Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2010

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
por estes lados, ja aliviou bastante, com alguma brisa a mistura,
estou com 31.4ºC
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Céu limpo e 29,4ºC.


Extremos de hoje:

18,8ºC / 33,2ºC
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Sim, foi lapso meu, peço desculpa pela exaltação, mas não é a primeira nem a única pessoa que me faz o que aconteceu.

Actuais 28.1ºC e 42%HR.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Como é que vou conseguir dormir com este calor? À 1h da manhã ainda com 30C!

Neste momento ainda tenho 31C dentro de casa, mesmo com tudo aberto, acho que vou dormir para a varanda virada a este, corre mais o ar.. :)
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Re: Seguimento Sul - Julho 2010

Protecção Civil - Medidas de autoprotecção - Trovoadas

674banner_PC_Trovoadas.jpg

Use sempre a regra dos 30 segundos para determinar o grau de ameaça dos relâmpagos. Esta regra é simples e consiste em contar os segundos entre a visão do relâmpago e a audição do seu som (trovão). Caso este valor seja menor que 30 segundos procure abrigo imediatamente e siga os passos abaixo indicados: isto significa que a trovoada encontra-se perto o suficiente para atingir o local onde se encontra.

Durante a trovoada:

- Mantenha-se em casa e afastado das janelas – feche as cortinas e persianas para evitar o arremesso de estilhaços;
- Desligue a televisão, computador e outros aparelhos eléctricos – pode, no entanto, manter a luz ligada uma vez que isso não aumenta a probabilidade da sua casa ser atingida por um relâmpago;
- Evite tomar banho ou deixar água a correr para qualquer outro propósito;
- Se se encontra na rua longe de edifícios, desloque-se para dentro de um carro, não descapotável, e evite o contacto com o metal;
- Evite o uso de telefones, a não ser em caso de emergência;
- Nunca se abrigue debaixo de objectos vulneráveis tal como uma árvore alta, numa área isolada;
- Não permaneça no topo de uma colina, em campo aberto, ou na praia;
- Afaste-se da água: não pesque e não ande em barcos pequenos;
- Afaste-se dos objectos de metal e retire qualquer peça de metal que traga consigo - os metais são grandes condutores de electricidade;
- Afaste-se de tractores ou de outro equipamento metálico tais como motas ou bicicletas;
- Afaste-se de redes e tubos metálicos, de linhas ferroviárias ou de qualquer outro curso metálico que possa conduzir a descarga eléctrica desde uma distância considerável;
- Evite abrigar-se em cabanas isoladas ou em qualquer outra pequena estrutura em campo aberto;
- Se se encontra numa área florestal procure abrigo numa zona de baixa altitude debaixo de um conjunto denso de arbustos;
- Se se encontra em campo aberto, procure abrigo numa área de baixa altitude tal como uma ravina ou um vale - nunca se deite sobre campo aberto;

Nunca permaneça debaixo de uma árvore alta e isolada. A maior parte das vítimas das trovoadas são atingidas quando procuram abrigo debaixo de uma árvore. Verifique que não se encontra à maior altitude na área envolvente. Desça até ao ponto mais baixo possível e afaste-se de objectos altos e vulneráveis. Se o raio atinge qualquer um desses objectos pode apanhar o choque da descarga eléctrica através do solo.

Primeiros Socorros:

- Se uma pessoa é atingida por um relâmpago não significa que transporte qualquer carga eléctrica e, como tal, pode ser tocada. Terá sofrido um violento choque eléctrico e apresentará algumas queimaduras;
- Muitas vítimas aparentemente “mortas” por relâmpagos podem ser reanimadas se a acção de socorro for rápida. Quando um grupo é atingido devem-se socorrer primeiro aqueles que aparentemente perderam a vida; os indivíduos inconscientes, mas a respirar, provavelmente sobreviverão;
- A acção de socorro àqueles que não respiram deve ser feita até 4-6 minutos após o choque de modo a prevenir danos irreversíveis no cérebro. Deve ser administrada respiração boca-a-boca uma vez em cada 5 segundos nos adultos e em cada 3 segundos nas crianças:
- Se a vítima não respira e não tem pulso deve ser-lhe administrada a Reanimação Cárdio-Pulmonar (RCP). Esta manobra resulta de uma combinação entre a respiração boca-a-boca e compressões cardíacas externas e deve ser feita, se possível, por pessoas qualificadas para o efeito;
- Verifique se a vítima tem queimaduras nas suas extremidades e à volta de zonas em contacto com metal.


Fonte: Município da Marinha Grande
 

tiaguh7

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
165
Local
Porto/Bragança
30segundos?? ás vezes nem 10 e eu só quero é sair cá para fora para a ver e ouvir melhor:D:D

Ora bem, o céu encontra-se parcialmente encoberto por nuvens altas e ao contrário de dias anteriores, o vento é quase uma nulidade.

De resto pensei que a esta hora já estivesse mais calor, portanto ou muito me engano ou não vamos atingir uma máxima exageradamente alta como eu previa, mas esperemos para ver.
 

tiaguh7

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
165
Local
Porto/Bragança
pah, se calhar enganei-me e com a evolução que isto leva, a temperatura é mesmo provável que chegue aos 40ºC, a ver vamos
segundo o I.M. 32.6ºC ás 10h(UTC)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Céu muito esquisito, nublado por nuvens altas, médias e baixas, em especial a Este e Sul, que têm um ar medonho.

Mínima de 22.5ºC.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Depois de uma manhã sem qualquer suspiro de vento, levantou-se agora um vento fraco a moderado, constante mas soprando em regime de rajadas, vendo de SW/W.

edit:(14:42h) - Vento nulo e céu escuro a Este:

 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Hoje é o dia mais quente do ano, na minha estação tenho 31,9ºC mas na estação do IPB já estão 34,7ºC. O céu mantém-se limpo por agora.

Mínima de 19,7ºC.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Já cairam 3 ou 4 pingos à hora do almoço (13h).. Nada mais!

Esta mudança é bem vinda, já deu para refrescar um pouco o ambiente e a casa.

Será que virá hoje alguma trovoada?