Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2015

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Aqui vai a foto da Lua escondida na nebulosidade. É muito díficil tirar fotos à noite, com nebulosidade ainda mais díficil. Tentei várias aberturas e exposições da câmara mas não consegui grandes fotos (o problema deve ser eu). A melhor foi mesmo esta, e um tripé também ajudava se tivesse.

Lua muito brilhante, é normal aparecer apenas como um ponto branco. Gostava que os meus olhos tirassem fotos :) Alguém me pode dar dicas de como tirar fotos à noite com nebulosidade e com a Lua? (envie-me mensagem ou links) Agradecia.

Por enquanto aqui devem estar uns 18ºC, vento nulo e casa parece uma estufa. Nebulosidade a Sul a sair toda, quase que tenho céu limpo. A Norte continua tudo cerrado.

9bmZxMt.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Miguel96


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,293
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Se hoje está assim, quero ver amanhã

Penso que isto é o principal da actividade que era esperada, distribuída pelos dois dias, continuará por esta noite, veio foi mais cedo.

O aglomerado de descargas em torno de Mirandela, principalmente, é impressionante. Em toda a região nordeste e além fronteira, chegou às 500 em 15 minutos, é mais do que uma a cada 2 segundos, algures em toda a área.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,293
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
http://www.lightningmaps.org/realtime

Bem nunca vi nada assim. Que coisa medonha! Calhou a sorte grande ao pessoal do nordeste

Nessa página é possível ver que já passou por Mirandela. O arco de células alarga-se de norte a sul, para Leste. Principal aglomerado dirige-se para Vinhais e Bragança.

Frequência global das descargas está a diminuir.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,293
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A sinfonia de trovões à volta de Macedo de Cavaleiros nesta altura deve ser impressionante. Continua a aproximar-se de Bragança.

A animação de satélite mostra a bigorna do aglomerado em expansão muito rápida, cobre até para lá da fronteira a norte.

Na actualização das 00:45 não há novas deflagrações de incêndios rurais nesta zona reportadas desde a meia-noite, apesar de toda a intensa actividade eléctrica.
http://www.prociv.pt/cnos/HAI/Julho/Incêndios Rurais - Histórico do Dia 31JUL.pdf
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000