Seguimento Incêndios - 2020

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,164
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
São incêndios de uma dimensão impressionante! Neste momento os piores parecem ser os de Oregon. :(

Céus com tons avermelhados têm sido reportados em vários locais da Costa Oeste como resultado do denso fumo produzido pelos incêndios.

Uma dimensão que nada tem a ver com o que se passa por cá, mesmo salvaguardadas as dimensões relativas dos países e dos meios de combate:

Estado de Oregon (e Washington para a pluma isolada no lado superior da imagem).
Satélite Aqua, 9 Setembro 2020, 20h51 utc.
Encastrado, pluma do incêndio de Aveiro,satélite Aqua, 8 Setembro 2020, 13h30 utc.

Dimensões aproximadas da área abrangida pela imagem: 744 Km x 532 Km (dobro da área de Portugal continental)

ujvn5Bm.jpg


Uma hora depois, Costa Oeste dos EUA e Oceano Pacífico adjacente.
No sentido Leste-Oeste a pluma de fumo estende-se até mais de 1300 Km de distância da costa. No sentido Norte-Sul tem uma dimensão superior a 2500 Km.

Satélite Suomi, 9 Setembro 2020, 21h50 utc

Área aproximada abrangida pela imagem:
2680 Km x 2540 Km.
CWIh256.jpg


Reuters
6twZ1ZM.jpg
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
IR Proença-a-Nova muito perigoso, já fez 2 feridos graves, tal como o @Pedro1993 já referiu! Vai ardendo com grande intensidade , estão 276 Op , 90 Veículos e 11 Ma,s no TO , números que vão certamente subir nas próximas horas!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
IR Proença-a-Nova muito perigoso, já fez 2 feridos graves, tal como o @Pedro1993 já referiu! Vai ardendo com grande intensidade , estão 276 Op , 90 Veículos e 11 Ma,s no TO , números que vão certamente subir nas próximas horas!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Bombeiros de Santarém a caminho de incêndio em Proença-a-Nova

Os GRIF, com cerca de 60 bombeiros e 18 viaturas, incluem meios de várias corporações do distrito de Santarém.

https://www.rederegional.com/sociedades/30373-bombeiros-de-santarem-a-caminho-de-incendio-em-proenca-a-nova?fbclid=IwAR19wQJ7gDsUN8bD6aM2HXjwp_AaQdWDs5jOz9EIyjqEIZG7mdEIJmIftM4
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Incêndio de Proença com uma extensão brutal em pouco tempo. Relatos de que já lavra em 3 concelhos (Proença,Oleiros,CB)
Incêndio com potencial de destruição (ha) enorme, felizmente as condições meteo vão mudar no que se refere à temperatura a partir do dia de amanhã, apesar de ainda ser um dia com algum vento naquela zona, precipitação só mesmo lá para quinta-feira Contudo o vento deverá enfraquecer agora com a chegada da noite

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,529
Local
Castelo Branco
Incêndio de Proença com uma extensão brutal em pouco tempo. Relatos de que já lavra em 3 concelhos (Proença,Oleiros,CB)
Fui dar um giro, por volta das 15:30 havia duas colunas de fumo para os lados das Sarzedas (CB), por volta das 17:30 soou o alarme dos bombeiros. Não vi nenhum meio aéreo.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Medonho em proenca

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Acabou de mostrar em directo na CMTV, e está de facto medonho o incendio, com vários quilómetros de frente de fogo, muito trabalho vai dar aos operacionais no TO.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Acabou de mostrar em directo na CMTV, e está de facto medonho o incendio, com vários quilómetros de frente de fogo, muito trabalho vai dar aos operacionais no TO.
À cerca de meia-hora era esta a vista a partir de Oleiros, vento contínua forte no local ao contrário do previsto, provavelmente pela proximidade daquela linha de instabilidade de fraca intensidade que esta a atravessar nesta altura a zona centro!

9f1fade2ee2178730d8f3b140ac32b4f.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk