Seguimento - Incêndios 2025

Já na outra zona, que parte conheço relativamente bem, já me custa um pouco mais a entender. Aquela zona dos incêndios do Sátão, Trancoso e todos os outros concelhos que já atingiu, embora não seja obviamente plana , não é uma zona de declives tão acentuados (embora também existam) e deveria ter sido mais fácil de controlar.
Estava a olhar para a imagem Copernicus da área do incêndio de Sátão-Trancoso e o que noto é um maior rendilhado de áreas ardidas e áreas defendidas por serem povoações. A concentração dos meios de combate na defesa das povoações certamente fez com que fora desses perímetros a concentração fosse menor, penso que é inevitável. No incêndio de Piódão sem dúvida que o grande declive de extensas encostas em vales fundos foi o factor que permitiu a rápida expansão do incêndio.

2025-08-16-00_00_2025-08-16-23_59_Sentinel-2_L2A_SWIR_Trancoso-Sernacelhe-Sátão.webp

• Gosto
Reactions: Aine e Thomar
Várias ignições em simultâneo na zona de Monchique e Silves, sabemos que com a rotação da
vento para Norte que vamos ter, será muito importante não fugirem ao ataque inicial :hmm:

Edit: Todas em resolução :pray:

Última edição:
Nova ignição dentro da Contenda (Barrancos). Sem meios aéreos, arde há duas horas. Que diferença quando anteriormente, há semanas atrás, apareciam estes inícios e eram rapidamente resolvidos. É óbvio que não pode haver os meios necessários para tal pronta, imediata e eficaz acção, na corrente situação de todo o território.
Agora, tinha é que haver a vigilância e fiscalização locais activas para que não ocorressem estas ignições! Não há trovoadas!
Estas acções é que tinham de ser mobilizadas em todo o lado, permanentemente em todo o território, localmente sem ser preciso andar a correr de um lado para o outro.

Fogo_Contenda-Barrancos.webp

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Aine
Se o tipo chora por um bilhete depois de todos os seus pertences serem churrascados, que faria antes?

Polémico, mas aproveitei a ocasião porque na altura muita gente troçou da noção que meros brindes podiam influenciar decisões laborais muito relevantes de certos intervenientes.

Novamente, de volta à programação normal :)
Nem sei como responder sem te ofender, por isso fico-me por aqui...

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Todas as ignições ocorridas na Serra de Monchique esta tarde, foram controladas, pelo menos, 3.

Entretanto na Serra do Açôr, reativou-se a frente do concelho da Pampilhosa da Serra. O fogo está perto da aldeia de Meãs, em direção à São Jorge da Beira. Daqui a pouco vai "bater" ao inicial de Sobral de São Miguel.
Já no lado oposto, a frente que andava em Vide já andava no Parque Natural da Serra DA Estrela e já subiu as Pedras Lavradas e já desce para o lado de Unhais da Serra.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk