Eu sempre tive uma regra: só colocar a boina portuguesa quando ia para o Norte.
Como ir para o Norte implicava quase sempre passar (e parar

) no Bar21, normalmente era por aí que colocava a boina

(para os que não costumam andar por esses lados, o Bar 21 é um café no IP3, zona de Penacova). Porqie sempre gostei mais do Interior Norte do que do Norte Litoral.
Para mim, Centro é da zona do Oeste/Portalegre até à zona de Anadia/Mortágua/Serra do Açor. Coimbra, Mealhada, Penacova, Anadia, Mira zona centro. Oliveira do Hospital, Seia, Loriga, etc. para mim já é Norte. Não é uma questão de latitude (penso que Anadia até fica a Norte de Unhais da Serra). Talvez uma forma de pensar o país, talvez pelos xistos vs. granitos, não sei, habituei-me a pensar assim.
Bem sei que a zona centro (NUTS II) estende-se até à margem esquerda do Douro. Mas para mim, Lamego, Tarouca, Castro Daire, Resende, Cinfães, Fôz Coa ou a Meda são tão Norte como Vinhais, Macedo, Moncorvo, Baião, Mesão, Braga ou Castro Laboreiro. Para mim,integrar Trancoso e Torres Novas na mesma Região não me faz qualquer sentido e o Planato Beirão é 100% Norte.
Aliás, acho que as NUTS são algo bem ridículo e as antigas Províncias Portuguesas que estudei na primária tinham muito mais sentido. Ainda se lembram deste
mapa?
Dito isto, conheço o país de Norte a Sul, Oeste a Este, Ilhas incluídas (excepto Corvo, Flores e Porto Santo). Não deve haver terra ou aldeia por Portugal onde não tenha, pelo menos, passado. Por isso nunca fui daqueles lisboetas que pensam que Portalegre "é lá para baixo".
A propósito, para mim Portalegre é zona Centro. Serras no Sul, só mesmo o Monchique, o Caldeirão e a Ossa.