Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2014



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,305
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Como alguns devem ter reparado, no período em que estive na aldeia de Signo-Samo, concelho da Pampilhosa da Serra, o nosso colega SpiderVV foi postando os meus registos, ao qual agradeço desde já a sua grande disponibilidade.

Como disse, assim que pudesse postava as fotos das nuvens lenticulares observaradas ao fim da tarde doa dia 20 de Agosto:

Porém, tenho mais registos. No dia anterior, terça-feira 19, também ao fim da tarde, observei umas nuvens com umas cores fora do habitual. Tinham tons de verde e de rosa. Infelizmente, na altura em que as captei, as suas tonalidades já se tinham desvanecido bastante.

Depois de alguma edição para evidenciar as cores das nuvens, obtive estes resultados:

:surprise: espectaculares registos! Penso que as últimas se chamam nuvens iridescentes, irisadas ou nacaradas, o último termo talvez não se aplique pois teriam que ser nuvens na baixa estratosfera. É um fenómeno de difracção em pequenos cristais de gelo dispostos numa camada fina, cada raio de luz solar encontra um único cristal. O efeito é mais intenso na periferia onde a espessura da nuvem é mínima. E é verdade que o efeito tem muitas vezes de ser revelado com edição da imagem pois as cores são atenuadas pela luz intensa e são facilmente obliteradas pela sobre-exposição. Bom trabalho! :thumbsup:


Aqui por Carcavelos segundo dia de céu totalmente limpo e temperatura a subir, vento fraco de norte. A água do mar é que não há meio de aquecer, embora seja um efeito apenas local ao longo da costa devido à nortada que tem persistido este verão. Ao largo as SST (Sea Surface Temperature - temperaturas à superfície do oceano) do Atlântico, numa área largamente maioritária, estão acima do normal pelo menos um grau:
http://www.nhc.noaa.gov/tafb/atl_anom.gif
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa