Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2010



João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
haha e agora chegou aos 44.1ºC, deve estar ali uma coisa um pouco mal montada.

Edit: nos últimos 10min desceu 6ºC:huh::huh::confused::confused:

Perguntei-te se houve uma direcção de vento, quando postas o Edit! ;)


isso ajudaria a explicar as grandes variações térmicas num curto espaço de tempo mas não explica o valor de temperatura máxima atingido

Se essa rajada de vento vier de uma zona mais quente, é natural que atinja um pico, e depois volte a descer.
Mas como não sei as condições dessa estação, nem vi os históricos de temperatura, dados ou mesmo direcção e intensidade do vento. Perguntei-vos, visto que estavam a guiarem-se por ela.
 

tiaguh7

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
165
Local
Porto/Bragança
Mas como não sei as condições dessa estação, nem vi os históricos de temperatura, dados ou mesmo direcção e intensidade do vento. Perguntei-vos, visto que estavam a guiarem-se por ela.

estive a analisar o histórico da temperatura e da direcção do vento na ultima hora e sinceramente fiquei com a ideia que a direcção do vento em nada influenciou os valores de temperatura.
mas alguém mais experiente do que eu que me corrija se estiver errado
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas
ontem nao pude ca vir ao forum, mas ca deixo os valores da temperatura de ontem com uma minima de 22.2ºC e uma maxima de 35.9ºC

hoje foi semelhnte ao dia de ontem, com uma minima de 24.8ºC e uma maxima de 36.2ºC...

actualmente estao 34.7ºC com ceu limpo e sem vento
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Céu limpo e vento fraco.

Actuais 33.6ºC e 21%HR.


----------------------
Problema do anemómetro resolvido, sendo assim, de regresso às temperatura inflacionadas.:lol:
 

cm3pt

Cumulus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
257
Local
Vila Real (Pombal nas ferias)
eles bem mostraram na imagem o termómetro da farmacia a apontar para 50.0ºC :lol:

Bem, segundo o IM a temperatura em Mirandela as 16h de hoje era de 37.9ºC. Mesmo assim é a estação com temperatura mais alta de toda a região de Tras-os-montes. Agora essa do termometro dos 50ºC:D:D. Parece eu quando era miudo e tinha um daqueles termometros de mercurio com a Torre Eiffel (em Junho de 1981). Punha o termometro ao sol e dizia que estavam 50ºC ou 52ºC. Qual o meu espanto e decepção quando vi no então Boletim Metereologico que "só" tinham estado 39ºC.:huh::(:(:(
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu na última vez que tive a infeliz ideia de pôr um termómetro ao sol, literalmente arrebentei com a escala ( no máximo tinha 56ºc) e estraguei o termómetro... :lmao:
Daí que num dia bem quente, meter um ao sol, normalmente dá valores muito maiores que 44ºc ou até 50ºc.
Quem diz: « ah vê lá se isso não tava ao sol», só por estar uma temperatura acima do esperado, devia entender que ao sol, não se chega «só» a uns 45ºc, numa fase assim quente como esta...
Tirando os casos em que os dados até podem ser verdadeiros, normalmente deve-se à deficiente protecção do sensor, localização inadequada, etc...
Mas esta é apenas a percepção pessoal que tenho.:)
Vamos aguardar por mais informações sobre a estação do Aeródromo de Mirandela, então.

PS: Desculpem o offtopic.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Já um ambiente mais agradável, apesar de a temperatura ter subido ligeiramente.

Actuais 34.1ºC e 25%HR.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Já um ambiente mais agradável, apesar de a temperatura ter subido ligeiramente.

Actuais 24.1ºC e 25%HR.

Foi apenas um lapso do Pedro! Qualquer um de nós se pode enganar. :)

O Pedro refere que subiu ligeiramente, ora, se estavam antes 33.6C às 18h (IM), então deveria ler-se não 24.1 mas 34.1C.
Não tem nada que enganar! :) mistério resolvido!
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Foi apenas um lapso do Pedro! Qualquer um de nós se pode enganar. :)

O Pedro refere que subiu ligeiramente, ora, se estavam antes 33.6C às 18h (IM), então deveria ler-se não 24.1 mas 34.1C.
Não tem nada que enganar! :) mistério resolvido!

Já agora só para que não haja duvidas as "18h (IM)" são 18h utc o que corresponde ás 19h hora de Portugal continental o que corrobora a tua teoria, e ainda referir que Viseu não é propriamente pequeno e as temperaturas podem variar se bem que provavelmente foi lapso do Pedro.:thumbsup: