Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2010

Sim, caiu graupel, mas mesmo onde tem graupel já existe uma película de gelo contínua, bem visível no para-brisas do carro e na última foto.

O que me chamou a atenção foi estar a chover há um bom bocado e a minha estação não reportar precipitação.

Neste caso posso estar seguro que é freezing rain, certo? :)

Pelas fotos parece mesmo freezing rain.

O que me chamou a atenção foi estar a chover há um bom bocado e a minha estação não reportar precipitação.

Neste caso posso estar seguro que é freezing rain, certo? :)
Se é assim já não há dúvidas. A chuva ao cair congelou e por isso não tens dados no sensor. Quando derreter vais ter de repente valores elevados...;)

Nunca tinha visto cair graupel com tanta intensidade:w00t:, caíam uns flocos no meio do graupel:D

Houve acumulação provocada pelo graupel e pela neve:)

Brevemente será só chuva vai acabar a festa:(

Registo 0.1ºC

Chego agora a casa e de facto está uma sensação bastante desagradável!!
Recomeça agora a chover, ao inicio parece de facto água-neve, e uma chuva muita gelada, mas nada de freezing-rain...
A temperatura mantém-se baixa, mas deverá subir de noite.
Estão 5.1ºC

Temperaturas de hoje: -0.9ºC / 5.5ºC

Bom dia

Por aqui chove com 1,6ºC.

Apesar da chuva que tem caído nas últimas horas, ainda resiste alguma neve e gelo.

_________________________________________________________________________________

Aquele graupel que caiu por aqui ao inicio da madrugada de hoje corresponde é aquilo que nos EUA chamam "Sleet".

Sleet.gif

Sleet occurs when snowflakes only partially melt when they fall through a shallow layer of warm air. These slushy drops refreeze as they next fall through a deep layer of freezing air above the surface, and eventually reach the ground as frozen rain drops that bounce on impact.

Uma foto do "Sleet" esta madrugada.
sam0282cpia.jpg

É um fenómeno que costuma ocorrer na passagem de uma frente quente e normalmente anda associado ao "Freezing Rain".

freezing_rain_sounding.gif

Fonte

Manhã chuvosa e quente em comparação com os últimos dias, com 19.2mm acumulados até ao momento. Durante a madrugada viu acordado por alguns trovões...

Actuais 8.1ºC e 98%HR,.