Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2010

Ou está desactualizado, ou então congelou, ou simplesmente está erado. :p
Ou então em níveis médios o frio está muito mais resistente que esperado, mas parece-me demais.. É que no site das Estradas de Portugal, vejo -10º na Torre. :confused:

serradaestrela.png

:D

Boas tardes!
Hoje andei pela covilhã, apanhando alguma azeitona no teixoso. Quando por volta das 17h começou a cair umas bolas pequeninas, penso que é freezing rain! Na estação da covilhã o termômetro da farmácia marcava 2.5C às 18h e contínuou o freezing rain. De volta a castelo branco não apanhei precipitação na A23! Mas está bem frio.. :-)

Boas tardes!
Hoje andei pela covilhã, apanhando alguma azeitona no teixoso. Quando por volta das 17h começou a cair umas bolas pequeninas, penso que é freezing rain! Na estação da covilhã o termômetro da farmácia marcava 2.5C às 18h e contínuou o freezing rain. De volta a castelo branco não apanhei precipitação na A23! Mas está bem frio.. :-)

Freezing rain é água no estado liquido que gela quando toca o solo ou uma qualquer outra superficie. Freezing rain ocorre normalmente já com valores de temperatura inferior a zero.

Por aqui estão 0,9ºC e parou de "neviscar", curioso é que os restos de neve congelada que ainda existiam no meu quintal e que já estavam semi-transparentes, voltaram a ficar pintados de branco com os flocos de à pouco!:D

boas

por aqui o dia chegou com muita geada, e com a minha primeira minima negativa deste outono... :D
o ceu esteve limpo, tornando-se encoberto ao longo do dia. ainda caiu um aguaceiro por volta das 17h...

a minima foi de -0.5ºC e uma maxima de 5.7ºC

actualmente nao chove, nao ha vento e a temperatura tem estado a subir tendo ja ultrapassado a maxima do dia... sigo com 7.6ºC

Boas tardes!

Eu estive no mesmo local e também a essa hora, e vi essas bolinhas pequenas no chão. Não sei bem o que é, talvez granizo, não sei. Mas como foi referido, o termómetro da farmácia marcava os 2,5 ºC.

Aqui em Bragança a precipitação ainda é muito escassa, vão caindo uns micro flocos de vez em quando, a temperatura ainda não começou a sua escalada imparável, neste momento registo 0.6ºC, e vento fraco de Este

como não é comum tal acontecer há alguma dificuldade em distinguir granizo da freezing rain talvez esteja enganado mas penso que o granizo é branco e o freezing rain transparente

aqui fica a explicação de tal acontecer

freezing_rain_sounding.gif

freezing-rain.jpg

Já foi falado que há um tópico com as descrições dos hidrometeoros.

Mas atenção, não é nada fácil confundir granizo com freezing rain, como disseram uns posts acima, freezing rain é água a cair no estado líquido e que congela imediatamente ao caír em superfícies fria,abaixo dos 0º. Portanto acontecerá basicamente com temperaturas à superfíce negativas e positivas umas centenas de metros acima.

Em alguns locais hoje poderia acontecer, mas tenho visto aqui IMENSAS vezes o pessoal referir-se a freezing rain, quando vêm neve derretida, ou quando vêm GRAUPEL. Maior parte das vezes será isso que se estão a referir. Partículas de gelo mais ou menos fundido, que resulta de flocos derreterem numa camada mas quente, mas voltarem a congelar parcialmente noutra camada mais fria junto à superfície. O graupel sim é fácil de confundir com granizo. Será isso que 90% das vezes estão a ver quando falam em freezing rain. Ok?
;)

Como lisboeta pouca experiência empírica posso ter infelizmente em termos de neve e afins :(
Nem sabia o que era graupel, até há 2 anos atrás por esta altura penso eu, ter apanhado graupel na Serra de Sintra (devem andar por aqui os vídeos pelo fórum).

Talvez a forma mais fácil de distinguir graupel de granizo seja este ser mais sólido como pedrinhas mesmo, enquanto o graupel, porque tem origem inicial em flocos, se desfazer de forma relativamente fácil ao ser apertado, como gelo do congelador.

Mas não confundam isso com freezing rain! :p
Só é freezing rain se ao caír no solo e objectos ficar uma película de gelo mesmo formada e colada, como na foto colocada no post anterior.

Já foi falado que há um tópico com as descrições dos hidrometeoros.

Mas atenção, não é nada fácil confundir granizo com freezing rain, como disseram uns posts acima, freezing rain é água a cair no estado líquido e que congela imediatamente ao caír em superfícies fria,abaixo dos 0º. Portanto acontecerá basicamente com temperaturas à superfíce negativas e positivas umas centenas de metros acima.

Em alguns locais hoje poderia acontecer, mas tenho visto aqui IMENSAS vezes o pessoal referir-se a freezing rain, quando vêm neve derretida, o GRAUPEL, será isso que se estão a referir. Partículas de gelo mais ou menos fundido, que resulta de flocos derreterem numa camada mas quente, mas voltarem a congelar parcialmente noutra camada mais fria junto à superfície. O graupel sim é fácil de confundir com granizo. Será isso que 90% das vezes estão a ver quando falam em freezing rain. Ok?
;)

Como lisboeta pouca experiência empírica posso ter infelizmente em termos de neve e afins :(
Nem sabia o que era graupel, até há 2 anos atrás por esta altura penso eu, ter apanhado graupel na Serra de Sintra (devem andar por aqui os vídeos pelo fórum).

sim freezing rain liquido