Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2023

8.8ºC
Nevoeiro e chuvisco, 0.4mm acumulados.

Segundo este mapa, para o concelho de Viseu:
neve.jpg

Neve acima dos 600metros, Mundão, Cavernães, zona do aeródromo, Lordosa, Campo.
Acumulados acima dos 5cm nas aldeias do extremo Norte do concelho a rondar os 700/750m, como Côta, Nogueira, Vila dum Santo, Zonho, e talvez 10cm ou mais no topo da Serra de São Lourenço a quase 900m, já na fronteira com Castro Daire.

Pelo distrito:
35cm para o Montemuro, já não seria mau para lavar as vistas
montemu.jpg

Também parece prever perto deste valor para uma pequena zona no topo da Freita, mas toda a zona a azul que se vê na Freita é na zona pertencente ao distrito de Aveiro.
Neve desde a vila do Caramulo(800m) até acumulados a rondar os 15cm no Caramulinho.
Neve generalizada(ainda que pouca), para todo o planalto do Nordeste do distrito.

E eu, pá? :sad:

8.8ºC
Nevoeiro e chuvisco, 0.4mm acumulados.

Segundo este mapa, para o concelho de Viseu:
neve.jpg

Neve acima dos 600metros, Mundão, Cavernães, zona do aeródromo, Lordosa, Campo.
Acumulados acima dos 5cm nas aldeias do extremo Norte do concelho a rondar os 700/750m, como Côta, Nogueira, Vila dum Santo, Zonho, e talvez 10cm ou mais no topo da Serra de São Lourenço a quase 900m, já na fronteira com Castro Daire.

Pelo distrito:
35cm para o Montemuro, já não seria mau para lavar as vistas
montemu.jpg

Também parece prever perto deste valor para uma pequena zona no topo da Freita, mas toda a zona a azul que se vê na Freita é na zona pertencente ao distrito de Aveiro.
Neve desde a vila do Caramulo(800m) até acumulados a rondar os 15cm no Caramulinho.
Neve generalizada(ainda que pouca), para todo o planalto do Nordeste do distrito.
Suponho que aqui para a zona de Nelas, seja o habitual, ou seja nada :sad:

Há que esperar para ver, se nevar no centro de Viseu também deve nevar em Nelas e mesmo na tua zona, pois apesar do centro de Viseu estar umas dezenas de metros de altitude acima, há sempre uma pequena ilha de calor urbano que torna a cidade artificialmente mais quente.

Eu costumo usar a previsão automática do ipma de Nelas como referência para o centro de Viseu, a de Mangualde como referência para os bairros de maior altitude de Viseu, como onde eu moro, já a previsão de Viseu é para o aeródromo, ou seja acima dos 600m.

Neste momento está assim:
previs.jpg

Acho que Viseu e Nelas são as "últimas" terras do distrito com possibilidade de ver alguma neve, pois ainda têm alguma altitude e interioridade.
Tondela, Carregal do Sal, Vouzela deve ser para esquecer.

Última edição:
Manhã de sol e um pouco de vento.

Muita água no Sabor.
Ver anexo 3967Ver anexo 3968

O vale do Sabor, lá em baixo.
Ver anexo 3969

Esta noite nevou um pouco e deixou alguma neve nas montanhas, coisa rara este "inverno".
Ver anexo 3970

Céu pouco nublado, 7,1ºC, com 5,6ºC de sensação térmica.
Notável a riqueza paisagística transmontana. O vale do Sabor passa de uma região quase eurossiberiana com carvalhal e frio para uma região mediterrânica e algo árida perto da foz.

• Gosto
Reactions: joselamego