Sleet
Cumulus
É claro que dão jeito, não é essa a questão. O problema é esta viciação que leva as pessoas a pedir mais e mais e mais meios aéreos. Não é sustentável, quando não se desenvolve capacidades de supressão nas horas de "lume brando".
A entrada tardia de aeronaves no terreno está também relacionada com limites operacionais relacionados com os pilotos. Não se pode esperar que um piloto que conclua uma missão às 20h30, e esteja em casa às 21h30, que se apresente às 07h da manhã para início da missão durante 10 ou 12 dias seguidos. Além de que estes limites são regulados quer contratualmente quer do ponto de vista de legislação aérea.
De acordo, a minha crítica está em que à mesma hora havia mais meios aéreos empenhados por exemplo no incêndio do Sabugal (e não duvido que fossem úteis, mas apesar de tudo decorria numa orografia mais favorável) do que neste megaincêndio, com a desculpa de não ser possível atuarem por falta de visibilidade, algo que até poderia acontecer do lado da Covilhã e do Fundão mas não aqui. Parece-me que foi um erro prontamente assumido porque quando a situação piorou foram destacados meios, só que tarde demais.
Mas não quero estar a dar demasiado ênfase a isto, falhas acontecem, os problemas de base estão antes de o fogo começar.
Esta é uma imagem "feliz", passe a expressão face à calamidade que isto é, porque dá para comparar a zona de pinhal muito denso e praticamente sem gestão por parte dos baldios da freguesia de Alvoco da Serra, ao longo do vale da ribeira a oeste da aldeia e praticamente até à cumeada do vale de Loriga, que ardeu como um fósforo na terça-feira, e o pinhal gerido, menos denso e intercalado por folhosas na zona de Vasco Esteves de Baixo e Vasco Esteves de Cima, que só mais tarde ardeu e do qual ainda sobrou uma pequena parte.Detalhe da área ardida até à manhã de ontem, vales de Loriga, Alvoco da Serra e Unhais da Serra, encostas do planalto da Estrela, Torre.
![]()
Entretanto, a pequeníssima frente junto à Penha dos Abutres na divisória entre os vales de Alvoco/Cabrum e de Loriga continua a dar trabalho, porque mesmo com meios aéreos e meios apeados, vai apagando de um lado e reacendendo do outro, e já andam nisto desde ontem à tarde...
Última edição: