Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2023

céu limpo,não há vento.
0 Graus
Estou a 430 metros altitude

Boas,

Estive agora mesmo a ver a mínima de Pinhel...acho meio estranho os registos tão baixos. Quanto registará o vale do Côa, naqueles troços rochosos ?
Conheço razoavelmente bem Pinhel, pois tenho família por lá, mas acho que nos arredores da cidade não há potencial para tal.
Em tempos interpretei a inversão de Pinhel e vi que recebe ar frio da barragem da vascoveiro, enfim. Desculpem o desabafo.
É possível, Rio de Mel parece-me bem credível, tendo em conta o enquadramenteo geográfico da estação, e até porque meia dúzia de quilómetros ao lado, há Ponte do Abade a registar valores próximos e por vezes até mais baixos.

Em Pinhel não é assim tão óbvio o porquê de ter mínimas tão excepcionais, nem tem uma estação vizinha que se aproxime desse valores.

Última edição:
O vento aqui impediu uma mínima mais baixa, até às 21h30 de ontem a temperatura vinha a cair consideravelmente. Depois de ter atingido os 0°C subiu rapidamente até aos 2°C. A mínima foi atingida perto das 8h00 da manhã: - 1°C

Enviado do meu T770H através do Tapatalk

Hoje fui meter dois auriol dos antigos em diferentes pontos do vale do rio Sátão, ver se aguentam até amanhã, até hoje nunca perdi nenhum. :D
st-evos.jpg

Também procurei os novos auriol aqui num lidl em Viseu, mas não havia...

Hoje a máxima foi de 10.8ºC, por agora 5.7ºC.

Hoje fui meter dois auriol dos antigos em diferentes pontos do vale do rio Sátão, ver se aguentam até amanhã, até hoje nunca perdi nenhum. :D
st-evos.jpg

Tenta no Lidl de Gumirães , hoje tinham lá bastantes ainda.

Enviado do meu T770H através do Tapatalk

st-evos.jpg

Sempre que tenhas possibilidade instala em áreas remotas, completamente selvagens.
Por vezes meia dúzia de casas numa encosta atenuam o poder da inversão.
Os troços de vale onde há mudança de perfil de U para V são promissores, naquela zona de transição a acumulação de ar frio em virtude do estrangulamento orografico é brutal.
É muito interessante estudar e presenciar essas dinâmicas.

Boas,

Foto tirada de manhã cedo por um amigo.

Junto ao rio Vouga, aqui.
Segundo ele a estrada estava praticamente congelada.
Aqui

Nem de propósito, ontem acabei por deixar um sensor também nessa zona, mas o sensor acabou por cair um bocado para baixo do sítio onde o coloquei, mas mesmo assim ficou a uns bons 50/60 cm do solo, teve esta mínima nessas condições:
IMG_20230124_095320.jpg

Mesmo a 1.5m do solo, deve ter caído abaixo dos -7°C tranquilamente.

-4.9°C no vale do rio Sátao, perto de Remonde, na fronteira entre São Pedro de France e Povolide, estes a 1.5m:
IMG_20230124_094933.jpg

Mas foi a minha primeira medições neste vale, ainda tenho de encontrar o sítio perfeito!!

Última edição: