Porque o ar à superficie é de origem sub-tropical vindo de sudoeste, e só a cotas mais elevadas é que cai neve, e por isso também estão as celulas de grande instabilidade a entrar pelo Algarve, é todo este contraste entre temperaturas à superficie e ar frio em altura dá neste resultado.
Por aqui ainda não parou de ,embora fraca,vento mais calmo. Actuais 4.6ºC e 98% HR e 12.5mm. Temperaturas de hoje 2.5ºC / 6.5ºC.
por gouveia começou a chover por volta das 18h, parou mais o menos a meia hora... o vento abrandou esta praticamente nulo... actual: 4.5ºC
Parou de nevar e a neve está a derreter. Nos solos asfaltados existe "neve molhada" (não congelada). Não posso reportar a temperatura pois o meu termómetro caiu e partiu-se na madrugada de 3ª feira. Mas o meu termómetro corporal não me aponta temperaturas negativas.
Boas noites.. Por aqui a situação é a seguinte: Nos 550 metros chuva fraca com uma temperatura de 3º. A cerca de 700 metros começa a ser chuva neve. nos 850/900 metros começa a nevar, fraco, devido à pouca quantidade de precipitação, mas é uma neve muito seca, que normalmente acontece quando vem do continente Europeu e não do lado atlântico. Em 2 horas a temperatura desceu um grau aqui na cidade.
Relato de uma viagem Braga-Covilhã (entre as 18 e as 21h): - Saída de Braga com tempo seco, mas com céu encoberto (7/8ºC) - Temperatura foi subindo com o aproximar da zona urbana do Porto, onde estabilizou nos 10ºC. Temperatura essa que se manteve até à zona de Sever do Vouga, já na A25. - A partir daí a temperatura foi descendo até um mínimo de 5ºC, perto do Caramulo, subindo, de seguida, até aos 6/7ºC na zona de Viseu. - A partir de Mangualde começou a chover moderadamente, com a temperatura a descer até estabilizar nos 4ºC. - A partir de Celorico da Beira começou a chover com mais intensidade, sendo que a partir do Alvendre, no final da subida da A25 para a Guarda, a temperatura começou a descer e, consequentemente, começou o água-neve. A temperatura chegou a 1ºC mas nunca deixou de ser água-neve. - Este água-neve manteve-se até pouco depois do segundo túnel da A23, no sentido da Covilhã. - A partir do início da descida para a Benespera, na A23, a temperatura começou novamente a subir até estabilizar nos 4ºC, sempre com chuva moderada a forte. - Esses mesmo 4ºC aguardavam-me na zona baixa da Covilhã, a 560m de altitude. É provável que na zona alta da cidade, acima dos 700 m, possa haver alguma acumulação de neve. É pena o meteocovilha.com estar em baixo!...
boa noite.E a primeira vez k estou a escrever neste forum registe me a pouco, Tou a 10 km a norte de Mirandela e por aki nem pinga de chuva hoje..Tava com esperanças de ver nevar..será que ha hipoteses??parece k as cotas tao mais altas do k apontavam
Boas Noites! Por aqui a madrugada passada foi bem fresquinha, como podem ver na foto. Desde o meio da tarde que tem estado a chover, quase sempre de forma fraca, tendo acumulado 4,2 mm, e agora parece ter parado. A temperatura finalmente a descer, ainda que de forma ligeira, está nos 5.1ºC e o vento sopra fraco de N. Temperaturas Hoje: Mín. 1.8ºC e Máx. 6.7ºC.
Aqui na Pousada de S. Lourenço (Penhas Douradas), 10 cm de neve fresca e 0ºC. Parou temporariamnete de nevar por volta das 23 h.
Olá! O fórum conta com a tua participação e relatos do tempo em Mirandela. Terra dos Verões quentes e dos Invernos gelados. Não sei qual é a altitude a que se encontra, mas não deverá nevar a baixos dos 700m. A tendência é mesmo para que a cota suba. Entretanto, em Várzea da Serra, segundo os meus primos, a neve já cobriu tudo, mas cai agora com menos intensidade.
Aqui pelo Sarzedo, arredores da Covilhã, temos 5 centímetros de neve dentro da localidade. Estão 2.4 graus e a neve já passou a chuva, mas muito fraca, o que deixa no ar a possibilidade da camada branca não desaparecer na totalidade durante a noite. Que belo cenário de Natal...