Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2023

Portalegre é Alentejo e o clima da região é mais ou menos idêntico ao do resto do Alentejo, bem como questões culturais e identitárias. A outra encosta da serra é que já é mais questionável pois Nisa tem de facto uma relação bem forte com a Beira Baixa e a pronúncia de Marvão está mais próxima da de Castelo Branco que da de Portalegre. :eek:
Verdade, a pronúncia de um habitante de Nisa, Castelo de Vide ou Marvão por exemplo, não tem nada a ver com o sotaque tipicamente alentejano, se tiveres a falar com uma pessoa destas vilas, nem sequer adivinhas que são Alentejanos, mas se tiveres a falar com alguém de Serpa ou Beja, aí esses não enganam.
O meu sotaque também não é tipicamente alentejano.

Eu sempre tive uma regra: só colocar a boina portuguesa quando ia para o Norte.
Como ir para o Norte implicava quase sempre passar (e parar :)) no Bar21, normalmente era por aí que colocava a boina :) (para os que não costumam andar por esses lados, o Bar 21 é um café no IP3, zona de Penacova). Porqie sempre gostei mais do Interior Norte do que do Norte Litoral.

Para mim, Centro é da zona do Oeste/Portalegre até à zona de Anadia/Mortágua/Serra do Açor. Coimbra, Mealhada, Penacova, Anadia, Mira zona centro. Oliveira do Hospital, Seia, Loriga, etc. para mim já é Norte. Não é uma questão de latitude (penso que Anadia até fica a Norte de Unhais da Serra). Talvez uma forma de pensar o país, talvez pelos xistos vs. granitos, não sei, habituei-me a pensar assim.

Bem sei que a zona centro (NUTS II) estende-se até à margem esquerda do Douro. Mas para mim, Lamego, Tarouca, Castro Daire, Resende, Cinfães, Fôz Coa ou a Meda são tão Norte como Vinhais, Macedo, Moncorvo, Baião, Mesão, Braga ou Castro Laboreiro. Para mim,integrar Trancoso e Torres Novas na mesma Região não me faz qualquer sentido e o Planato Beirão é 100% Norte.

Aliás, acho que as NUTS são algo bem ridículo e as antigas Províncias Portuguesas que estudei na primária tinham muito mais sentido. Ainda se lembram deste mapa?

Dito isto, conheço o país de Norte a Sul, Oeste a Este, Ilhas incluídas (excepto Corvo, Flores e Porto Santo). Não deve haver terra ou aldeia por Portugal onde não tenha, pelo menos, passado. Por isso nunca fui daqueles lisboetas que pensam que Portalegre "é lá para baixo". :)

A propósito, para mim Portalegre é zona Centro. Serras no Sul, só mesmo o Monchique, o Caldeirão e a Ossa.

Desde que vivo em Portugal que vivo em Viseu e nunca achei/senti que vivo no norte. Aliás, até me irrita um bocado o pessoal que acha que de Leiria para cima é tudo Norte. Desculpem qualquer coisinha...
Desculpem continuar o off-topic, mas há uma diferença entre divisões administrativas (distritos) e divisões estatísticas (NUTS II).
As divisões em NUTS II é apenas algo que deve ser levado como informativo. Aliás se forem ver o que é considerado "Norte" no mapa da NUTS II, é cerca de 23% de Portugal.

Quanto à divisão norte/centro/sul, depende do sítio e do ensino de cada um. Seja de forma administrativa ou geográfica (rios, serras), vai sempre haver opiniões diferentes.

Desde que vivo em Portugal que vivo em Viseu e nunca achei/senti que vivo no norte. Aliás, até me irrita um bocado o pessoal que acha que de Leiria para cima é tudo Norte. Desculpem qualquer coisinha...
Em Lisboa, se passar o Ribatejo já vai ao Norte :)
Sem brincadeiras, ainda neste final de ano, um amigo que vive em Sesimbra disse que ia passar o Natal ao Norte... (o Norte era Pêro Viseu, ao lado de Fundão).

Em Lisboa, se passar o Ribatejo já vai ao Norte :)
Sem brincadeiras, ainda neste final de ano, um amigo que vive em Sesimbra disse que ia passar o Natal ao Norte... (o Norte era Pêro Viseu, ao lado de Fundão).

Um clássico. Pior só quando num dia de intenso granizo em Lisboa, que deixou tudo pintado de branco, no FB, era só malta de lá a falar da neve! :D

12°C, alguma nebulosidade.
Dia bem ameno hoje, com máxima de 14.2°C.
Vista de Povolide para Noroeste, vale do rio Sátão:
IMG_20230120_173408.jpg

12°C, alguma nebulosidade.
Dia bem ameno hoje, com máxima de 14.2°C.
Vista de Povolide para Noroeste, vale do rio Sátão
Na próxima semana esse vale vai ter umas belas inversões! Especialmente entre Povoação e Remonde.

Dia mais quentinho hoje com uma máxima de 14ºC e uma mínima de 9,7ºC.
1,5mm acumulados. Este mês segue com 194,4mm.

Vai chuviscando neste momento com 10,3ºC.

Hoje está quase quente, com 16.2ºC, temperatura mais alta deste Janeiro :hehe:

Finalmente uma semaninha de tempo frio e seco a caminho, adoro esse estado de tempo.
Previsões para Viseu e algumas capitais do frio do interior.
frio.jpg

6.4ºC, vento fraco a moderado.
Vista para Sul, com as Serras do Açor e Lousã em pano de fundo:
IMG-0223.jpg

Hoje havia geada e até alguma poças congeladas acima dos 600m, mais até que nos vales.
Por aqui mínima relativamente alta, de 2.6ºC.

Última edição: