Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2024

3.2ºC, 0.8mm.
Parece haver neve na webcam da Gralheira.
gral.jpg

Esta madrugada foi bem visível através da animação de radar o efeito de fohn, repare-se como a precipitação se torna enfraquecida à medida que fazia passagem sobre a serra do Caramulo. No fundo os ventos dominantes colidiram com a vertente barlavento, dando origem a um aquecimento adiabático ao longo de toda a vertente sotavento, pautado igualmente por ar mais seco que limita a progressão das nuvens. Este é o fenómeno que de resto contribui sempre em larga medida para que a neve escasseie do lado da vertente sotavento.

E claro... a propósito disto, como seria de esperar o Caramulo acordou sem qualquer neve.

Última edição:
Bom dia,
Como seria de esperar tempo mais frio, em Azinhoso 1.9ºc actuais, que são também a mínima do dia até ao momento. :cold:

Vento fraco de NO/NNO e 95%HR.

Céu muito nublado.

3.2ºC, 0.8mm.
Parece haver neve na webcam da Gralheira.
gral.jpg
Acho que não. Quando entrou o frio faltou a precipitação.
Em Várzea da mínima foi de 2,2ºC. Agora 2,8ºC.

Levantou-se agora bastante vento de NO em Azinhoso, 2.7ºc actuais, sensação térmica bem baixa. :cold:

Algum sol, as nuvens deslocam-se de NO para SE a grande velocidade.

Acho que não. Quando entrou o frio faltou a precipitação.
Em Várzea da mínima foi de 2,2ºC. Agora 2,8ºC.
Pelo menos aos 1200 metros de altitude nevou, mas muito pouco, o efeito é quase de uma geada mais forte...
Eu fui acompanhando as condições pela estação de Várzea da Serra, e a temperatura esteve muito alta até muito tarde, a certa altura estavam 4.5ºC aqui e uns quentes 3.3ºC em Várzea.
Só terá nevado já por volta das 2h ou 3h, quando pouca precipitação restava.

4.8ºC e céu pouco nublado por aqui, 97%hr.
Depois de duas horas de dia em que o sol ainda apareceu, está agora a ficar um nevoeiro relativamente denso, invulgar...

Última edição:
Céu a ficar mais nublado novamente depois de alguns períodos de sol, o nevoeiro foi de pouca dura, 7.5ºC, 82%hr.
Janeiro nos 42.8mm(23% da média mensal).

Estação na aldeia de Rossão(Castro Daire) novamente online, ver se se aguenta estes dias, para dar para seguir as condições no Montemuro aos 1100 metros.
2.7ºC e vento médio a rondar os 25km/h às 12:00, sensação térmica de -2/-4ºC.

Última edição:
Aqui também cai o primeiro aguaceiro em muito tempo, mas já parece estar a terminar, o acumulado nem mexeu,7.7ºC.
Máxima de 8.8ºC.