Mais de 1600 bombeiros num incêndio que dura há 7 dias. Não me lembro de algo com esta dimensão. Penso que ultrapassa o de Pedrógão.

São 685 km2 de área ardida, o que dá um perímetro superior a 100km se fosse um quadrado. Imaginem a quantidade de pessoal só para ações de rescaldo!Mais de 1600 bombeiros num incêndio que dura há 7 dias. Não me lembro de algo com esta dimensão. Penso que ultrapassa o de Pedrógão.
![]()
Sim,a área afectada por este incêndio é maior do que a de Pedrógão, e a paisagem mais variada, com mais povoações e zonas habitadas.Penso que ultrapassa o de Pedrógão.
Nem mesmo assim conseguiram controlá-lo antes de os meios aéreos deixarem de poder actuar: o vento não deixou, apesar de não ser muito intenso.Algo diferente no ataque inicial ao incêndio em Figueira de Castelo Rodrigo (início hoje às 14h58): 9 meios aéreos, uma centena de operacionais, com 1h40 de duração.
Do que percebi ontem nas TVS o incêndio já andavam bem lá no alto da serra e estava também a arder à esquerda da povoação de Alvoco da Serra.Pergunta: o incêndio já passou por Alvoco da Serra e está a subir as encostas da Torre, como parece indicado no Google Maps??
Foi contido em Loriga e no vale de Unhais?
![]()
![]()
Notável, porém não deixa de ser uma exceção. Deve haver mais matas que não são monocultura e que simplesmente arderam. Ouvi um entendido na TV, referir que se restaurassemos a floresta laurissilva de há 2 milhões de anos, provavelmente ocorreria o mesmo, pois teríamos um bosque de carvalhos e restantes quercus, loureiros, azereiros, medronheiros e muitos matagais á mistura, verdadeiramente impenetráveis!