Bom dia. Aqui em Vila Real há um misto de situações entre as várias partes do concelho. Na zona onde vivo e tenho a minha estação meteorológica, o céu está simplesmente nublado há coisa de dois dias, e como consequência as temperaturas não descem muito durante a noite, ficando também impedidas de subir durante o dia.
Mínimas
Anteontem (17/dez): 0,5°C
Ontem (18/dez): -0,5°C (atingida já de noite)
Hoje (19/dez): -2,3°C
Máximas
Anteontem (17/dez): 4,2°C
Ontem (18/dez): 1,7°C
Isto na parte alta da aldeia, onde tenho a estação. Cá mais para baixo, as temperaturas não estão a descer tanto. Nem geada se tem formado. Será por estar encoberto?
Ao contrário do que normalmente acontece, desta vez o vento foi amigo e cada vez que soprava um pouco mais, fazia a temperatura baixar, umas quantas décimas, fazendo-a sair da estabilidade.
Alguém me explica o porquê deste cenário "estranho" de suposta inversão térmica?
Aproveito e deixo uma nota: ontem á noite na zona de Lamares (já fica a uns 800 metros), estava nevoeiro cerrado e a temperatura rondava os -1,5°C. Havia muito sincelo formado nas árvores.
Mínimas
Anteontem (17/dez): 0,5°C
Ontem (18/dez): -0,5°C (atingida já de noite)
Hoje (19/dez): -2,3°C
Máximas
Anteontem (17/dez): 4,2°C
Ontem (18/dez): 1,7°C
Isto na parte alta da aldeia, onde tenho a estação. Cá mais para baixo, as temperaturas não estão a descer tanto. Nem geada se tem formado. Será por estar encoberto?
Ao contrário do que normalmente acontece, desta vez o vento foi amigo e cada vez que soprava um pouco mais, fazia a temperatura baixar, umas quantas décimas, fazendo-a sair da estabilidade.
Alguém me explica o porquê deste cenário "estranho" de suposta inversão térmica?
Aproveito e deixo uma nota: ontem á noite na zona de Lamares (já fica a uns 800 metros), estava nevoeiro cerrado e a temperatura rondava os -1,5°C. Havia muito sincelo formado nas árvores.