StormRic
Furacão
Um exemplo de como a velocidade de propagação excede qualquer controle, e também um exemplo da inconsciência humana sem limites (para não chamar pior).Tornado de fogo no incêndio de Aguiar da Beira.
Um exemplo de como a velocidade de propagação excede qualquer controle, e também um exemplo da inconsciência humana sem limites (para não chamar pior).Tornado de fogo no incêndio de Aguiar da Beira.
Onde é que acedes a estas imagens?Comparação da situação com duas horas de intervalo, 15h45-17h45.
Note-se como a pluma de fumo de Figueiró dos Vinhos é diminuta, quase não se notando a SSO do incêndio na Lousã na imagem mais recente.
![]()
Entretanto um vento do quadrante Oeste parece empurrar o fumo da Lousã, não sei se o próprio incêndio no terreno, para Leste.
Sinceramente espero que não recuperem... a recuperação que estava a acontecer era mimosas e eucaliptos novamente a rebentar.Esse incêndio parece que começou na fatídica "Estrada da Morte", do incêndio de Pedrógão Grande de 2017. As zonas que foram afetadas em 2017 ainda não recuperaram totalmente, da última vez que passei por lá, mas já têm muita vegetação. Veremos se, menos de uma década depois, a coisa não arde de novo...![]()
Uma vez mais a Mata da Margaraça a resistir aos incêndios. Já tinha acontecido em 2017 e pelo que me disseram, desta vez também.
Não há homens, veículos ou meios aéreos que consigam fazer frente a isto.
É deixar arder, proteger as casas e a populações.
Às 20h00 a pluma de fumo permitia deduzir que o incêndio estava com muita força.
Dada a dimensão, comparando com o ataque a outros incêndios que foram aparecendo ontem e hoje, o dispositivo de combate a este incêndio parece-me talvez insuficiente. Figueiró dos Vinhos, que se iniciou às 17h00, contou com mais de 230 operacionais e já está em resolução desde as 21h04. Sabugal teve início às 14h41 e ainda está em curso sem contar com mais de 80 operacionais.
Ver anexo 24846
Ver anexo 24845
Pareceu-me evidente ontem que os meios iniciais foram poucos, durante muito tempo.Incêndio do Sabugal:
Sat24Onde é que acedes a estas imagens?
Há uns anos atrás houve uma grande polémica com as ofertas do Benfica a árbitros. Muito controverso se tal ação constituía influência.
Como dá para ver, para alguns pode ser desconcertantemente relevantehttps://www.cmjornal.pt/cmtv/videos...ecebe-convite-do-benfica-para-assistir-a-jogo