Seguimento - Incêndios 2025

Mais de 1600 bombeiros num incêndio que dura há 7 dias. Não me lembro de algo com esta dimensão. Penso que ultrapassa o de Pedrógão.

ac89c1222b683efe740e4715c1c98796.jpg
 
Mais de 1600 bombeiros num incêndio que dura há 7 dias. Não me lembro de algo com esta dimensão. Penso que ultrapassa o de Pedrógão.

ac89c1222b683efe740e4715c1c98796.jpg
São 685 km2 de área ardida, o que dá um perímetro superior a 100km se fosse um quadrado. Imaginem a quantidade de pessoal só para ações de rescaldo!
 
Algo diferente no ataque inicial ao incêndio em Figueira de Castelo Rodrigo (início hoje às 14h58): 9 meios aéreos, uma centena de operacionais, com 1h40 de duração.
Nem mesmo assim conseguiram controlá-lo antes de os meios aéreos deixarem de poder actuar: o vento não deixou, apesar de não ser muito intenso.

Fogos+FCRodrigo-Pinhel_20h24.webp


Vento_InteriorCentro_FCRodrigo_20250820-19.webp
 
Nevoeiros pela madrugada e início da manhã. Até às 12h00 os incêndios pareciam acalmar-se.
Notar o percurso ondulante e junto à superfície da pluma de fumo, a atingir toda a extensão em latitude do território para sul.
Cerca dessa hora a imagem de satélite dá uma visão impressionante das enormes áreas afectadas, ardidas mesmo.

Como tem sido habitual nos últimos dias, e em geral nesta época, a partir das 14h00 os incêndios começam a ficar descontrolados, com o aumento da temperatura e especialmente do vento.

Fundão, Covilhã e Seia viram assim as várias frentes Leste, Sueste e Sul recrudescerem. Termina o dia sem haver perspectiva de controle.

Sat24_20250820-06h15_20h35utc+1



Última imagem com luz do dia, ontem e hoje:

Sat24_19-1950.webp
Sat24_20-1950.webp
 
Última edição:
Já não há meios suficientes para sob condições de vento debelar novos incêndios em zonas onde a maior parte dos operacionais e meios ainda está empenhada no combate, conclusão e vigilância aos grandes incêndios.
O incêndio de Figueira de Castelo Rodrigo-Almeida-Pinhel foi iniciado às 14h58 de ontem, ainda está em curso 10 horas depois.
Despacho de primeiro alerta às 15h08. A 24 Km de Pinhel (37 min.), 15 Km de Almeida (20 min.) e 16 Km de F.C Rodrigo (22 min.), claro que o fogo teve mais de meia hora para se propagar antes de ser atacado. Meios aéreos podiam ter chegado mais cedo? Provavelmente não, até porque estariam certamente empenhados noutros incêndios. Populares? A 35 minutos a pé da povoação mais próxima (Cinco Vilas). Um local ermo, provável actividade pecuária.
Nada podia ter sido feito mais rapidamente.

Fogos+FCRodrigo-Pinhel_01h24.webp
 
Pergunta: o incêndio já passou por Alvoco da Serra e está a subir as encostas da Torre, como parece indicado no Google Maps??
Foi contido em Loriga e no vale de Unhais?

pJENKC6.jpeg



ZxoYqIy.jpeg
Do que percebi ontem nas TVS o incêndio já andavam bem lá no alto da serra e estava também a arder à esquerda da povoação de Alvoco da Serra.
Em Unhais o fogo desceu da encosta de Alvoco até ao H2hotel. Não sei se entretanto estaria novamente a subir o Vale Glaciar de Unhais (tem outro nome, mas não me lembro qual)
 
A Serra da Estrela e todas as Serras da zona vão ser um desolo para quem se deslocar lá mais tarde para ver neve. Enfim... Todos os anos vou a Serra durante o Inverno e este ano vai ser horrível ver tudo ardido. Desde o Fundão até sei lá onde... Que desilusão...
 
As barragens da bacia do Zêzere, vão levar com toneladas de cinza tóxica e lamas, nas primeiras chuvas de outono/ inverno: santa luzia, Cabril, castelo de bode.. a extensão é tao grande que desanima qualquer ímpeto bem intensionado. As encostas deviam ser protegidas para que a terra não seja levada pelas chuvas, nem que fosse fazendo tombar as árvores, sempre seguravam algo.
 
Notável, porém não deixa de ser uma exceção. Deve haver mais matas que não são monocultura e que simplesmente arderam. Ouvi um entendido na TV, referir que se restaurassemos a floresta laurissilva de há 2 milhões de anos, provavelmente ocorreria o mesmo, pois teríamos um bosque de carvalhos e restantes quercus, loureiros, azereiros, medronheiros e muitos matagais á mistura, verdadeiramente impenetráveis!