Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2011

Trovão bem forte nas redondezas :w00t:...muito escuro a SE e vento moderado de SE,actual 26.2ºC.

Confirmo, por aqui levantou-se do nada vento bastante seco e quente com rajadas moderadas/fortes que foram suficientes para derrubar cadeiras e mesas de uma esplanada.

Neste momento pinga e ouvem-se trovões ao longe mas alguns deles bastante audíveis :w00t:
 
Neste momento está mais calmo. Visto estar ainda algum calor pode ser que ainda haja mais alguma coisa.
Saliento que o Instituto de Meteorologia colocou o interior norte e centro em aviso amarelo até às 22h do dia de hoje devido à precipitação e trovoadas.
 
Céu nublado, ambiente abafado, vento moderado a forte em rajadas. Esperando alguma animação. Será?:rolleyes:
 
Esta tarde:

12_08_2011.JPG

Fonte: Institut für Meteorologie

12_08_2011_Tarde.JPG

Fonte: NASA
 
boas

continua o ceu esbranquiçado agora com o sol a expreitar mas deixou-se de ver a serra da estrela e a linha negra por la contiua ... o vento continua fraco a moderdado... sigo ainda com uns abafados 30.2ºC

extremos: 18.5ºC de minima e 33.1ºC de maxima
 
Seguimento Sul - Agosto 2011
A célula procedente de Espanha que se deslocava para oeste apresentava bastantes mammutes do seu bordo ocidental e ameaçava o desenvolvimento de uma tempestade. Acontece que, nesta época do ano, em que se aproximam as vindimas e muita fruta atinge o seu estado de maturação, há o recurso à utilização de artefactos pirotécnicos que impossibilitam o desenvolvimento de cumulonimbos. A partir das 12h30 ouvia aqui em Estremoz explosões que se seguiam numa cadência de cerca de uma por segundo (procedentes de norte e nordeste) … Com isso, parou o desenvolvimento da nebulosidade e o céu agora já está quase limpo.



Acabei agora de ouvir cerca de uma dúzia de bombas mas não sei em que zona foi.

Isto é inadmissível...

Céu encoberto e 24ºC.
 
Por um lado é compreensível, porque a precipitação por ventura intensa iria estragar as vindimas e as campanhas da azeitona, mas não deixa de ser inadmissível. Cá em casa, não se produz muito, porque o terreno é pouco, mas o meu avô tem hectares e hectares de vinha e olival, e não sei até que ponto não seria melhor deixar chover à vontade e estragar o quase nada que sobra de cachos, e salvar muita oliveira, carvalho, azinheira e castanheiro que está a secar. Estes impotentes estão a violar direitos civis, sejam eles quais forem ao privar a chuva quem precisar. Isto é decerto CRIME!:angry:

Voltando à conversa que cabe a este tópico, está tudo igual, muito escuro na Estrela, e com sol a tentar espreitar, mas já com ambiente mais suportável...;)