.
,com 23.2ºC e vento fraco.
,depois de alguns dias,casa cheia
.Boa noite, extremos do dia, aqui pela minha aldeia:
Tº mín.: 1,7ºC
Tª máx.: 3,7ºC
Neste momento 2,7ºC.
Não estive cá a maior parte do dia, pelo que não posso confirmar se nevou cá, na viagem que fiz a Espanha, 2 km norte da aldeia a 890m altitue caía-água neve com 2ºC, quando passei a fronteira e comecei a subir, por volta dos 900 m nevava com intensidade, a temperatura era já de 0ºC e havia acumulação, na Gudiña havia também acumulação. Verifiquei que em Portugal, havia acumulação na serra da Coroa e nas serras dos Pinheiros e Esculqueira (junto à fronteira).
Vinhais definitivamente, foi a capital da neve este fim de semana, beneficiou logo desde o primeiro dia, provavelmente com uma nuvem que trazia mais frio e bastante pricipitação, gerando acumulação de neve. A partir daí, a neve no solo, que arrefeceu aquela região, provavelmente definiu o resto do evento, e secundariamente de estar na vertente sul do planalto da Serra da Coroa, no sopé do alto da Ciradelha a 1021 metros de altitude e de mesmo a sul/sueste estar rodeada por montes que rondam os 950-1060m que são a continuação da serra da Nogueira.
).
Bem, mas na Quinta passei por uma bela e fria aventura.
Na viagem para Bragança, por Espanha, como ultimamente tem sido normal, os últimos cerca de 40 Km da A52 - Autovía de las Rías Bajas - foram sobre neve intensa.

Grande aventura
Eu também passei nessas estradas na quinta-feira de manhã, dia 5, mas no sentido inverso. Apesar da nevar com intensidade, não tive problemas de maior, talvez por ter passado antes das coisas se complicarem.

Dan foi na Sexta, por lapso apesar de ter indicado o dia certo (dia 6) indiquei erradamente o dia da semana. Isto passou-se tudo sexta. Já corrigi![]()
Boas,
Só agora pude vir à net, por isso não pude relatar e confirmar o que aqui já foi dito relativamente ao evento do dia 6.
Grandes registos os aqui colocados.
Bem, mas na Sexta passei por uma bela e fria aventura.
Na viagem para Bragança, por Espanha, como ultimamente tem sido normal, os últimos cerca de 40 Km da A52 - Autovía de las Rías Bajas - foram sobre neve intensa.
![]()
Quando virei para Portugal mas ainda em Espanha a situação complicou-se, nevava intensamente.
![]()
![]()
Apesar de a acumulação ainda não ser demasiado grande, rapidamente se tornou impossível subir (as correntes tinham ficado em Braga…enfim).
![]()
Tive de regressar, já com muita dificuldade à aldeia de Hermisende (ainda em Espanha) onde ficamos retidos perto de 2 horas. Por volta das 14:00 horas portuguesas já quase não nevava e segundo a Guarda Civil de Lubian era possível regressar à A52 que se mantinha transitável devido à intervenção da protecção civil local. Fizemo-nos então ao caminho, mas à saída da aldeia verificamos que a estrada, na direção de Portugal, já apresentava muito menos neve, e como bons portugueses lá fomos tentar mais uma vez. Mas 2/3 km mais à frente verificamos que estava um carro português atravessado e à espera de ajuda e mais sete carros com enormes dificuldades.
![]()
Demos novamente a volta, com bastante dificuldade, e regressamos à A52 onde se circulava sem grande dificuldade apesar do belo cenário. Que grande nevão…
![]()
Depois e porque nos informaram que pelo lado da Puebla de Sanabria havia muito menos neve lá fomos dar essa volta e tentar entrar em Portugal por Rio de Onor onde não havia neve.
![]()
No dia seguinte foi dia de ir novamente ter com a neve, um amante da neve não resiste vê-la a poucos Kms.
Esta serra (penso ser a Sierra da Gamoneda com altitude máxima a rondar os 1700 m) ainda apresentava este cenário.
![]()
Veterano, esta Páscoa merecia uma caminhada numa destas serras...
Veterano, esta Páscoa merecia uma caminhada numa destas serras...
.
.
...com subida de temperatura,neste momento ainda muitas nuvens,o vento estêve de SSW,agora virou para WNW,com 20.7ºC.
.