Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2014



Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
Como alguns devem ter reparado, no período em que estive na aldeia de Signo-Samo, concelho da Pampilhosa da Serra, o nosso colega SpiderVV foi postando os meus registos, ao qual agradeço desde já a sua grande disponibilidade.

Como disse, assim que pudesse postava as fotos das nuvens lenticulares observaradas ao fim da tarde doa dia 20 de Agosto:

7ok5Bt7.jpg


7YuC3iy.jpg


yfGBPFy.jpg


Porém, tenho mais registos. No dia anterior, terça-feira 19, também ao fim da tarde, observei umas nuvens com umas cores fora do habitual. Tinham tons de verde e de rosa. Infelizmente, na altura em que as captei, as suas tonalidades já se tinham desvanecido bastante.

Depois de alguma edição para evidenciar as cores das nuvens, obtive estes resultados:

vjQOTGI.jpg


vrO88RD.jpg


KW3HEkM.jpg
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Boas :calor:...já lá vão 38 dias sem pinga :mad:,se for como o verão mais recente de 2012,que foram 66 dias seguidos sem pinga :lmao:,ainda está longe :angry:,abençoadas trovoadas de verão que se sumiram para outras latitudes :huh:nos anos de 60 a 80,fazia calor...mas as trovoadas de verão eram brutais,era de rua cheia onde morava na altura no centro da cidade,tantas que foram,quando era novinho :p...mais um dia seco e :calor:,mais um dia a queimar forte :angry:,com 31.9ºC e vento fraco.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Por Bragança as últimas noites têm sido quentes e humidas... com nebulosidade sempre pela manhã que desaparece ao longo do dia.

A mínima desta madrugada foi de 18,3ºC.

Neste momento céu limpo e 31,1ºC
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Thomar

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas :calor:...já lá vão 38 dias sem pinga :mad:,se for como o verão mais recente de 2012,que foram 66 dias seguidos sem pinga :lmao:,ainda está longe :angry:,abençoadas trovoadas de verão que se sumiram para outras latitudes :huh:nos anos de 60 a 80,fazia calor...mas as trovoadas de verão eram brutais,era de rua cheia onde morava na altura no centro da cidade,tantas que foram,quando era novinho :p...mais um dia seco e :calor:,mais um dia a queimar forte :angry:,com 31.9ºC e vento fraco.

OFF-topic:
Lembro-me bem desses tempos, não dos anos 60 (que ainda não tinha nascido), mas nos anos 70, 80 e 90,
costumava passar todos os anos 15 dias em agosto no Paúl (terra do meu pai, para quem não conhece é uma bela vila)
no sul do concelho da covilhã a apenas 15 minutos, e desses tempos lembro-me bem do calor que fazia, dos banhos na ribeira do Paúl
(maior afluente do rio zêzere na cova da beira) apanhar carradas de amoras e ficar com as mãos roxas
e claro, das maravilhosas trovoadas de verão, sempre brutais e algumas vezes com granizo,
que com a diferença de temperatura do alcatrão a escaldar e do granizo, criava uma névoa de um palmo, que não permitia ver a estrada.
Claro que não apanhava trovoada todos anos, mas quando havia era à séria!

ON-topic:
Tenho acompanhado as temperaturas esta semana aí na beira-baixa, e tenho reparado bem nos valores elevados no Fundão e na Covilhã!
Se não estou em erro nessa zona na segunda-feira foram registadas pela rede do IPMA, temperaturas iguais ou superiores a +36ºC.
 
  • Gosto
Reactions: Mário Barros