Seguimento Interior Norte e Centro - Abril 2021

Bajorious

Nimbostratus
Registo
15 Jan 2017
Mensagens
1,127
Local
Covilhã (Alt. 679m)
Tudo a Sul :(
Fundão, Belmonte e Castelo Branco preparem-se...
301349d44079975f3867b1ef428a6bb9.jpg


Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Há momentos em Mirandela, foto de Francisco Neto:

uYMVBtF.jpg


Por aqui continua a trovejar mais para Leste, não chove de momento.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Raio atinge rebanho e mata 68 cabras em Arcos de Valdevez

Um rebanho de 320 cabras foi atingido, na tarde desta sexta-feira, por um raio, que matou de imediato 68 animais, em Gondoriz, Arcos de Valdevez.

O fenómeno deixou em estado de choque o pastor, que, segundo contou ao Jornal de Notícias, estava na altura "a cerca de 100 metros, a falar ao telefone com um amigo". O caso deu-se cerca das 15 horas e já foi reportado ao Veterinário Municipal e ao Ministério da Agricultura, que enviou um técnico para o local.

"Foi uma trovoada forte. Eu estava com o rebanho na serra. Tenho 320 cabras e senti dois ecos enormes de trovão, encostei-me a uma pedra e as rés, quando desando, estava a 100 metros delas, vejo um terror. Sessenta e oito cabras todas mortas, encostadas umas às outras", contou Dário Lima, de 53 anos, dizendo-se chocado com a situação.

"Tenho quarenta e tal anos de serra, esta é a minha profissão, vivo disto e nunca vi, nem nunca me aconteceu tal coisa. Foi um raio, pelo que disse a Veterinária Municipal, que as matou", acrescentou o pastor, referindo que a serra "a 500 metros do local incendiou".

"O impressionante é que os meus animais não estão queimados. Acho que rebentaram por dentro. Estão a sangrar. As outras fugiram e tenho quatro cães, dois ainda não sei deles. Não sei se me morreram também", relatou, confessando: "Não sei como é o raio não me caçou a mim, se eu estava ali a 100 metros. Estava a falar com um amigo de Terras de Bouro. Quando vi, fiquei tolo, cego, sem palavras. E as autoridades estão como eu, nunca viram disto".

Cerca das 18.30 horas, Dário Lima, desconhecia ainda como os animais mortos seriam removidos do local. "Não é fácil tirá-las da serra. Além do prejuízo, ainda tenho esta dor de cabeça. Se morro eu, se calhar era mais fácil", desabafou.

https://www.jn.pt/local/noticias/vi...jkhG2WNoW0xS08uNk6mELfndZITT2mPS2OebGPBwIcqWU
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,042
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,042
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Este registo bate todos, em Penha Garcia, 23,1 mm em 10 minutos, inseridos num total de 36,8 mm em 1 hora.

YLMBiXx.jpg


x7Yujs9.jpg


Depois ponho a correspondência para os ecos de radar. Uma limitação é o facto de com o radar de Coruche desligado esta área fica na sombra da Estrela relativamente ao radar de Arouca, por isso não é visível a precipitação até mais de 1 Km de altitude acima do solo.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

Em Azinhoso céu muito nublado, há pouco até ficou algum nevoeiro, para já sem chuva, 9.6ºc actuais e 88% HR.

Vista para Oeste daqui da Aldeia há minutos:


c5jHkfx.jpg


Veremos as próximas horas, certamente ocorrerão alguns aguaceiros e até trovoadas :trovao: