Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.
0.8°c em Azinhoso e já está a gear, nota-se bem nos carros. :cold:

Vento nulo.

Sim conheço, o acesso de carro é praticamente impossível, só mesmo com um jipe.

Contudo, para ir ao monóptero, saindo daqui de Azinhoso e a pé, são uns 4.5 Km, fazem-se pelos trilhos dos caminheiros bem sinalizados ( tem setas a indicar).

Quando vou para a zona da ribeira/ponte fazer fotos da geada, se andasse mais uns 2.5 Km ia ter ao monóptero (é o mesmo caminho que passa por lá).

Estou à espera de uma boa oportunidade de sincelo/geadas para ir lá fotografar, isto porque são quase uns 4.5 km para lá e outros tantos para cá (a pé) :D

Quando nevou muito em Fevereiro/2023, lembrei-me de ir, mas acabei por ficar aqui pela Aldeia, os caminhos estavam cheios de neve e quase 9 km a pé ( ir e vir) com tanta neve acumulada era complicado :D

Não tenho dúvidas que, com toda a envolvência do local e o próprio monóptero, dará umas boas fotos com sincelos/neve.
Parece-me uma boa caminhada para ajudar a abater os excessos calóricos natalícios... :D
E sim, com neve deve ficar absolutamente divinal. E o antigo portal da Quinta da Nogueira também :w00t:

Bom dia,

Em Azinhoso mínima de -1.5ºc. :cold:

Neste momento -0.7ºc, 98 % HR e um nevoeiro completamente fechado que, para já, não deixa ver a paisagem em volta.

Deve haver algum sincelo em certas zonas, mas o nevoeiro simplesmente nem a 20 metros deixa ver, está mau para a fotografia. :nicephoto:

Se persistir ao longo do dia a máxima será baixíssima :cold:

As ruas estão ligeiramente esbranquiçadas.

2ºC, 89%hr, registo aquela que é a mínima até ao momento.
Pelo concelho, Couto de Cima registou -4.4ºC, e pelo distrito -5ºC em Britiande, Lamego.

Continua o nevoeiro muito fechado, temperatura desceu para os - 0.9ºc actuais, é visível geada/gelo nos carros e telhados aqui mais perto. :cold:

Paisagem em volta completamente tapada.

Bom dia! Céu limpo e a mínima ficou-se em 1.1ºC. O vento, apesar de intermitente, não ajudou muito na descida, razão pela qual a geada é quase inexistente.

Temp. atual: 1.8ºC

Última edição:
-1,1ºC e nevoeiro. Como esteve nevoeiro toda a noite e começou com valores ainda acima de zero, na maior parte das superfícies, apenas se formou de gelo transparente, os valores de temperatura não são suficientemente baixos para depósitos de gelo mais opaco.

Mínima de -1,3ºC até ao momento.

Não sei se não encontrei uma zona com potencial para mínimas mais baixas ainda que a ponte do Vouga em Bertelhe.
Vim de bicicleta e apanhei -2.1°C no Vouga em Bertelhe às 9h10 e já no concelho de Castro Daire 20 minutos depois apanhei -2.4°C em andamento. Coloquei aqui um auriol, agora vou seguir por Rio de Mel e Ribafeita no regresso, vou deixar aqui um auriol, veremos quando cá volto...
Uns 3 minutos para tirar fotos(pouca geada) e já estava em -3.5°C e a descer, aqueceu quando me aproximei para a foto.
20231217_093911.jpg

20231217_093928.jpg

20231217_093702.jpg
Screenshot_20231217_093955_Maps.jpg

20231217_094958.jpg

20231217_095121.jpg

Encostas do Vouga
20231217_102010.webp

20231217_101626.webp

20231217_101437.webp

Última edição:
Bom dia,
Noite e madrugada frias e de nevoeiro, com formação de gelo/sincelo. A mínima por aqui foi de -3,1ºC, mas na estação do IPMA baixou aos -4,6ºC. Entretanto o nevoeiro já dissipou na parte mais alta da cidade e já brilha o sol. Na zona baixa, junto ao rio Côa ainda se vão mantendo alguns bancos de nevoeiro.

Estado
Fechado para novas mensagens.