Seguimento Incêndios - 2020



Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Imagens dantescas e pouco habituais de ver à noite num ncêndio, há cerca de 10 minutos na SIC Notícias , incêndio totalmente acima da sua capacidade de extinção A velocidade com que já andou , poderemos bem estar a presentes sobre o maior IR do ano em Portugal Continental ! Meios constantemente a serem reforçados, com 656 Op , 218 Veículos, e com um POSIT de três frentes activas.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Cenário há minutos na "minha aldeia", Signo-Samo - Pampilhosa da Serra. Situa-se a cerca de 10km da cabeça do incêndio.
Fotografia tirada e enviada por Andreia Matias.

gwcJaER.png
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Incêndio completamente "galopante" , já terão ardido cerca de 10.000 ha, e pode muito bem atingir mais dois concelhos no dia de hoje (Pampilhosa da Serra e Fundão) :unsure: O que significaria a repetição do grande incêndio de 2003 , só que em sentido contrário! O Posit da ANEPC , fala em Roqueiros (mas eu apenas conheço a aldeia de Roqueiro) , alguém me sabe informar se o incêndio já passou a N238?! @Duarte Sousa ?!!
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Incêndio completamente "galopante" , já terão ardido cerca de 10.000 ha, e pode muito bem atingir mais dois concelhos no dia de hoje (Pampilhosa da Serra e Fundão) :unsure: O que significaria a repetição do grande incêndio de 2003 , só que em sentido contrário! O Posit da ANEPC , fala em Roqueiros (mas eu apenas conheço a aldeia de Roqueiro) , alguém me sabe informar se o incêndio já passou a N238?! @Duarte Sousa ?!!

Creio que já passou a N238 sim, entre Rabisca e Sarnadas de S. Simão.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Creio que já passou a N238 sim, entre Rabisca e Sarnadas de S. Simão.

Obrigado Duarte, dai para a frente ( Vilar Barroco, Orvalho, etc) já vai encontrar muito menos combustível , dado que essa zona teve dois grandes IR em Agosto de 2017, contudo falta perceber onde andam as outras frentes, e não vai ser um dia/tarde fácil, porque o vento deverá voltar a aumentar de intensidade sensivelmente a partir das 11h/12h :unsure:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Eu diria que neste momento o flanco mais preocupante é o flanco direito/Este, desde Alvito da Beira até ao Pião.

É uma área já extremamente vasta, e sem sinal de grandes melhoras , visto da aldeia de Isna há cerca de meia-hora :( Aldeias de Bafareira e Rabisca no concelho de Oleiros , evacuadas por precaução!

qZ5Xzfc.png
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Já temos radar dinâmico do IPMA :viva: Eco´s do IR de Proença-a-Nova/Oleiros/Castelo Branco no mesmo :facepalm:


uJYB1l3.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O incendio de Proença-a-Nova, já com com 1051 operacionais, 347 veiculos e 15 MA, acabei de ver uma publicação no faceboo, onde diz que o perímetro do incendio ronda os 55 km, a ver vamos, se com o baixar das temperaturas, podem levá-o á sua extinção.
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
IR de Proença-a-Nova/Oleiros/Castelo Branco contínua a não dar sequer hipótese de combate directo , e já está neste momento muito perto de galgar o Zêzere , e atingir mais um concelho , o quarto , e desta vez já no distrito de Coimbra ( Pampilhosa da Serra) , sem dúvida alguma o maior incêndio rural deste ano em Portugal Continental , e que já poder ter queimado cerca de 13.000 (ha) , uma perda imensa de uma zona que conheço muito bem, e que deixa aquelas pessoas ainda mais frágeis , dado que a maior fonte de riqueza/receita é precisamente a floresta :(.