Seguimento - Incêndios 2022



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Essa enorme nuvem foi visível durante toda a tarde do lado sul da Estrela

Dito pela repórter da RTP ainda há menos de uma hora, está a arder nessa zona.
Vamos com 5 dias disto, mais de 10 mil hectares ardidos numa das zonas mais sensíveis do país, sinceramente já nada me custa a acreditar neste momento.

Sim, eu sei, acompanhei a evolução da nuvem e do local onde está a arder. Apenas a tomada de vista é intrigante e o aspecto da nuvem também talvez um pouco diferente.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

okcomputer

Cirrus
Registo
13 Jul 2020
Mensagens
91
Local
Minho
É difícil acreditar, vou tentar verificar a veracidade do local da foto.

Aqueles telhados, árvores, terreno do lado esquerdo, só há dois locais possíveis, Penhas Douradas ou Penhas da Saúde, mas não encontro correspondência das construções nas imagens do Maps.:intrigante::unsure:



uXZkZZM.jpg

A nuvem parece bem longe do local em questão, diria que largas dezenas de km. Embora ontem fosse dia favorável ao desenvolvimento de pyroCb dada a instabilidade atmosférica, isso não será das células do interior norte fotografadas de longe?
 

Luis Tovar

Cirrus
Registo
13 Jun 2017
Mensagens
12
Local
Porto
A nuvem parece bem longe do local em questão, diria que largas dezenas de km. Embora ontem fosse dia favorável ao desenvolvimento de pyroCb dada a instabilidade atmosférica, isso não será das células do interior norte fotografadas de longe?
Penhas da Saude na parte de cima, próximo do campo de futebol.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 

okcomputer

Cirrus
Registo
13 Jul 2020
Mensagens
91
Local
Minho
Obrigado
A direção da foto parece ser mais ou menos NNO, talvez ~345º

BOGPRgL.jpeg



Não conheço suficientemente a região nem sei aonde ocorriam ontem os focos de incêndio mais intensos, se for um pyroCb deve ter sido captada entre meio e final da tarde, pelas cores do céu e nuvem talvez mais perto do meio que do final da tarde.
Quem conheça deve dar para confirmar a relação com o incêndio ou se será duma célula meramente convectiva mais a norte ou algo assim.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Proximo da rua dos pastores 20

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

Obrigado
A direção da foto parece ser mais ou menos NNO, talvez ~345º

BOGPRgL.jpeg



Não conheço suficientemente a região nem sei aonde ocorriam ontem os focos de incêndio mais intensos, se for um pyroCb deve ter sido captada entre meio e final da tarde, pelas cores do céu e nuvem talvez mais perto do meio que do final da tarde.
Quem conheça deve dar para confirmar a relação com o incêndio ou se será duma célula meramente convectiva mais a norte ou algo assim.

Obrigado, é mesmo nesse local. Sabendo isto consigo calcular a dimensão da nuvem.
Sim, este pyroCb formou-se mais do que uma vez ontem e é consequência directa da enorme convecção produzida pelo incêndio. Neste caso não exactamente sobre o local do fogo mas deslocado por efeito do vento nos níveis médio e médio/baixo.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

baojoao

Cumulus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
401
Local
Casal Sancho(375 m)
De tanta coisa que me faz confusão, há uma que por mais que tente não consigo entender...
O responsável por este incêndio é o comandante de Lisboa e Vale do Tejo? wtf!!! O Sr. até pode ser muito competente, mas que conhece ele da Serra da Estrela.E se fosse o contrário diria o mesmo, se houvesse um incêndio urbano de grande dimensões na cidade de Lisboa não faria qualquer sentido que o responsável fosse um comandante aqui da zona...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Governo diz que é necessário ajustar combate ao fogo na Serra da Estrela.​


Hoje às 14:02.

O Ministério da Administração Interna informou que foram identificadas situações que podem necessitar de ajustamentos do ponto de vista operacional no combate ao incêndio na Serra da Estrela.

O Ministério da Administração Interna (MAI) indica em comunicado que a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, se reuniu na quarta-feira e hoje, por videoconferência, com os presidentes das Câmaras Municipais da Covilhã, de Gouveia, da Guarda e de Manteigas, para acompanhar o incêndio que começou no sábado em Garrocho, na Covilhã.

"Nos encontros de ontem e hoje foram identificadas situações que, do ponto de vista operacional e dadas as características do incêndio, poderão necessitar de ajustamentos, e que estão já a ser objeto de avaliação", refere o comunicado.

Nas reuniões estiveram presentes responsáveis da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que explicaram as dificuldades identificadas ao nível da orografia da região, condições meteorológicas expectáveis e os meios empenhados.

O Governo e a ANEPC voltam a reunir-se com os autarcas na sexta-feira às 9 horas, adianta o comunicado. Na nota, o Ministério refere que "a complexidade deste incêndio desencadeou uma mobilização de meios excecional".


Muito bem, o governo reconhece que são necessários ajustamentos, mas convém que avaliem e ajam rápido, porque enquanto pensam, vai ardendo um Parque Natural, uma área que supostamente devia ser protegida.. :unsure: Estou para ver o resultado desses ajustamentos que se querem rápidos e eficazes...pena não se fazerem ajustamentos preventivamente e antes das coisas ocorrerem, e não é só ao nível dos incêndios.... :unsure:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Governo diz que é necessário ajustar combate ao fogo na Serra da Estrela.​


Hoje às 14:02.

O Ministério da Administração Interna informou que foram identificadas situações que podem necessitar de ajustamentos do ponto de vista operacional no combate ao incêndio na Serra da Estrela.

O Ministério da Administração Interna (MAI) indica em comunicado que a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, se reuniu na quarta-feira e hoje, por videoconferência, com os presidentes das Câmaras Municipais da Covilhã, de Gouveia, da Guarda e de Manteigas, para acompanhar o incêndio que começou no sábado em Garrocho, na Covilhã.

"Nos encontros de ontem e hoje foram identificadas situações que, do ponto de vista operacional e dadas as características do incêndio, poderão necessitar de ajustamentos, e que estão já a ser objeto de avaliação", refere o comunicado.

Nas reuniões estiveram presentes responsáveis da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que explicaram as dificuldades identificadas ao nível da orografia da região, condições meteorológicas expectáveis e os meios empenhados.

O Governo e a ANEPC voltam a reunir-se com os autarcas na sexta-feira às 9 horas, adianta o comunicado. Na nota, o Ministério refere que "a complexidade deste incêndio desencadeou uma mobilização de meios excecional".


Muito bem, o governo reconhece que são necessários ajustamentos, mas convém que avaliem e ajam rápido, porque enquanto pensam, vai ardendo um Parque Natural, uma área que supostamente devia ser protegida.. :unsure: Estou para ver o resultado desses ajustamentos que se querem rápidos e eficazes...pena não se fazerem ajustamentos preventivamente e antes das coisas ocorrerem, e não é só ao nível dos incêndios.... :unsure:

Incompetência, pura e simples, ao nível mesmo da governação. Nem digo mais nada.
 
  • Sad
Reactions: "Charneca" Mundial