Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2019



huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
por aqui vai chovendo mas sem muita intensidade.
a CMTV esteve há pouco em direto daqui da Régua, e tal como me parecia daqui de casa, o rio subiu um pouco.
os cafés e lojas existentes no cais já retiraram tudo do seu interior, mas ainda não foram inundados.

Normalmente só quando a barragem da Régua chega aos 1900-2000m3/s é que isso acontece, e neste momento está nos 1200m3/s
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,620
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
80mm, continua a chuva forte nos últimos 10 minutos, depois de um período de chuva moderada.

Valores acima de 70mm em vários concelhos, Tarouca, Moimenta da Beira, Aguiar da Beira, Oliveira de Frades, Vouzela, provavelmente Tondela também, mas nem Caramulinho(ipma), nem a estação de São João do Monte estão ON hoje.

Nespereira vai nos 91.1mm
 
Última edição:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
80mm, continua a chuva forte nos últimos 10 minutos, depois de um período de chuva moderada.

Valores acima de 70mm em vários concelhos, Tarouca, Moimenta da Beira, Aguiar da Beira, Oliveira de Frades, Vouzela, provavelmente Tondela também, mas nem Caramulinho(ipma), nem a estação de São João do Monte estão ON hoje.

Nespereira vai nos 91.1mm

74,4mm acumulados em Várzea da Serra.
Hoje é dia para ir aos 100mm.
Menos do que isso é fiasco.

Rajada de 83,7km/h há instantes. A ver se a luz se aguenta.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
Situação complicada em Ribeiradio, Oliveira de Frades. Fotos de Hugo Lopes.

OFdr75s.png


0xhdxMw.png
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,620
Local
Viso Norte, Viseu (520m)

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,620
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
A estação que eu sigo como referência para a precipitação teve um pique estranho na última hora com a chegada do vento mais forte, quase 20mm numa hora, tenho quase a certeza que está a sobre estimar o valor real da precipitação. Está já ligeiramente acima dos 100mm, tendo em conta o que tenho visto chover nem me parece um valor impossível, mas as outras estações mais próximas , e a do ipma inclusive, encontram-se mais na ordem dos 70/80mm.
Acho que não está a conseguir lidar com o vento!!

Por outro lado lembro-me também que um membro aqui do meteopt disse que o udómetro da estação do ipma do aeródromo Viseu estava mal colocado, junto a uma parede, o que acabava por subestimar o valor da precipitação, pelo que já nem sei o que pensar :lmao::lmao::lmao:

Mas passo a referir-me aos valores de precipitação desta estação a partir de agora, 73.7mm
https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IVISEU9

Estão 12.3ºC e o vento tem-se intensificado bem !