Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.
Bom dia. Aqui em Vila Real há um misto de situações entre as várias partes do concelho. Na zona onde vivo e tenho a minha estação meteorológica, o céu está simplesmente nublado há coisa de dois dias, e como consequência as temperaturas não descem muito durante a noite, ficando também impedidas de subir durante o dia.

Mínimas
Anteontem (17/dez): 0,5°C
Ontem (18/dez): -0,5°C (atingida já de noite)
Hoje (19/dez): -2,3°C

Máximas
Anteontem (17/dez): 4,2°C
Ontem (18/dez): 1,7°C

Isto na parte alta da aldeia, onde tenho a estação. Cá mais para baixo, as temperaturas não estão a descer tanto. Nem geada se tem formado. Será por estar encoberto?

Ao contrário do que normalmente acontece, desta vez o vento foi amigo e cada vez que soprava um pouco mais, fazia a temperatura baixar, umas quantas décimas, fazendo-a sair da estabilidade.

Alguém me explica o porquê deste cenário "estranho" de suposta inversão térmica?

Aproveito e deixo uma nota: ontem á noite na zona de Lamares (já fica a uns 800 metros), estava nevoeiro cerrado e a temperatura rondava os -1,5°C. Havia muito sincelo formado nas árvores.

Nevoeiro, mas com direito a precipitação de pequenos cristais de neve um pouco por toda a cidade, mas nas zonas do costume, com boa acumulação.
Ver anexo 8822Ver anexo 8823Ver anexo 8824Ver anexo 8825Ver anexo 8826

Presenciei precipitação com alguma intensidade enquanto estive aqui nesta zona cidade.

Na zona onde vivo, também algum nevisco, mas fundamentalmente gelo e sincelo.

Por agora -2,6ºC, vento fraco, com o cata-vento congelado sem permitir saber a direção, mas deve ser de leste. Mínima de -2,9ºC.
Desliga o frigorífico, escusa de estar a gastar eletricidade :).

10°C, 51%hr.
Andam novamente com fogos controlados(?) para o lado do Montemuro, grande coluna de fumo de lá para Este.

Bragança é a única estação no mapa IPMA que está ininterruptamente em negativos há 24 horas (< -0,5ºC); o aeródromo abaixo de zero (< 0,0ºC).

EDuag91.png

Na verdade está assim há 36 horas.
Na rede wunderground Ranhados, Mêda, vai em quase 47 horas de temperaturas negativas, desde as 17h de dia 17, mas está por um fio, -0.1°C.

Máxima de 10.9°C por aqui.

-6°C algures por São Pedro de France, no nordeste do concelho de Viseu, hoje de manhã.
Screenshot_20231219_153022_Facebook.jpg

Última edição:
Boas,

Em Azinhoso apenas 0.8ºc a esta hora embora já sem nevoeiro. :cold:

Há pouco, perto de Mogadouro, o sincelo mantinha-se muito bem, está tudo branco e caía por vezes uma nevisca bastante persistente e com acumulação substancial em certas zonas.

Em Azinhoso está muito frio, mas em Mogadouro ainda está pior. :cold:

Fotos agora ao início da tarde, têm pouco mais de uma hora:

YhPDlAE.png

UYVNMdY.png

FnQejxu.png

ijFqEEH.png

OHCTqB1.png

hepwsOM.png

P5UNI3C.png

c8nTymi.png

k5Dzy5E.png

zSHKdgY.png

7CWoDHh.png

Na rede wunderground Ranhados, Mêda, vai em quase 47 horas de temperaturas negativas, desde as 17h de dia 17, mas está por um fio, -0.1°C.

Máxima de 10.9°C por aqui.

-6°C algures por São Pedro de France, no nordeste do concelho de Viseu, hoje de manhã.
Ver anexo 8837

Passei nesse local por volta do meio dia:

22384f2bf40ce3af228ea40d87c20bc9.jpg

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Viva,

Estas últimas páginas são um regalo para a vista! :w00t:

Pela Serra da Estrela parece outro mundo. Máxima de 14.6 ºC hoje na Torre, a fazer lembrar o final da primavera.

Em Loriga a mínima esta noite foi de 6.3 ºC, a máxima chegou aos 12. Algumas zonas mais abrigadas do sol mantêm temperaturas mais baixas, mas nada de extraordinário.
Já em Seia hoje pela manhã havia bastante geada, e a estação do aeródromo, localizada na zona baixa junto ao rio Seia (~400 m de altitude), teve uma mínima de -1.2 ºC (embora a máxima tenha acabado por ser semelhante).

Este padrão de inversões térmicas no Inverno está longe de ser inédito, mas a frequência com que ocorre parece-me ter aumentado deveras nos últimos anos. Os dias secos e bastante frios, com formação de gelo ou geada e algum nevoeiro matinal, são cada vez mais raros. Pergunto-me o que mudou para isto acontecer.

Estado
Fechado para novas mensagens.