Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2025

Aqui está igual, mas certas zonas do litoral também estão um pouco melhor, e Tondela tem uma influência atlântica pouco maior, mas noticiável.
36.3ºC, 33%hr.
Máxima de 37.6ºC.

Esta madrugada fiz o percurso Loures - Tábua com o meteotracker, das 3h47 às 7h30.

NwBTIBT.png

Temperatura máxima de 25,4ºC registada na A13 às 6h02, entre Gracinas e Bouçã (concelho de Penela).

J8IM3xG.png

Temperatura mínima de 14,6ºC registada na N17 às 6h34, em Vale de Vaz (concelho de VN Poiares).

97kObtI.png

Aqui já andou nos 38.9ºC, nova máxima anual, e segunda temperatura mais elevada da minha estação(Nov 2022).
Agora 38.5ºC, 21%hr.
A mínima foi de 22.6ºC.
O meu datalogger mais frio desceu aos 6.5ºC.

Ligeiramente menos agressivo na minha estação de São João da Serra, de maior influência atlântica: 36.8ºC/18.7ºC por lá.

Última edição:
Muito calor no Pinhão, já a rondar os 40 graus a esta hora, ontem chegou aos 43, nem imagino o calor que estará na zona da foz do Sabor, que pelo que tudo indica é significativamente mais quente do que o Pinhão.
O Google Maps no telemóvel consegue dar uma temperatura que segundo a minha experiência até costuma ser bastante certeira.

É só fazermos zoom no local pretendido

1754408819651.webp

Summary
August 5, 2025

HighLowAverage
Temperature40.6 °C19.0 °C27.9 °C
Dew Point25.7 °C17.5 °C20.5 °C
Humidity92 %34 %70 %
Precipitation0.00 mm -- --
HighLowAverage
Wind Speed14.0 km/h0.0 km/h1.1 km/h
Wind Gust16.6 km/h--1.6 km/h
Wind Direction -- -- West
Pressure1,020.52 hPa1,017.14 hPa --

Zona baixa da cidade, perto de Viseu-cidade ipma

1000027982.webp

Humidade em cima, temperatura em baixo.

Que forno este alcatrão a irradiar calor
1000027984.webp

Alguma nebulosidade, não parece proveniente de fogos.

Última edição:
Não é todos os dias que se vê a Beira Alta mais quente que o Alentejo em pleno mês de Agosto, e bem que se dispensava tal coisa...

Máximas na rede IPMA:
41.8 °C em Nelas
41.8 °C em Viseu (Cidade)
40.7 °C na Covilhã
40.5 °C em Seia (Aeródromo)

Máxima de 36.6 °C aqui em Loriga, bastante considerável também.

Penhas Douradas acima dos 30 °C e 25 °C no alto da Torre também é digno de registo.

Vá lá que amanhã já alivia um pouco.

Foi um dia horroroso. Aqui no centro da cidade esteve terrível e não me custa a acreditar que tenha chegado ou andado muito perto dos 42°C.
É bem capaz, a estação Viseu-cidade marcava 38ºC quando eu passei pela feira semanal e o meu aparelho chegou aos 37.7ºC por lá à mesma hora.
Cheguei ao meu bairro com menos 2.5ºC em relação à zona de Viseu-ipma, próxima da diferença de 2.9ºC de máximas entre a minha estação e a da cidade.
Estava um ventinho aqui no alto, enquanto que na zona baixa não corria aragem nenhuma.
Aquela zona é mesmo muito quente, na zona do prédio alto estavam 36.5ºC por exemplo. A zona do Massorim deve ter máximas 1 a 1.5ºC abaixo de Viseu-ipma.
Apostava em 40.2ºC de máxima por aí.

Até está a baixar bem a temperatura, 33.8ºC, 38%hr.
A humidade relativa variou entre os 18 e 65% desde as 0h.

Última edição:
É bem capaz, a estação Viseu-cidade marcava 38ºC quando eu passei pela feira semanal e o meu aparelho chegou aos 37.7ºC por lá à mesma hora.
Cheguei ao meu bairro com menos 2.5ºC em relação à zona de Viseu-ipma, próxima da diferença de 2.9ºC de máximas entre a minha estação e a da cidade.
Estava um ventinho aqui no alto, enquanto que na zona baixa não corria aragem nenhuma.
Aquela zona é mesmo muito quente, na zona do prédio alto estavam 36.5ºC por exemplo. A zona do Massorim deve ter máximas 1 a 1.5ºC abaixo de Viseu-ipma.
Apostava em 40.2ºC de máxima por aí.

Até está a baixar bem a temperatura, 33.8ºC, 38%hr.
A humidade relativa variou entre os 18 e 65% desde as 0h.

Aqui, perto da Alves Martins, esteve horrível. Que suplício. Fico rabugenta de tal maneira que até a mim mesma me irrito!