Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2010

como não é comum tal acontecer há alguma dificuldade em distinguir granizo da freezing rain talvez esteja enganado mas penso que o granizo é branco e o freezing rain transparente

aqui fica a explicação de tal acontecer

freezing_rain_sounding.gif

Se pesquisarem neste fórum, em Dezembro do ano passado, algures por volta do dia 18 (mais ou menos), encontrarão imagens que o Spiritmind publicou de chuva gelada (ou freezing rain, se preferirem), na Covilhã. Vê-se claramente, sobre os arbustos, os pingos de chuva congelados.

Nesse dia, uma massa de ar quente encontrou bastante frio instalado à superfície, o que propiciou o fenómeno. Porém, a temperatura era mais baixa (próxima ou mesmo abaixo dos 0ºC).

Pela descrição, o que hoje terá caído foram bolas de gelo (granizo de dimensão muito reduzida) ou, eventualmente, graupel.

por aqui a temperatura tem subido ligeiramente, ja com 8.2ºC ja vai pingando e sem vento

Por falar em graupel, à pouco esteve está a cair graupel aqui em Bragança, parecia sal grosso a cair do céu:D

1ºC

edit 22:57

ainda está a cair agora graupel...

Não, é água em estado liquido em sobrefusão que só congela quando toca em algo.

Eu estava na dúvida se lhe havia de chamar graupel.. Tinha a impressão que o graupel tinha uma forma mais tubular e não em forma de grão de areia. De facto era mais como grãos de areia, mas translúcidos, não brancos! E quando começou a cair nem me apercebi, talvez pela escassa luz, apenas aquele ruído como se caísse areia fina sobre o mato e árvores. Não experimentei a consistência do grão, mas não salvava muito nos vidros do carro, pelo que devo depreender que seria um grão leve e sem muita dureza.

O freemeteo chama-lhe saraiva, mas para nós não tem nada a ver com saraiva.

Eu estava na dúvida se lhe havia de chamar graupel.. Tinha a impressão que o graupel tinha uma forma mais tubular e não em forma de grão de areia. De facto era mais como grãos de areia, mas translúcidos, não brancos! E quando começou a cair nem me apercebi, talvez pela escassa luz, apenas aquele ruído como se caísse areia fina sobre o mato e árvores. Não experimentei a consistência do grão, mas não salvava muito nos vidros do carro, pelo que devo depreender que seria um grão leve e sem muita dureza.

O freemeteo chama-lhe saraiva, mas para nós não tem nada a ver com saraiva.

O freemeteo chama saraiva erradamente à agua-neve ou sleet;), que mais não é do que chuva misturada com alguns flocos de neve parcialmente derretidos...

houve um brutal trovao mesmo em cima do meu predio :eek: nem chove assim muito, apenas esta uma chuva certinha e sem vento, a temperatura esta nos 7.9ºC

Boas a todos, sou novo no forum.

Por aqui os aguaceiros engrossaram,olhando para o candeiro da rua pela janela parece agua-neve,fazem muito barulho :),actual 5.1ºC.

Efectivamente tive a mesma sensação, pelo menos aqui na zona do Bairro do Cansado parecia:rolleyes:.

Neste momento nem chuva nem água-neve :(.

houve um brutal trovao mesmo em cima do meu predio :eek: nem chove assim muito, apenas esta uma chuva certinha e sem vento, a temperatura esta nos 7.9ºC

Bem eu a pensar que já andava a ouvir coisas mas afinal parece que não é que pareceu-me ouvir um trovão ao longe e pelos vistos confirma-se.:shocking:

Agora chove moderado e com gelo pelo meio agora se é graupel ou saraiva já não sei dizer.:eek:

Bem eu a pensar que já andava a ouvir coisas mas afinal parece que não é que pareceu-me ouvir um trovão ao longe e pelos vistos confirma-se.:shocking:

Agora chove moderado e com gelo pelo meio agora se é graupel ou saraiva já não sei dizer.:eek:

Sim, há registo de descargas eléctricas na zona de Viseu ;)