Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2023

Noite sem vento e a temperatura já anda nos negativos: -1.1ºC
Até agora é a mínima mais baixa desde que tenho registo deste ano.
Vamos ver qual será a mínima desta noite.

Registo interessante esse :thumbsup: , não querendo duvidar dele posso questionar se o sensor dessa medição possui algum tipo de proteção/radiation shield?

Última edição:
Aqui está uma forte geada, parece que nevou.

Anexos

• IMG_20230126_074050.webp
    IMG_20230126_074050.webp
    103.5 KB · Visto: 80
0.4ºC, mínima até ao momento por aqui.
Mas houve umas mínimas jeitosas na rede wunderground.
-3.6ºC aqui numa zona mais baixa da freguesia.

Pelo distrito de Viseu
Santa Cruz da Trapa, São Pedro do Sul: -5.4ºC
Britiande, Lamego: -5.4ºC
Paredes Velhas, Vouzela: -4.5ºC

No distrito da Guarda, a mais baixa foi Rio de Mel, Trancoso, com -6.9ºC.

Mínima de -2.6ºC . A entrada de nebulosidade média alta ao fim da madrugada abrandou a descida...

T. atual de -2.3ºC com muita geada

Registo interessante esse :thumbsup: , não querendo duvidar dele posso questionar se o sensor dessa medição possui algum tipo de proteção/radiation shield?
Tem uma proteção caseira que bloqueia os raios solares a SE com um ângulo de proteção de 160°, basicamente a qualquer hora do dia não bate o sol no sensor.
Apesar do termómetro não ser de marca, os valores não têm grande margem de erro comparado com uma estação meteorológica da Bresser de uma pessoa daqui perto.(+- 0.4°C)

Entretanto nesta madrugada a mínima foi de -3ºC e neste momento estão 10.2°C

Última edição:
Tem uma proteção caseira que bloqueia os raios solares a SE com um ângulo de proteção de 160°, basicamente a qualquer hora do dia não bate o sol no sensor.
Apesar do termómetro não ser de marca, os valores não têm grande margem de erro comparado com uma estação meteorológica da Bresser de uma pessoa daqui perto.(+- 0.4°C)

Entretanto nesta madrugada a mínima foi de -3ºC e neste momento estão 10.2°C

Obrigado :D Perguntei não tanto pela preocupação com a radiação diurna nem pela marca do sensor (eu também não tenho sensores propriamente sofisticados), porque essa sem um RS mais robusto é muito complicada de filtrar. Acontece apenas que se a proteção noturna for fraca o sensor acaba por sofrer arrefecimento radiativo e com isso passa a acusar valores mais baixos que o real, tal e qual como as outras superfícies (refiro-me ao mesmo fenómeno que permite formação de geada com temperaturas do ar positivas, ainda que as superfícies onde ela se forme possuam temperatura inferior).

Mínima de -6.8°C no Soutulho.
Nunca desilude, sensor a mais que 1.5m do solo, talvez a 2m, e a uns 150 metros do rio.
IMG_20230126_105839.jpg

Geada já toda derretida nos campos expostos ao Sol
20230126104623_IMG_0278.jpg

Última edição:
Mínima de -6.8°C no Soutulho.
Nunca desilude, sensor a mais que 1.5m do solo, talvez a 2m, e a uns 150 metros do rio.
IMG_20230126_105839.jpg
Eu só gostava que os dois termómetros auriol que tenho batessem certo como esse, nem quando tenho os dois sensores (externo e interno) no mesmo sítio (ou fora ou dentro de casa) a temperatura bate certo.