Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2023

Administrativamente e em unidade de paisagem, é Centro, não haja duvidas!!
Ha é essa "mania" de dizer que a norte de LVT é tudo "Norte"...mas não...a A1 é a auto estrada do norte para LVT...para mim a A1 é a auto estrada do sul...

Ainda sobre o nevão de ontem. Mais duas fotografias de Várzea da Serra:

323406316_721265779521985_5628904329482550968_n.webp

Capturar.webp

Entretanto a chuva de hoje já derreteu quase tudo...
3,6mm acumulados e 7,6ºC.

É para Cepões, concelho de Viseu.
Administrativamente é centro, mas está bem dentro do terço norte do país :D
cepoes.jpg

Entretanto o chuvisco intensificou-se e o nevoeiro está mais denso.
1.2mm acumulados, com 5.6ºC
Off-tópico: a divisão do país em Norte/Centro/Sul tem que ver também com a distribuição da população, não apenas com a distância geográfica, e como é óbvio o Alentejo é muito menos densamente povoado, puxando o Centro mais mais para Norte

Off-tópico: a divisão do país em Norte/Centro/Sul tem que ver também com a distribuição da população, não apenas com a distância geográfica, e como é óbvio o Alentejo é muito menos densamente povoado, puxando o Centro mais mais para Norte
Sim, eu sei e concordo com a divisão até, e acho que à longitude de Viseu, o Montemuro é a divisão natural entre as Beiras e o Norte.

Continua a chuva fraca, 8.9ºC e 5.6mm acumulados.

eu também sentia o mesmo... Mas eu não suportava viver em Lisboa (apesar de ter a sorte de viver dentro de Lisboa, numa zona nova, com um grande terraço, rodeado pelo terceiro maior parque de Lisboa e a 5 km do meu trabalho). Mas não era suficiente. Agora que saí, percebo os anos de vida que perdi naquela cidade, o trânsito, o stress, os semáforos, a incapacidade de contactar com outros seres humanos. Vivia rodeado de gente mas sem pessoas. Sempre fui um urbano-depressivo

Decidi mudar e pandemia muito ajudou a isso. Só se vive uma vez.

Agora vejo 10 pessoas por dia na aldeia mas cumprimento-as a todas, conheço quase todas e falo com todas...
Vivo a 17 km do meu local de trabalho e demoro menos de um terço do tempo a chegar ao trabalho e tenho a sorte de ir contente e vir contente. Aquela paisagem de carvalhais, soutos, pinhais e a Serra da Estrela ao fundo é muito diferente da paisagem da Av. da República, do Marquês e da Av. da Liberdade...

É como ter filhos. Nunca é a altura indicada, temos sempre de ter estabilidade e algum pé-de-meia e vamos sempre adiando... Agora que sou pai, o único arrependimento é não o ter sido há 10 anos atrás.

Não são decisões fáceis. Mas são decisões que mudam uma vida. E, reitero, só se vive uma vez.
Concordo em absoluto e se fosse mais nova e estivesse noutra situação de vida que não estou presentemente, também faria o mesmo..
È como diz, só se vive uma vez! E essa única vez deveria ser sempre com qualidade de vida!

Aldeia de Queiriga, sul do concelho de Vila Nova de Paiva,
660m de altitude a zona mais afastada da avioneta, 710m a zona mais próxima
326038775-1639113106522791-5793815930681394913-n.jpg

Espectacular como as cotas de neve ficam bem visíveis.

É para Cepões, concelho de Viseu.
Administrativamente é centro, mas está bem dentro do terço norte do país :D
cepoes.jpg
Exacto.
Perto o suficiente do Montesinho, Gerês, Peneda, Marão, Alvão, Freita, Estrela, Açor e Caramulo... Lisboa ficava muito longe e ao preço que está o gasóleo mais valia mudar-me de vez.
:D:D:lmao:

Administrativamente e em unidade de paisagem, é Centro, não haja duvidas!!
Ha é essa "mania" de dizer que a norte de LVT é tudo "Norte"...mas não...a A1 é a auto estrada do norte para LVT...para mim a A1 é a auto estrada do sul...
Eu sempre tive uma regra: só colocar a boina portuguesa quando ia para o Norte.
Como ir para o Norte implicava quase sempre passar (e parar :)) no Bar21, normalmente era por aí que colocava a boina :) (para os que não costumam andar por esses lados, o Bar 21 é um café no IP3, zona de Penacova). Porqie sempre gostei mais do Interior Norte do que do Norte Litoral.

Para mim, Centro é da zona do Oeste/Portalegre até à zona de Anadia/Mortágua/Serra do Açor. Coimbra, Mealhada, Penacova, Anadia, Mira zona centro. Oliveira do Hospital, Seia, Loriga, etc. para mim já é Norte. Não é uma questão de latitude (penso que Anadia até fica a Norte de Unhais da Serra). Talvez uma forma de pensar o país, talvez pelos xistos vs. granitos, não sei, habituei-me a pensar assim.

Bem sei que a zona centro (NUTS II) estende-se até à margem esquerda do Douro. Mas para mim, Lamego, Tarouca, Castro Daire, Resende, Cinfães, Fôz Coa ou a Meda são tão Norte como Vinhais, Macedo, Moncorvo, Baião, Mesão, Braga ou Castro Laboreiro. Para mim,integrar Trancoso e Torres Novas na mesma Região não me faz qualquer sentido e o Planato Beirão é 100% Norte.

Aliás, acho que as NUTS são algo bem ridículo e as antigas Províncias Portuguesas que estudei na primária tinham muito mais sentido. Ainda se lembram deste mapa?

Dito isto, conheço o país de Norte a Sul, Oeste a Este, Ilhas incluídas (excepto Corvo, Flores e Porto Santo). Não deve haver terra ou aldeia por Portugal onde não tenha, pelo menos, passado. Por isso nunca fui daqueles lisboetas que pensam que Portalegre "é lá para baixo". :)

A propósito, para mim Portalegre é zona Centro. Serras no Sul, só mesmo o Monchique, o Caldeirão e a Ossa.

A propósito, para mim Portalegre é zona Centro.
Portalegre é Alentejo e o clima da região é mais ou menos idêntico ao do resto do Alentejo, bem como questões culturais e identitárias. A outra encosta da serra é que já é mais questionável pois Nisa tem de facto uma relação bem forte com a Beira Baixa e a pronúncia de Marvão está mais próxima da de Castelo Branco que da de Portalegre. :eek:

• Gosto
Reactions: StormRic
Portalegre é Alentejo e o clima da região é mais ou menos idêntico ao do resto do Alentejo, bem como questões culturais e identitárias. A outra encosta da serra é que já é mais questionável pois Nisa tem de facto uma relação bem forte com a Beira Baixa e a pronúncia de Marvão está mais próxima da de Castelo Branco que da de Portalegre. :eek:
Eu sei que Portalegre é Alentejo (Alto Alentejo) - por isso disse: para mim - mas nada tem a ver com o resto do Alentejo (o dito Alentejo Interior, o Alentejo Litoral é totalmente diferente). Toda a zona da São Mamede, Portalegre, Castelo de Vide estão muito mais próximos de outras serrarias do Centro do que de Beja ou Serpa.

Já a zona de Idanha ou a zona de Almeirim não é assim tão diferente de Beja, com mais granitos ou mais rio é certo. Quer pelo tipo de paisagem, quer pelo tipo de cultura.

Desde que vivo em Portugal que vivo em Viseu e nunca achei/senti que vivo no norte. Aliás, até me irrita um bocado o pessoal que acha que de Leiria para cima é tudo Norte. Desculpem qualquer coisinha...

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Última edição: