Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2014

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Derrocadas e inundações no Pinhão. Trabalhos de limpeza ainda decorriam na manhã de sexta-feira.


A queda de chuva forte, ao final da tarde de quinta-feira, provocou derrocadas em estradas e inundações em algumas habitações do Pinhão, Alijó, contabilizando-se "prejuízos avultados", informou esta sexta feira a Proteção Civil Municipal.

Os trabalhos de limpeza ainda decorrem esta manhã, disse José Carlos Rebelo, comandante municipal da Proteção Civil.
"Foi durante cerca de 10 a 15 minutos um dilúvio de água. Muita água em pouco tempo fez com que viesse tudo desembocar na zona baixa da vila do Pinhão", explicou.
O mau tempo provocou, segundo este responsável, derrocadas nalgumas estradas, com mais intensidade na via que liga Favaios, Vale de Mendiz e o Pinhão, bem como a queda de muros.
"Houve ainda várias casas inundadas e prejuízos avultadíssimos" em habitações e no espaço público, acrescentou. De acordo com José Carlos Rebelo, "nas duas casas mais afetadas a água chegava à cintura". O responsável acrescentou que, além dos danos no chão das habitações, contabilizam-se ainda estragos no mobiliário e eletrodomésticos.

A vila está localizada na margem do rio Douro, onde desagua também o rio Pinhão. Do outro lado do rio Pinhão, já no concelho de Sabrosa, um desabamento de terras e de pedras, que caíram de uma encosta de cerca de 80 a 100 metros, soterrou um automóvel que estava estacionado junto à estrada.
O comandante adiantou que, logo após o mau tempo, dezenas de elementos dos bombeiros, dos serviços municipalizados e das Estradas de Portugal (EP) iniciaram as operações de desobstrução e limpeza das estradas e ajudaram os moradores a limpar as suas habitações.

José Carlos Rebelo afirmou que as operações de limpeza prosseguem esta manhã envolvendo os moradores e os meios da Proteção Civil.
"Esta sexta-feira de manhã vamos dar mais uma volta para tentar perceber exatamente a dimensão dos estragos e até onde se pode ajudar as pessoas", acrescentou.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/derrocadas-e-inundacoes-no-pinhao

Imagem de radar ontem às 18h UTC

a3keZgK.jpg
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Bom dia!

Em Bragança temos céu praticamente limpo e cerca de 22/23ºC nas estações da cidade.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Por parte da comunicação social continua a saga das "trombas de água" sempre que chove forte......:huh::confused:

Tromba de água inundou casas e provocou derrocadas no Pinhão

Publicado às 13.28
SANDRA BORGES

A chuva intensa que caiu, quinta-feira, por volta das 18 horas, inundou a vila do Pinhão, Alijó. Uma habitação chegou mesmo a ser atravessada pela força das águas, tendo ficado o recheio da casa completamente destruído.

ng3430543.JPG


foto SANDRA BORGES / JN

"Há estragos bastante significativos, em especial numa habitação cujo recheio ficou completamente destruído e com danos avultados ao nível da infraestrutura", afirmou o vice-presidente da Câmara, José Paredes. A chuva intensa provocou ainda danos consideráveis ao nível de infraestruturas públicas, sobretudo muros de suporte que desabaram, e o saneamento na zona baixa do Pinhão ficou obstruído.

António Pinto, proprietário da casa mais afetada, perdeu todo o recheio da casa. "Mobília, roupa, perdi tudo. Está tudo cheio de água e lama. Nem a roupa que trago agora é minha", revelou. O pior não aconteceu porque não estava ninguém em casa à hora do "dilúvio".

Esta manhã, o cenário era de limpeza e de contabilização de estragos. José Paredes adiantou que "ainda é prematuro apontar valores ao nível dos estragos". Segundo o comandante da Proteção Civil, José Rebelo, os estragos afetaram sobretudo a rua principal do Pinhão, junto à Estação Ferroviária, que ficou "cheia de entulho e lama".

A estrada nacional entre Favaios e Pinhão foi também afetada pelo desabamento de taludes e deslizamento de terras, mas a circulação já foi normalizada. Ao nível das culturas verificam-se estragos na freguesia vizinha de Castedo.

http://www.jn.pt/paginainicial/pais...ho=Alij%F3&Option=Interior&content_id=4008722
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por Gouveia o dia foi de céu nublado com vento fraco da parte da tarde.
atualmente está tudo calmo, sem vento e sigo com 17.7ºC

extremos: 16.3ºC minima \ 25.5ºC maxima
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por Gouveia o dia foi de céu pouco nublado tornando-se muito nublado ao longo da tarde.
o vento soprou fraco durante tido o dia.
atualmente o vento está fraco céu muito nublado e sigo com 18.6ºC

extremos: 15.3ºC maxima \ 24.9ºC maxima