Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2010



Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Neve corta trânsito em várias vias da cidade e acessos à Serra da Estrela

A neve está a condicionar o trânsito nas ruas de maior inclinação da cidade da Guarda e a cortar acessos ao maciço central da Serra da Estrela, disse hoje à Lusa fonte da protecção civil

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, devido ao nevão que se formou durante a madrugada, as ruas mais íngremes da cidade mais alta do país «estão condicionadas».

Na Serra da Estrela, as estradas Piornos/Torre e Lagoa Comprida/Torre estão cortadas, indicou.

«As restantes estradas e auto-estradas da região [A23 (Guarda/Torres Novas) e A25 (Vilar Formoso/Aveiro)] estão transitáveis, mas os condutores têm que circular com precaução», disse a fonte do CDOS.

A GNR indicou à Lusa que estão também cortadas por causa da neve, desde a madrugada de hoje, a Estrada Nacional (EN) 344, entre Aldeia Comeira e Pampilhosa da Serra, e a EN112, entre Bragal e Pampilhosa da Serra.

A EN18, entre o Fundão e Alpedrinha, está condicionada ao trânsito, nos dois sentidos, também por causa da neve.

O Destacamento de Trânsito da GNR da Guarda pede aos condutores que circulem com «precaução» nas vias da região, indicando que as empresas concessionárias das duas auto-estradas têm veículos limpa-neves a circular que procedem ao espalhamento de sal.

A fonte da GNR salientou que pelas 6h30 ocorreu o capotamento de um veículo ligeiro, junto da Guarda, na confluência das duas auto-estradas, que terá originado feridos ligeiros.

Na cidade da Guarda, de acordo com Granja de Sousa, coordenador do serviço municipal de protecção civil, «circula-se com muita precaução», havendo ruas onde o trânsito está condicionado.

«Começou a nevar cerca da 1h30, a neve era seca e pegou, mas devido às baixas temperaturas não derreteu», explicou Granja de Sousa, indicando que a cidade registava uma temperatura de 3,6 graus negativos cerca das 7h30.

Granja de Sousa também explicou que foi aberto «um corredor de ligação ao hospital» mas na parte mais alta da cidade muitas ruas estão condicionadas, estando os serviços a lançar sal para tentar desbloquear a situação.

Devido ao período de férias de Carnaval, não se colocam problemas com as escolas, mas o coordenador do serviço municipal de protecção civil admitiu que o nevão vai «complicar a vida da cidade» durante o dia de hoje.

Lusa / SOL
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Este evento está a preparar-se para ser a maior desilusão do Inverno:(

Por aqui o céu está encoberto e 4.2ºC estamos à espera da chuva (se vier), porque com esta temperatura neve é dificil a não ser que a chuva faça baixar a temperatura...Enfim:disgust:
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
:nono: ai jazus um gajo a ver nevar em campea pelo site das estradas.pt... alias todos os membros viram que estava a nevar..:wacko: "Bai má loja" LOOL

pa neve que tem caido isto esta muito fraco de fotos..
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Este evento está a preparar-se para ser a maior desilusão do Inverno:(

Por aqui o céu está encoberto e 4.2ºC estamos à espera da chuva (se vier), porque com esta temperatura neve é dificil a não ser que a chuva faça baixar a temperatura...Enfim:disgust:

Brigantinos haja esperança! Ainda hoje conto com fotos e relatos vossos do branco manto! :w00t: :thumbsup:

Com essa temperatura MSantos e tendo em conta os dados da estação do Fil, a HR estará em torno dos 40%, logo muito bom para a neve! ;) E depois dela começar a cair a temperatura descerá mais ainda. ;)

probabilidadenevebragan.png
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
Ligaram-me agora do Sarzedo para dizerem que já não neva, mas para ter cuidado na condução quando regressar, visto que ainda acumulou até aos 10 centímetros dentro da localidade.

Eu não "pesco" nada de fotografias, mas se encontrar alguém que tenha, colocarei-as aqui com todo o prazer.
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
Então não podes negar que na Campeã nevava, com o argumento de que Vila Real continuava "seco" :)

Não neguei, só disse que devia ter sido por pouco tempo (a pouca quantidade que "agarrou" assim o indica) pois fui ver as imagens às 15:20 e já não caía nada.

A protecção civil nem enviou qualquer aviso aos orgãos de comunicação social como é habitual.
Talvez na próxima sexta as coisas corram melhor para estes lados.