Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2014



ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Neve a cotas baixas à chegada da frente? :lmao::lmao::lmao:

Nunca vi tal coisa numa situação semelhante! Já tivemos neve com chegadas de frentes mas com muito, muito ar frio acumulado, geralmente a entrar pelo sul... ainda no ano passado tivemos uma situação semelhante a esta e neve com a frente apenas acima dos 900/1000m e já a ser optimista, esta deverá ser semelhante... a cota descerá sim, mas apenas amanhã a partir do fim da manhã inicio da tarde.

Eu já vi neve com a chegada de uma frente e depois Bragança não é propriamente uma cota baixa...e tem bastantes particularidades em relação ao fenómeno da queda de neve, até existem estudos sobre isso.:thumbsup:
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Sinceramente os meteogramas do GFS indicam queda de neve em Bragança e por acaso até funcionam bem os cálculos para Bragança.

A próxima hora será importante para ver que factor irá provocar a aproximação da frente, se as temperaturas baixarem até aos 2ºc pode ser que neve, senão parece-me muito difícil algo mais que uns flocos...
Continuo a ser da opinião que abaixo dos 800 metro será difícil à chegada da frente...
 
M

Membro excluído 274



mas ainda há duvidas está excelente a temperatura no interior para começar a cair o elemento branco!!!
tendo em conta que está a descer ;)

À chegada da frente a temperatura deverá subir um pouco creio!
Espero que estejam correctos e a neve perca de vez a "timidez" que a tem caracterizado este inverno e caia como deve ser... e nos traga o tão esperado e desejado elemnto branco pelo qual esperamos todo o ano! :p:p:p
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
À chegada da frente a temperatura deverá subir um pouco creio!
Espero que estejam correctos e a neve perca de vez a "timidez" que a tem caracterizado este inverno e caia como deve ser... e nos traga o tão esperado e desejado elemnto branco pelo qual esperamos todo o ano! :p:p:p

Eu acredito que a presença da iso 0° a 850hpa deve atenuar essa subida de temperatura.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,666
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Aposto que neva em V.N. de Paiva, Moimenta da Beira, Penedono e Sernancelhe em termos de capitais de concelhos do distrito de Viseu.
Com sorte talvez no Sátão, S.J. Pesqueira, Lamego e Castro D'aire.
Para Viseu só com muita sorte. :sad:
Os de Mortágua acho que podem esquecer :D

Aqui também vem subido muito ligeiramente, já esteve a 3.8ºC, está agora a 4.4ºC