Mr. Neves
Cumulonimbus
Noite sem vento e a temperatura já anda nos negativos: -1.1ºC
Até agora é a mínima mais baixa desde que tenho registo deste ano.
Vamos ver qual será a mínima desta noite.
Registo interessante esse
Última edição:
Noite sem vento e a temperatura já anda nos negativos: -1.1ºC
Até agora é a mínima mais baixa desde que tenho registo deste ano.
Vamos ver qual será a mínima desta noite.
Tem uma proteção caseira que bloqueia os raios solares a SE com um ângulo de proteção de 160°, basicamente a qualquer hora do dia não bate o sol no sensor.Registo interessante esse, não querendo duvidar dele posso questionar se o sensor dessa medição possui algum tipo de proteção/radiation shield?
Tem uma proteção caseira que bloqueia os raios solares a SE com um ângulo de proteção de 160°, basicamente a qualquer hora do dia não bate o sol no sensor.
Apesar do termómetro não ser de marca, os valores não têm grande margem de erro comparado com uma estação meteorológica da Bresser de uma pessoa daqui perto.(+- 0.4°C)
Entretanto nesta madrugada a mínima foi de -3ºC e neste momento estão 10.2°C
Perguntei não tanto pela preocupação com a radiação diurna nem pela marca do sensor (eu também não tenho sensores propriamente sofisticados), porque essa sem um RS mais robusto é muito complicada de filtrar. Acontece apenas que se a proteção noturna for fraca o sensor acaba por sofrer arrefecimento radiativo e com isso passa a acusar valores mais baixos que o real, tal e qual como as outras superfícies (refiro-me ao mesmo fenómeno que permite formação de geada com temperaturas do ar positivas, ainda que as superfícies onde ela se forme possuam temperatura inferior).Eu só gostava que os dois termómetros auriol que tenho batessem certo como esse, nem quando tenho os dois sensores (externo e interno) no mesmo sítio (ou fora ou dentro de casa) a temperatura bate certo.Mínima de -6.8°C no Soutulho.
Nunca desilude, sensor a mais que 1.5m do solo, talvez a 2m, e a uns 150 metros do rio.
![]()