Seguimento Interior Norte e Centro - Abril 2014

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Qualquer estação bem instalada, com um RS bem instalado regista temperaturas fiáveis (por algum motivo é o sistema que TODAS as estações oficiais usam). Um RS reflete a radiação solar e protege o sensor no seu interior.
Não digo o contrario....O que eu digo é que qualquer corpo ao sol aquece. Tenho os sensores dentro do RS que está montado no alto do predio e tenho um outro termometro digital na rua onde não apanha sol e temperaturas do sensor protegido pelo RS é sempre mais alta (falamos de graus) em relação ao termometro que não apanha sol. Fica a pergunta: qual a temperatura correta?????
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Não digo o contrario....O que eu digo é que qualquer corpo ao sol aquece. Tenho os sensores dentro do RS que está montado no alto do predio e tenho um outro termometro digital na rua onde não apanha sol e temperaturas do sensor protegido pelo RS é sempre mais alta (falamos de graus) em relação ao termometro que não apanha sol. Fica a pergunta: qual a temperatura correta?????

Algo está definitivamente errado. A temperatura num sensor devidamente abrigado é sempre menor que num sensor sem RS mesmo que á sombra...

PS: Estive a comparar com a máxima hoje em CB. Eu sei que a distância é alguma, mas parece-me que 7º de diferença é efetivamente excessivo
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Eu nem pela Davis Vue da meteocovilhã me guio porque neste momento a temperatura do site meteocovilha vai nos 17,7 ºC e 66%HR e eu ja registo 15,9 ºC e 91%HR. A Boidobra tem como que um microclima associado a ribeira que aqui passa e proximidade do rio. Encontro-me a 465 metros de altitude e meteocovilhã a 756m. O que posso dizer é que aqui é um calor infernal de verão e um frio de rachar de inverno. Mas tambem a Davis da meteocovilha regista 0,4mm de chuva (todos os dias regista 0,2) e não choveu nada de nada por isso tambem não me posso fiar pelos valores do site :angry:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Eu nem pela Davis Vue da meteocovilhã me guio porque neste momento a temperatura do site meteocovilha vai nos 17,7 ºC e 66%HR e eu ja registo 15,9 ºC e 91%HR. A Boidobra tem como que um microclima associado a ribeira que aqui passa e proximidade do rio. Encontro-me a 465 metros de altitude e meteocovilhã a 756m. O que posso dizer é que aqui é um calor infernal de verão e um frio de rachar de inverno. Mas tambem a Davis da meteocovilha regista 0,4mm de chuva (todos os dias regista 0,2) e não choveu nada de nada por isso tambem não me posso fiar pelos valores do site :angry:

Não me parece que olhar para as estações dos outros (quando ainda por cima essas estações têm selo de qualidade) seja a melhor solução. Por mais microclima que exista aí 7º graus de erro mostram que algo está errado. Ainda por cima confirmaste isso com um sensor desabrigado!

Tenta ver o que se passa. O sensor etá totalmente colocado no RS? Existe alguma parte aberta no RS que esteja a causar o problema. A mehor solução para um problema é ter a noção que ele existe. A partir daí a origem é algo que se acaba por descobrir...
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Não me parece que olhar para as estações dos outros (quando ainda por cima essas estações têm selo de qualidade) seja a melhor solução. Por mais microclima que exista aí 7º graus de erro mostram que algo está errado. Ainda por cima confirmaste isso com um sensor desabrigado!

Tenta ver o que se passa. O sensor etá totalmente colocado no RS? Existe alguma parte aberta no RS que esteja a causar o problema. A mehor solução para um problema é ter a noção que ele existe. A partir daí a origem é algo que se acaba por descobrir...

Tambem me parece que dizer que tudo o que não tenha selo de qualidade é mau não seja solução :D Os sensores estam colocados dentro do RS bem no cento
http://www.meteopt.com/forum/instru...ocacao-do-rs-da-davis-vue-na-ventus-7656.html

Pode ver como está colocado. Mas para quem possa fazer a experiencia deixo aqui uma sugestão: coloquem um RS(seja ele com selo de qualidade ou não) a sobra e vejam temperatura e depois coloquem-no ao sol e comparem. Acho que isto é fisica pura. o proprio ar circundante ao RS estará mais quente caso este esteja ao sol e o mesmo não se verifica quando está a sombra pois o ar não está aquecido. A pergunta que fica e que me deixa confuso é qual a temperatura correta?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Tambem me parece que dizer que tudo o que não tenha selo de qualidade é mau não seja solução :D Os sensores estam colocados dentro do RS bem no cento
http://www.meteopt.com/forum/instru...ocacao-do-rs-da-davis-vue-na-ventus-7656.html

Pode ver como está colocado. Mas para quem possa fazer a experiencia deixo aqui uma sugestão: coloquem um RS(seja ele com selo de qualidade ou não) a sobra e vejam temperatura e depois coloquem-no ao sol e comparem. Acho que isto é fisica pura. o proprio ar circundante ao RS estará mais quente caso este esteja ao sol e o mesmo não se verifica quando está a sombra pois o ar não está aquecido. A pergunta que fica e que me deixa confuso é qual a temperatura correta?

pedro_cvl vamos ser claros nisto. Uma estação oficial em qualquer ponto do mundo e por definição da OMM é aquela que está totalmente exposta, desimpedida e com RS. Essa é a temperatura real! Se vamos pela física: Uma estação dentro de um RS apanha com 0W/m2 de radiação solar. Um sensor, se totalmente à sombra, desprotegido, apanha com um mínimo de radiação difusa. Por algum motivo a OMM não coloca sensores à sombra. Coloca devidamente abrigados com um RS. Eu repito: Se tu achas normal hoje teres tido uma máxima superior a 7ºC do que aquela que se registou em Castelo Branco, então não há nada que se possa fazer. Ninguém aqui está para lixar a cabeça aos outros. Aqui sempre compreendemos o esforço e a dedicação dos membros para ter os melhores registos. Se chamamos a atenção das coisas é para ajudar.
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
pedro_cvl vamos ser claros nisto. Uma estação oficial em qualquer ponto do mundo e por definição da OMM é aquela que está totalmente exposta, desimpedida e com RS. Essa é a temperatura real! Se vamos pela física: Uma estação dentro de um RS apanha com 0W/m2 de radiação solar. Um sensor, se totalmente à sombra, desprotegido, apanha com um mínimo de radiação difusa. Por algum motivo a OMM não coloca sensores à sombra. Coloca devidamente abrigados com um RS. Eu repito: Se tu achas normal hoje teres tido uma máxima superior a 7ºC do que aquela que se registou em Castelo Branco, então não há nada que se possa fazer. Ninguém aqui está para lixar a cabeça aos outros. Aqui sempre compreendemos o esforço e a dedicação dos membros para ter os melhores registos. Se chamamos a atenção das coisas é para ajudar.

É facil dizer que algo não está bem mas pela sua ordem de ideias tenho o sensor de humidade e temperatura dentro de um RS (com selo de qualidade) no alto do predio exposto ao sol. Se temperatura foi 7 graus mais alta que em castelo branco paciencia. Foi o valor que me deu e não posso duvidar porque até é um RS com selo de qualidade :) O membro panda registou 29,4 ºC hoje de maxima e esta na encosta da serra mas provavelmente a estção dele tambem não tem selo de qualidade......:lol:
 
  • Gosto
Reactions: filipe cunha

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Fica so mais esta nota. A esta hora não há radiações difusas mas a meteocovilhã regista 16,3 ºC e eu registo a esta hora 14,8 ºC...
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
Boas

por Gouveia a manha foi de neblina e de tarde instalou-se o nevoeiro. o sol e o vento não apareceu por estes lados. neste momento está a chuviscar, com o nevoeiro a acompanhar, não ha vento e sigo com 11.9ºC

extremos: 11.2ºC minima \ 19.1ºC maxima
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
É facil dizer que algo não está bem mas pela sua ordem de ideias tenho o sensor de humidade e temperatura dentro de um RS (com selo de qualidade) no alto do predio exposto ao sol. Se temperatura foi 7 graus mais alta que em castelo branco paciencia. Foi o valor que me deu e não posso duvidar porque até é um RS com selo de qualidade :) O membro panda registou 29,4 ºC hoje de maxima e esta na encosta da serra mas provavelmente a estção dele tambem não tem selo de qualidade......:lol:

Perante esse tipo de postura não tenho absolutamente mais nada a dizer.
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Perante esse tipo de postura não tenho absolutamente mais nada a dizer.

Desculpe a sinceridade mas a sua postura foi a de alguem que o unico que soube dizer foi que algo estava mal e não deveria comparar os meus valores com os de uma estação com selo de qualidade, estação essa que deve estar perto dum sistema de rega pois quer chova ou não chova marca chuva todos os dias. Penso que a estação estará com um problema e rapidamente o proprietario vai resolver isso. Se tivesse um RS artesanal ja saberia qual a sua resposta, seria a de que o RS estava mal construido. Mas neste caso e para não ter duvidas dessas comprei um RS da Davis e o unico que fiz foi colocar la sensores. Coloquei link com as fotos para ver do que eu estava a falar. Mesmo assim ainda não houve da sua parte qualquer comentario benefico que me ajudasse a ver qual o problema. Não sou parvo e tambem achei temperatura desajustada. O unico que me limitei a dizer foi que se de facto os sensores estam bem abrigados dentro dum RS com selo de qualidade e se a radiação que neles incide neste caso é de 0W/m2 então não tenho que duvidar dos valores. Limitei-me a responder segundo o seu raciocinio
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Vá lá não se chateiem.. :) A verdade é que hoje CBranco teve temperatura máxima inferior a muitos locais, não só Covilhã mas também Viseu-aerod (3 graus de diferença). Talvez tenha sido por algum nevoeiro de manhã, e mudança de massa de ar a partir das 15h mais ou menos.. Está mesmo fresco a esta hora! :)

O calor propaga-se não só por radiação, mas também por condução e conveccão. Claro que um sensor bem isolado impede a radiação solar e minimiza algum calor por condução e conveccão.

Como não tenho nenhum RS, nem nada que se pareça, prefiro não opinar. Tenho um aparelho de 40eur que mede temp interior juntamente com um sensor de temp exterior, que só está à sombra de tarde mas mede bem! Mesmo assim, desconfio sempre do calor transmitido pelas paredes, de tarde, em meses agonizantes como julho e agosto. :)