Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Já caíram uns flocos pequenos aqui em Azinhoso há pouco, foi de curta duração.

Sigo com 1.2ºc.

Última edição:
Boa noite.

Reporto do Litoral Norte mas com conhecimento de causa do Interior Norte e Centro...:D
Estive em Bragança, onde o meu filho está a estudar no IPB.
Pelas 15.30h-16h vi a cair aquilo que me parecia graupel na zona industrial (junto dos centros comerciais). Liguei ao meu filho que estava na casa junto ao IPB e também ali estava a cair na mesma altura.
A temperatura do carro rondava os 5ºC.
Vai chuviscando com 5,0ºC. Por estranho que pareça também já caiu algum sleet (pequenas partículas de gelo).
Entretanto entre as 17.30h e as 18h meti-me à estrada, e ao chegar ao alto de Rossas, na A4, começou a cair um misto de graupel\sleet, passando a chuva fraca já a descer para Macedo de Cavaleiros.
JÁ na zona de Macedo, na zona onde a A4 está mais alta começou a cair o mesmo e passou por momentos a nevar flocos finos - como ia a 110 km\h (dentro da lei, obviamente!:rolleyes:, não sei se demorou ou não por lá.
A temperatura naquelas zonas rondava os 2 a 3ºC.
Depois comecei a descer até à zona de Mirandela e passou a chuva fraca, e a temperatura foi subindo até aos 9ºC.
A partir da zona de Murça não tive mais chuva e a temperatura estabilizou nos 5-9ºC até Vila Real\Túnel do Marão.

Em resumo, Bragança estava fria, não tanto pela temperatura (5-6ºC) mas mais pelo vento de leste que se fazia sentir.

Por aqui, 4ºC neste momento, com uma descida muito lenta da temperatura por causa da nebulosidade

Bom dia. Por aqui, sigo neste momento com -0.4°C (mínima de -0.7°C), depois de o céu ter ficado limpo a meio da noite. Destaque para o ponto de orvalho, que devido á humidade mais baixa, é de -5°C.

Boa noite.

Reporto do Litoral Norte mas com conhecimento de causa do Interior Norte e Centro...:D
Estive em Bragança, onde o meu filho está a estudar no IPB.
Pelas 15.30h-16h vi a cair aquilo que me parecia graupel na zona industrial (junto dos centros comerciais). Liguei ao meu filho que estava na casa junto ao IPB e também ali estava a cair na mesma altura.
A temperatura do carro rondava os 5ºC.

Entretanto entre as 17.30h e as 18h meti-me à estrada, e ao chegar ao alto de Rossas, na A4, começou a cair um misto de graupel\sleet, passando a chuva fraca já a descer para Macedo de Cavaleiros.
JÁ na zona de Macedo, na zona onde a A4 está mais alta começou a cair o mesmo e passou por momentos a nevar flocos finos - como ia a 110 km\h (dentro da lei, obviamente!:rolleyes:, não sei se demorou ou não por lá.
A temperatura naquelas zonas rondava os 2 a 3ºC.
Depois comecei a descer até à zona de Mirandela e passou a chuva fraca, e a temperatura foi subindo até aos 9ºC.
A partir da zona de Murça não tive mais chuva e a temperatura estabilizou nos 5-9ºC até Vila Real\Túnel do Marão.

Em resumo, Bragança estava fria, não tanto pela temperatura (5-6ºC) mas mais pelo vento de leste que se fazia sentir.

Referia-me a sleet, mas na versão americana. Ainda consegui "apanhar" algumas partículas e eram muto pequenas (1/2mm), translúcidas e ressaltavam. Eram ainda mais pequenas que as do dia 1 de janeiro.

Esta manhã geou um pouco e tive a mínima mais baixa da temporada, no meu sensor, -4,5ºC. Por agora -4,0ºC.

Mínima de -0,2°C, é raro ter negativas por cá. Zero sinais de geada ainda assim, devido ao vento que se fez sentir a noite toda, que também preveniu a ocorrência de grandes inversões.
No Montemuro, a Talhada(num alto) desceu aos -5.7°C e o Cotelo em zona de inversão ficou-se pelos -6.1°C.

Última edição:
Bom dia,
Em Azinhoso mínima de - 4.1ºc. :cold:

Neste momento muito sol, céu limpo, vento fraco de NE e -2.8ºc.

Praticamente nenhuma geada por falta de humidade e algum vento durante a madrugada, mas tudo que tenha água como poças da chuva e outras superfícies estão congeladas e assim deverão ficar durante o dia, em especial as que estiverem à sombra.

7jXxLic.png

AFhjyUh.png

Última edição:

Summary
January 5, 2026

HighLowAverage
Temperature6.8 °C-0.3 °C3.9 °C
Dew Point5.0 °C-1.2 °C1.3 °C
Humidity96 %62 %84 %
Precipitation0.00 mm -- --
HighLowAverage
Wind Speed13.7 km/h0.0 km/h1.4 km/h
Wind Gust16.6 km/h--2.1 km/h
Wind Direction -- -- WNW
Pressure1,013.61 hPa1,007.92 hPa --

Máxima de 3.8ºc em Azinhoso.

Agora 0.6ºc, vento fraco ou nulo e 68%HR.

Junto ao rio Vouga a norte de Viseu

20260105_192437.webp
1767641279655.webp

Zoom da zona junto ao Vouga à esquerda, temperaturas mais baixas nas zonas de ribeiros, como se pode ver, vista geral da viagem à direita. Das 18h45 às 19h45 +/-.
Bolinha a vermelho onde apanhei os -3.5ºC com a sonda, por volta da 19h15.
zoom.webp

Junto ao rio Paiva a nordeste de Vila Nova de Paiva já segue entre os -6/-7°C.

Hoje por Monteiras, Castro Daire
1000053049.webp
1000053050.webp

Última edição: