Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2013

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por aqui a manha foi de céu encoberto com alguns aguaceiros. nao ha vento e sigo com 8.1ºC
 


Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
Boa tarde , pela serra do Açor nevou durante a noite com alguma acumulação durante a noite a cerca dos 1200 mts mas pela manhã e com alguma chuva grande parte já derreteu.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boa tarde!

Infelizmente a neve não chegou a Bragança, no máximo meia dúzia de flocos durante a madrugada.:(

Por agora céu pouco nublado e 10ºC
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

tarde de céu nublado mas já sem chuva e com a companhia do sol.
temperaturas de hoje:

9.3ºC de máxima
3.9ºC de minima

atuais:

nevoeiro cerrado, sem vento e uns frios 3.3ºC
 

jmac

Cirrus
Registo
13 Jan 2013
Mensagens
8
Local
Vila Nova de Gaia
Serra do Marão 13/01/2013 ás 16:45

marao13012013.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

Ontem e hoje (domingo) por terras serranas da Estrela.;)
Ontem assisti a um bom evento de neve pelas 15h, mesmo em frente à entrada do observatório meteorológico das Penhas Douradas:w00t:
A essa hora estava tudo seco, sem neve visível (apenas no ponto mais alto das Penhas com neve aqui e ali mas diminuta mesmo). Repentinamente a neve começou e rapidamente um manto branco se instalou por lá. O meu carro já deslizou um pouco à saída para a estrada principal e continuei com neve pela estrada nacional cerca de 2 km (+\-) para além do desvio pela estrada florestal para Manteigas. Muito bom mesmo!
Como já imaginava, a cota de neve foi baixando, embora não assistisse a queda na vila de Manteigas.
Hoje pela manhã o cenário era muito agradável, observando neve nas zonas montanhosas adjacentes a Manteigas.
Pelo vale glaciário do Zêzere, avistei os primeiros sinais de neve no solo apenas aos 1000 mts (eram 10.30h), mas a acumulação na verdade começava perto dos 1200 mts de altitude.
O Covão da Ametade estava lindíssimo, luminoso e com acumulação decente, a permitir um belo passeio e brincadeiras mil:D
De seguida desloquei-me às Penhas da Saúde onde almocei junto ao hotel com o mesmo nome, existindo ali ainda alguma acumulação mas que estava a derreter razoavelmente rápido nas estradas e parques de alcatrão. O sol ainda ia brilhando, caindo por minutos "ice pellets" pelas 14h.
Segui rumo à Torre, mas ali o cenário era bravio, muito desagradável com vento muito forte, nevoeiro muito denso e cerca de -1,0ºC (termómetro do veículo), sem precipitação. Parei apenas uns segundos...:(
As vertentes Este da Serra estavam muito agradáveis, com sol por vezes a brilhar, com vento menos intenso e luminoso q.b. Decepcionante foi a vertente Oeste pelo nevoeiro denso, que apenas a cerca de 1 km do Sabugueiro deu lugar a céu muito nublado e sem sol.

igp9544large.jpg

igp9562large.jpg

igp9566large.jpg

igp9595large.jpg

igp9620large.jpg

igp9621large.jpg

igp9723large.jpg

igp9759large.jpg

igp9761large.jpg

igp9777large.jpg

igp9503large.jpg


Tenho um vídeo da queda de neve em frente ao observatório, mas coloco-o depois - tenho de fazer "corte e cose" e não tenho tempo...
Devo ter encontrado gente aqui do fórum por lá. Num Ford fiesta nas Penhas da saúde um termómetro em cima do tablier seria de um entusiasta como nós...
Alguém por lá?:p
Boa noite
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Grandes registos da Estrela e também do Marão:thumbsup:

Aqui por Bragança o frio e a precipitação não coincidiram no espaço no tempo e quando a assim é ficamos a ver navios...