Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2024

Não podes/consegues disponibilizar dados da tua estação no wunderground por exemplo?

Aqui também está a ficar mais ventoso.
Não consigo não.... O que tenho é um simples pluviómetro da bresser não tem comunicação WLAN ou coisa que pareça. O que tenho depois é um anemómetro e pluviómetro Davis de um projeto que comecei com arduino, mas vi-me obrigado a desistir e estão à venda :unsure: porque exigia quem me ensinasse a trabalhar melhor no assunto e em programação e ninguém teve essa paciência. O código que tenho para os dois sensores já nem está a funcionar muito bem...

Entretanto vi uns flashes atrás do Caramulo

Finalmente alguns aguaceiros moderados a fortes mais consistentes, mas de resto a noite tem deixado um pouco a desejar por enquanto... O vento permanece essencialmente moderado.

Precipitação acumulada: 6.5mm

Por aqui está tudo calmo, só resta o vento com rajadas moderadas.
Trovoada e chuva forte passou tudo ao lado.
Por volta das 23:20 passou aqui por cima uma pequena célula de eco amarelo onde a chuva foi mais intensa:
JYrrQGs.jpg

Vamos ver o que reserva durante a noite.
14.2ºC

66.5 mm no final do dia (Meteoestrela - Covilhã SD)
Hoje já vai com 5.1 mm. Chove bem agora.

Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk
E o acumulado mensal a aproximar-se dos 300 mm, impressionante o que tem chovido por aí desde Sábado!!!...
PS - e o que ainda falta cair dos céus até sexta!!!!....

Célula a descarregar forte na zona de Ródão com alguma trovoada associada. Destacar o clima quente que sente, com 14ºC.
Eco amarelo forte, e há mais algumas células nessa linha a passar:
lZR6I85.png

Dessa trovoada houve duas descargas fortes, uma primeira que terá sido a mais ouvida em Ródão por ter ocorrido mais perto, e outra muito mais potente ainda, mas mais perto de Castelo Branco mas nem por isso menos audível:
3hrbzTE.png

Bom... esta frente fria foi um autêntico fiasco por aqui :facepalm: :facepalm: tendo os modelos falhado redondamente nos valores de precipitação acumulada para o dia de ontem... O vento, também, nada de extraordinário, e só espero reativação mais interessante aquando entrada na biscaia

Veremos o que trazem as próximas frentes oclusas mas parece-me que a montanha vai parir um rato...

Eco amarelo forte, e há mais algumas células nessa linha a passar:
lZR6I85.png

Dessa trovoada houve duas descargas fortes, uma primeira que terá sido a mais ouvida em Ródão por ter ocorrido mais perto, e outra muito mais potente ainda, mas mais perto de Castelo Branco mas nem por isso menos audível:
3hrbzTE.png
Foi mesmo, grato pelo complemento face ao que tinha reportado. Vila Velha de Ródão ficou com problemas elétricos durante 30 minutos sensivelmente.
Algo que destaco é o cheiro que se faz sentir desde o momento da passagem da célula, dos esgotos. Já durante a noite senti o mesmo em Castelo Branco e nada tem haver com o cheiro característico de Ródão da celulose. Este cheiro é o mesmo que aquando Setembro/Outubro, às primeiras chuva/grandes trovoadas após longos períodos com ausência de precipitação. Algo que me deixa surpreso, porque apesar do inverno não estar a ser chuvoso, mas desde o final do Verão até aqui já tem chovido pela região.
Por agora tudo calmo.

Última edição:
Por aqui estão a abater-se os aguaceiros mais interessantes de todo o evento até agora e acompanhados de rajadas por vezes fortes... rain rate nos 5.25mm/h