Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2012

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Vai para aqui uma azia :lmao: então os nuestros hermanos têm imensas regiões que nos metem num chinelo no que toca nas altitudes, a região de Salamanca muita dela está a 500/1000 m, nos aqui altitudes destas só na região da Estrela praticamente. Não admira que tudo se intensifique por lá, o nosso país é um quase pântano.
 


dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Boas.

Por Viseu neste momento está nevoeiro serrado, a visibilidade é muito reduzida.
Penso que as hipóteses de nevar são nulas pois o valor de humidade relativa é muito elevado e claro e falta de precipitação.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Parece que a neve pegou no último aguaceiro que passou na Gralheira, Montemuro (1100m).
Pelo menos há agora reflexão no solo da iluminação pública, algo que não se verificava há duas horas atrás.

semttulo2jpk.png


Confirmação do mesmo, só quando amanhecer...
 

bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
Boa noite!

Posso desde já confirmar neve no Alto Tâmega e Barroso ao final da tarde. Nevou acima dos 600m com acumulação acima dos 750/800m aproximadamente!

Bartotaveira como está em Carrazedo?



Boas.


Só agora cheguei a casa...


Aqui por Carrazedo caíu neve durante apenas uns 10 minutos, a Padrela ainda ficou branca mas a precipitação foi muito pouca.


Neste momento está céu limpo e a preocupação agora é o gelo, que já cobre os carros e muitas superfícies. As estradas estão também a ficar geladas, com o piso molhado está a ficar perigoso, vamos ver como a temperatura evolui...


Actual: -0.2ºC

Fiquem bem.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Vai para aqui uma azia :lmao: então os nuestros hermanos têm imensas regiões que nos metem num chinelo no que toca nas altitudes, a região de Salamanca muita dela está a 500/1000 m, nos aqui altitudes destas só na região da Estrela praticamente. Não admira que tudo se intensifique por lá, o nosso país é um quase pântano.

Acho que te estás a esquecer do Nordeste que apesar da proximidade de Espanha, também pertence a Portugal!
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Vai para aqui uma azia :lmao: então os nuestros hermanos têm imensas regiões que nos metem num chinelo no que toca nas altitudes, a região de Salamanca muita dela está a 500/1000 m, nos aqui altitudes destas só na região da Estrela praticamente. Não admira que tudo se intensifique por lá, o nosso país é um quase pântano.

Mário,
Off topic:já o dizia esse grande estadista, que dá pelo nome de António Guterres!

Essa é uma importante questão, mesmo aquelas regiões maioritariamente montanhosas, como Trás-os-Montes, nunca excedem os 1200 metros.
Esta região fronteiriça espanhola, é em termos geológicos a continuidade do planalto que começa logo ali na cidade da Guarda. A partir dai e até aos arredores de Madrid, quase nunca baixamos dos 1000 metros. Um caso bem interessante é o de Ávila (1100m), que por esta altura deve lá estar um belíssimo e memorável nevão.

Por aqui o dia foi bastante fraquinho, em termos de chuva e até mesmo a temperatura andou quase sempre bem elevada, para quem quer ver neve.
Finalmente, dizer que eu nunca deposito muitas expectativas nesta tipologia de entrada, dado ser de noroeste, não favorecendo a Covilhã. Dificilmente nevaria mesmo à cota de 800/900 metros aqui deste lado da Serra.
Abraço
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
isto hoje foi uma autentica lotaria!!!
no marao apenas nevou 10 min a cerca de 1100 M nao arrisquei a ir as antenas pois e perigoso mas reparei que muitos carros vinham com neve de resto e como é o meu habito ser pessimista vos digo que muito provavelmente tera sido o 1º e unico evento de inverno digno desse nome! :S

p.s-tenho bastante pena do pessoal de bragança,muito frio pouca precipitaçao vila real chegou a ter uma max de 9ºc as 14h
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Acho que te estás a esquecer do Nordeste que apesar da proximidade de Espanha, também pertence a Portugal!

Não esqueci claro, mas aí é outro país, a falta de neve aí têm a ver com a posição das depressões e a quase ausente precipitação nestas situações, não é tanto pelas temperaturas ou altitude. As frentes aí passam de raspão.

no marao apenas nevou 10 min a cerca de 1100 M

:surprise: :lmao::lmao::lmao:

Não me consegui conter, eu se estivesse lá não sei o que faria, mas acho que só me apeteceria gritar de raiva.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Mario acredita sai por volta das 10 da manha com chuva e 7ºc bom pronuncio cheguei a amarante as 11h com chuva e 7ºc passo alto espinho ao 12h15 com 2 ºc nevoeiro e os carros da policia com os limpa neves a espera do que nunca chegou a acontecer...chego a vila real por volta do 12h30 com 6ºc ceu encoberto saio de vila real 14h45 c 8/9º e chego novamente ao alto espinho com apenas 2ºc decidi subir mais um pouco quem vai para o alto do marao e a 1100 la caiu um aguaceiro de neve deu para alegrar a vistinha!! :D

melhor que nada!!


...o que me esta irritar é o facto de agora estar a chover novamente com apenas 5 ºC e a pensar se agora estivesse la cima.. é que era!!!