFC e ainda aos 2 helicópteros. A todos operacionais envolvidos neste incêndio deixo aqui o meu sincero agradecimento pelo trabalho efetuado.
Quem me conhece bem sabe o gosto que tenho pela floresta e pela Natureza, ver este meu pequeno esforço por tornar o Mundo num local mais verde ser atingido desta forma deixa-me bastante triste. No entanto ver o topo da copa dos pinheiros maiores ainda verde dá-me animo e força para continuar. Tal como ver que os animais da quinta passaram ilesos por isto.


f0ef9db8a59f8555c3b3532b79108399.jpg


Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Mais uma dia triste na nossa quinta...:( Depois de na semana passada termos perdido o nosso Manolo, grande e gentil mastim-dos-Períneos, hoje o drama do incêndios tocou-nos de perto. Durante a tarde, o que presumivelmente terá sido uma negligência no terreno do vizinho provocou um incêndio que atingiu em cheio o pequeno pinhal da nossa quinta. As 14 árvores maiores plantadas pelo meu avó, desrramadas desde a base do tronco e com cerca de 18 anos possivelmente devem sobreviver. Dos 100 pequenos pinheiros plantados em 2017 e 2018, cerca de 80 estão perdidos. Há ainda a lamentar outras árvores, alguns sobreiros, medronheiros e pinheiros bravos dispersos que despontavam no terreno, árvores maiores devem sobreviver as pequenas não devem ter tido hipótese.
O fogo foi de baixa intensidade, a carga de combustível era baixa, não havia mato, apenas erva, que obviamente estava seca devido à estação do ano em que estamos. Os pequenos pinheiros alguns ainda pouco se destacavam da erva não tiveram hipótese. Este fogo não será notícia em lado nenhum, a área ardida não deve ter chegado aos 5 hectares (felizmente), graças à pronta ação dos 73 Bombeiros de Benavente, Coruche, Salvaterra de Magos, Samora Correia, aos elementos da GNR, da AFOCELCA, Sapadores Florestais da APFC e ainda aos 2 helicópteros. A todos operacionais envolvidos neste incêndio deixo aqui o meu sincero agradecimento pelo trabalho efetuado.
Quem me conhece bem sabe o gosto que tenho pela floresta e pela Natureza, ver este meu pequeno esforço por tornar o Mundo num local mais verde ser atingido desta forma deixa-me bastante triste. No entanto ver o topo da copa dos pinheiros maiores ainda verde dá-me animo e força para continuar. Tal como ver que os animais da quinta passaram ilesos por isto.


f0ef9db8a59f8555c3b3532b79108399.jpg


Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk


Muita força para vocês Miguel, se precisares de ajuda para alguma coisa é só apitar! Um abraço
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Muita força para vocês Miguel, se precisares de ajuda para alguma coisa é só apitar! Um abraço

Obrigado pelo apoio e pela disponibilide Ricardo! ;)

Amanha vou olhar para os danos com mais calma e ver o que se pode fazer. Veremos como se comportam as árvores depois desta agressão que sofreram acredito que as maiores vão recuperar apesar de terem sido afogueadas. Quanto às pequenas provavelmente terei que recomeçar do zero... Para além das árvores a vedação da quinta ficou bastante danificada, muitos dos postes terão que ser substituídos... Perdi 4 anos de crescimento das árvores, mas apesar de tudo podia ter sido muito pior.

A causa mais provável terá sido a maquina agrícola que o vizinho andou a manobrar e terá provocado fogo no pasto seco, quando até era proibido visto estarmos em alerta... A investigação vai decorrer, se se provar que houve culpa vamos avançar judicialmente.

Quando falam em "terroristas incendiários" em Portugal eu digo-vos que são estes... Pessoas que ignoram ou desconhecem o perigo que é realizar certos trabalhos agrícolas e florestais nesta altura em que tudo está seco. Basta uma fagulha na erva seca para gerar uma ignição, mais de 50% dos fogos são provocados assim, por negligência, desleixo, incúria ou falta de civismo.
 
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Mais uma dia triste na nossa quinta...:( Depois de na semana passada termos perdido o nosso Manolo, grande e gentil mastim-dos-Períneos, hoje o drama do incêndios tocou-nos de perto. Durante a tarde, o que presumivelmente terá sido uma negligência no terreno do vizinho provocou um incêndio que atingiu em cheio o pequeno pinhal da nossa quinta. As 14 árvores maiores plantadas pelo meu avó, desrramadas desde a base do tronco e com cerca de 18 anos possivelmente devem sobreviver. Dos 100 pequenos pinheiros plantados em 2017 e 2018, cerca de 80 estão perdidos. Há ainda a lamentar outras árvores, alguns sobreiros, medronheiros e pinheiros bravos dispersos que despontavam no terreno, árvores maiores devem sobreviver as pequenas não devem ter tido hipótese.
O fogo foi de baixa intensidade, a carga de combustível era baixa, não havia mato, apenas erva, que obviamente estava seca devido à estação do ano em que estamos. Os pequenos pinheiros alguns ainda pouco se destacavam da erva não tiveram hipótese. Este fogo não será notícia em lado nenhum, a área ardida não deve ter chegado aos 5 hectares (felizmente), graças à pronta ação dos 73 Bombeiros de Benavente, Coruche, Salvaterra de Magos, Samora Correia, aos elementos da GNR, da AFOCELCA, Sapadores Florestais da APFC e ainda aos 2 helicópteros. A todos operacionais envolvidos neste incêndio deixo aqui o meu sincero agradecimento pelo trabalho efetuado.
Quem me conhece bem sabe o gosto que tenho pela floresta e pela Natureza, ver este meu pequeno esforço por tornar o Mundo num local mais verde ser atingido desta forma deixa-me bastante triste. No entanto ver o topo da copa dos pinheiros maiores ainda verde dá-me animo e força para continuar. Tal como ver que os animais da quinta passaram ilesos por isto.


f0ef9db8a59f8555c3b3532b79108399.jpg


Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Espero que consigas recuperar aquilo que perdeste, coragem e um abraço.;)