Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.
O culpado do sincelo, pelo satélite Suomi, últimos 4 dias:

HeF6yyM.gif

Máximas negativas também se alastram para a bacia do Douro em Castela e Leão:

1703004125411.webp

Boa noite.
O céu finalmente limpou a meio da tarde, mas a temperatura permaneceu baixa. Agora que já anoiteceu, a temperatura já está nos 0°C, embora esteja a custar a descer porque as primeiras nuvens associadas á frente já estão a aparecer.

A geada já começou a aparecer nas superfícies!

Com o aumento de nebulosidade previsto para as próximas horas, quero ver como é que a temperatura se vai comportar. E como está prevista alguma precipitação para amanhã, embora fraca, vamos ver se temos a sorte de apanhar alguns pequenos flocos de neve.

Neste momento: 0,1°C e 92% de HR

-8.4°C a 100 metros de Várzea de Calde, confesso-me desiludido, é o que dá querer inventar :D
Ver anexo 8813
Ver anexo 8814
Ver anexo 8815

A zona vencedora é a do paintball, a raposa sabe-o
Ver anexo 8816
Ver anexo 8817
Ver anexo 8818
Que bonita! :w00t: Se soubesse que iria ver uma, também não me importava de sair do quentinho da cama e apanhar com esses -8,4 ºC :D
Nevoeiro, mas com direito a precipitação de pequenos cristais de neve um pouco por toda a cidade, mas nas zonas do costume, com boa acumulação.
Ver anexo 8822Ver anexo 8823Ver anexo 8824Ver anexo 8825Ver anexo 8826

Presenciei precipitação com alguma intensidade enquanto estive aqui nesta zona cidade.

Na zona onde vivo, também algum nevisco, mas fundamentalmente gelo e sincelo.

Por agora -2,6ºC, vento fraco, com o cata-vento congelado sem permitir saber a direção, mas deve ser de leste. Mínima de -2,9ºC.
Que registos fantásticos Dan, parece mesmo neve! :)
É cada vez menos frequente, mas ainda vai congelando nalguns Invernos.
O meu pai lembra-se de ver gente andar de bicicleta em cima do rio congelado nos anos 80.

Fotografia de João Aires, a 07-01-2019
Belíssima, e impressionante, foto! E nem foi tirada assim há muito tempo. Obrigado! :thumbsup:

Boas,

Em Azinhoso apenas 0.8ºc a esta hora embora já sem nevoeiro. :cold:

Há pouco, perto de Mogadouro, o sincelo mantinha-se muito bem, está tudo branco e caía por vezes uma nevisca bastante persistente e com acumulação substancial em certas zonas.

Em Azinhoso está muito frio, mas em Mogadouro ainda está pior. :cold:

Fotos agora ao início da tarde, têm pouco mais de uma hora:

YhPDlAE.png

UYVNMdY.png

FnQejxu.png

ijFqEEH.png

OHCTqB1.png

hepwsOM.png

P5UNI3C.png

c8nTymi.png

k5Dzy5E.png

zSHKdgY.png

7CWoDHh.png

Algumas fotografias do sincelo na Serra do Reboredo, em Torre de Moncorvo, tiradas pelo meu Pai:

Ver anexo 8847

Ver anexo 8848

Ver anexo 8849

Ver anexo 8850

Ver anexo 8851

Isto é o que se chama tirar a barriga de misérias! :w00t: Cá por baixo é mesmo só flamingos, nem parece que estamos no mesmo país! :lmao:
É mesmo bonito este fenómeno, que nunca tive o prazer de presenciar. Obrigado pelos registos e pela coragem :D

Bom dia,

Em Azinhoso mínima mais alta, mas ainda negativa com -0.9ºc.

Neste momento 0.6ºc, algum nevoeiro, mas com tendência a dissipar, o céu está mais claro que em dias anteriores.

Choveu qualquer coisa de noite e congelou em algumas superfícies. :cold:

Voltou o nevoeiro. -1,1ºC por agora. A estação do IPMA já vai com quase 57 horas sem passar de 0,0ºC.

A antena do carro, resultado do freezing rain.
Ver anexo 8865

Não é nada comum estar tantas horas sob temperaturas negativas, já é um evento algo extremo. :cold: :cold:

Com a chuva congelante não deve estar a ser nada fácil circular pela cidade, nem de carro nem a pé.:unsure:

Não é nada comum estar tantas horas sob temperaturas negativas, já é um evento algo extremo. :cold: :cold:

Com a chuva congelante não deve estar a ser nada fácil circular pela cidade, nem de carro nem a pé.:unsure:

Eu andei um pouco de carro e não tive problemas. A pé também não, mas é bem possível que algumas zonas possam estar algo complicadas.

Estado
Fechado para novas mensagens.