Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2009

por aqui o ceu esteve ate as 14h limpo e sem vento
deve trovejar bem para viseu... ouço trovoes ao longe e as nuvens
estao muito bem desenvolvidas estou rodeado por elas mas nao querem nada comgo:sad: o vento sopra fraco.
max: 33.2 que ainda é a actual...
HR: 51%

Por Viseu depois de um pequeno período de aparente acalmia eis que volta a intensificar-se tanto a trovoada como a chuva:thumbsup:

A célula dessa região é a que mostra agora mais água no satélite/vapor de água e tem um overshooting top bastante alto mais ou menos à vertical de Seia/O.Hospital e nota-se ali um movimento anormal julgo que devido à serra da estrela.

98888110.gif

78077469.gif

a temperatura subiu repentinamente para 35.3ºC:shocking::surprise:
pus um video das nuvens no youtube
ocorreu uma forte trovoada em gouveia
segundo familia k la tenho

Editado por um moderador:
Bastante suspeita esta assinatura do radar, mas pode ser apenas um mancha normal enganadora devido à falta de resolução da imagem de radar.

71258912.jpg

essa imagem de radar mostra uma celula bem desenvolvida.
provavelmente ha 50% de hipotese de tornado...
sé parecida com aquelas imagens de radar nos EUA
no video mostra a parte dessas nuvens (sao aquelas que
estao do lado do poste electrico)

Eu não estou a afirmar nada, pois não temos imagens de radar para ver isso, estou apenas a dizer que achei um pouco suspeito o movimento da célula no satelite talvez forçado pela serra da Estrela e a forma da mancha do radar, que embora não seja bem um gancho (hook echo) das supercelulas tem semelhanças. Mas pode ser apenas coincidência pois as imagens de radar a que temos acesso tem pouca resolução e intervalo de actualização para ver essas coisas.

E de qualquer forma, mesmo que fosse uma supercélula (mera hipótese muito especulativa) isso não e sinónimo de tornado, apenas uma minoria de supercelulas geram tornados.

sim claro e certo:thumbsup:
eu tambem so afirmei por ser parecida ... ;)
neste momento houve-se ao longe trovoes
agora levantou-se um bocado de vento a temperatura continua nos 35.3ºC

Boa tarde, de facto essa mancha valeu uma forte trovoada aqui por Loriga, a qual originou algumas descargas eléctricas e falhas na luz. Levo já 30,4 mm acumulados, 10 dos quais resultantes dessa mesma trovoada e outros 20 de uma outra trovoada registada por volta do meio-dia. A temperatura cifra-se apenas nos 18,3 ºC e o céu, apesar de um pouco mais descarregado, ainda nos vai brindando com alguns aguaceiros fracos. :rain: